Como os senhores — aqueles que fizeram o Enem ou algum outro vestibular — estudaram pra prova? Fizeram cursinho? Se não, quais metodologias de estudo vocês aplicavam?
Wick escreveu:Stoodi. Vale a pena, é conciso e infinitamente superior ao Descomplica que achei extremamente prolixo, com muitas coisas desnecessárias e uma correção de redação pífia. Tive contato com esses dois cursos online (Stoodi e Descomplica).
ShinobinoKami escreveu:Eu tentei vários matériais (livro físico, digital, video aula, etc) e metodos de estudos (Feynman, dividir para conquistar, pomodoro, etc) até perceber que nada disso importava, pelo menos não para mim, o que importava era o ambiente, quando eu comecei a estudar na biblioteca e removi todas as distrações do meu quarto meu estudo começou a fluir, então eu consegui estudar decentemente Matématica, Física, Quimica e Biologia por uns 4 meses. Minha pontuação no ENEM foi:
Rin escreveu:Wick escreveu:Stoodi. Vale a pena, é conciso e infinitamente superior ao Descomplica que achei extremamente prolixo, com muitas coisas desnecessárias e uma correção de redação pífia. Tive contato com esses dois cursos online (Stoodi e Descomplica).
Descomplica sempre tem um péssimo feedback mesmo.ShinobinoKami escreveu:Eu tentei vários matériais (livro físico, digital, video aula, etc) e metodos de estudos (Feynman, dividir para conquistar, pomodoro, etc) até perceber que nada disso importava, pelo menos não para mim, o que importava era o ambiente, quando eu comecei a estudar na biblioteca e removi todas as distrações do meu quarto meu estudo começou a fluir, então eu consegui estudar decentemente Matématica, Física, Quimica e Biologia por uns 4 meses. Minha pontuação no ENEM foi:
Você considera que um cursinho é imprescindível pra se ter uma nota boa no Enem, ou você acha que é plausível, por exemplo, passar em medicina, apenas estudando sozinho e fazendo uma organização própria? Óbvio, coloque isso num contexto de alguém que não possui base nenhuma escolar, isto é, alguém advindo de colégios públicos.
Basicamente, eu pesquisei na internet os melhores livros didáticos pra vestibular e cheguei nestes:
Matemática: Gelson Iezzi
Química: Ricardo Feltre
Física: Helou, Gualter e Newton
Geografia: Eustáquio de Sene
História: Cláudio Vicentino
Biologia: Martha
Também baixei apostilas de um pré-vestibular famoso (Bernoulli) e uma lista de exercícios gratuita do Hexag de cada matéria. De todos, o único que eu percebi que é bem merda mesmo é o de geografia, daí acabei preferindo usar a apostila da Bernoulli mesmo.
Quanto aos métodos de estudo:
1) Eu leio o meu material.
2) Faço os exercícios.
3) Anoto digitalmente tudo o que eu aprendi, focando nos pontos principais que foram vistos nos exercícios (por isso faço eles antes do resumo);
4) Escrevo perguntas sobre os principais pontos pra mim fazer uma revisão ativa depois, e tiro uma print dos os exercícios que eu achei vitais e colo no resumo também.
5) Faço uma revisão espaçada (respondendo as perguntas previamente feitas e depois lendo a minha anotação de maneira bem rápida) dentro dos seguintes intervalos (1 dia, 7 dias, 15 dias, 30 dias, 60 dias, 120 dias) pra cada matéria
Em termos metodológicos, acredito que não dá pra ser mais eficiente, mas por vezes me questiono se estou perdendo aprofundamento e tempo tentando estudar completamente sozinho, sem recorrer a um professor e um apoio fornecido por um pré-vestibular bom.
Gutozika Hyuga escreveu:2h de estudo por dia com essa tua metodologia tu passa facin, mas tem que ter constância.
Rin escreveu:ShinobinoKami escreveu:Eu tentei vários matériais (livro físico, digital, video aula, etc) e metodos de estudos (Feynman, dividir para conquistar, pomodoro, etc) até perceber que nada disso importava, pelo menos não para mim, o que importava era o ambiente, quando eu comecei a estudar na biblioteca e removi todas as distrações do meu quarto meu estudo começou a fluir, então eu consegui estudar decentemente Matématica, Física, Quimica e Biologia por uns 4 meses. Minha pontuação no ENEM foi:
Você considera que um cursinho é imprescindível pra se ter uma nota boa no Enem, ou você acha que é plausível, por exemplo, passar em medicina, apenas estudando sozinho e fazendo uma organização própria? Óbvio, coloque isso num contexto de alguém que não possui base nenhuma escolar, isto é, alguém advindo de colégios públicos.
Basicamente, eu pesquisei na internet os melhores livros didáticos pra vestibular e cheguei nestes:
Matemática: Gelson Iezzi
Química: Ricardo Feltre
Física: Helou, Gualter e Newton
Geografia: Eustáquio de Sene
História: Cláudio Vicentino
Biologia: Martha
Também baixei apostilas de um pré-vestibular famoso (Bernoulli) e uma lista de exercícios gratuita do Hexag de cada matéria. De todos, o único que eu percebi que é bem merda mesmo é o de geografia, daí acabei preferindo usar a apostila da Bernoulli mesmo.
Quanto aos métodos de estudo:
1) Eu leio o meu material.
2) Faço os exercícios.
3) Anoto digitalmente tudo o que eu aprendi, focando nos pontos principais que foram vistos nos exercícios (por isso faço eles antes do resumo);
4) Escrevo perguntas sobre os principais pontos pra mim fazer uma revisão ativa depois.
5) Faço uma revisão espaçada (respondendo as perguntas previamente feitas e depois lendo a minha anotação de maneira bem rápida) dentro dos seguintes intervalos (1 dia, 7 dias, 15 dias, 30 dias, 60 dias, 120 dias) pra cada matéria
Em termos metodológicos, acredito que não dá pra ser mais eficiente, mas por vezes me questiono se estou perdendo aprofundamento e tempo tentando estudar completamente sozinho, sem recorrer a um professor e um apoio fornecido por um pré-vestibular bom.