Rank D:Mokuton: Kōgute [Suplementar]
O usuário manipula o Mokuton através de suas mãos para criar pequenas ferramentas suplementares de madeira. Chaves que se encaixam em alguma fechadura, um apito para fazer sinalização sonora são alguns dos exemplos.
Rank C:Mokuton: Henge [Suplementar]
O usuário molda madeira para envolver seu corpo e usa chakra para mudar a aparência desse invólucro. Também pode mudar a voz do usuário. Depois de ativado, pode ser mantido por tempo ilimitado sem custo de chakra.
Mokuton: Shichuuka no Jutsu [Suplementar]
O usuário cria uma casa completa feita de madeira.
Mokuton: Sōmoku Kekkai [Defensivo - Curto Alcance]
O usuário cria uma parede de galhos entrelaçados a partir do chão. A parede cobre toda a extensão do curto alcance. Capaz de bloquear danos de Ranks inferiores e eficácia julgada pelo narrador para danos do mesmo Rank. Vantagem de Iniciativa +10.
Mokuton: Ryokushoku no Jutsu [Ofensivo - Curto Alcance - Varredura parcial]
O usuário estimula o nascimento de galhos a partir de seu braço, que germinam de forma desordenada. O resultado é um movimento ofensivo que varre parcialmente o curto alcance.
Rank B:
Moku Bunshin [Suplementar]
Requer habilidade Bunshinjutsu. O usuário cria clones corpóreos com base em células do usuário alimentadas por chakra Mokuton. Em potência normal, cria um clone, em atla, cria 2. Esses clones possuem consciência própria, funcionando de forma autonoma. Não possuem limite de distância em relação ao oiriginal e podem usar qualquer jutsu de seu arsenal. Como propriedade especial, permitem transmissão de pensamento entre original e clones durante o uso. Não se trata de sensoriamento compartilhado em tempo real, é mais um processo de envio de informações feito pontualmente.
Mokuton: Mokujōheki [Defensivo - Curto Alcance - Abrangência total]
O usuário cria uma robusta cúpula de madeira para se defender. Bloqueia qualquer jutsu de Rank inferior e tem sua eficácia contra jutsus de mesmo Rank julgada pelo narrador. Vantagem de iniciativa +10.
Mokuton: Shichūrō no Jutsu [Ofensivo/Suplementar - Médio Alcance - Abrangência Focal]
O usuáio faz uma árvore germinar a partir do solo, crescendo para cima de um alvo. Os galhos da copa dessa árvore são manipulados para criar uma cela de aprisionamento.
Mokuton: Daijurin no Jutsu [Ofensivo/Suplementar - Longo alcance - Abrangencia linear]
O usuário estimula o crescimento de galhos de mokuton a partir do seu braço, os esticando até chegar no alvo. Sua trajetória pode ser variada em curso pelo usuário. Os galhos podem ser usados para causar dano ou para alguma função suplementar como restrição.
Mokuton: Mokusatsu Shibari no Jutsu [Suplementar - Longo Alcance - Abrangência Linear (múltipla)]
Cria galhos pelo mesmo mecanismo do Daijurin. No entanto, o usuário abre mão das capacidades ofensivas para ampliar seu potencial de restrição. Os galhos são numerosos o suficiente para tentar restringir uma invocação de grande porte ou para restringir múltiplos alvos em escala humana de uma vez.
Mokuton: Jubaku Eisō [Suplementar - Médio Alcance - Abrangência focal]
O usuário cria diversos ganhos conectados a partir do solo, procurando envolver um alvo. Caso tenha sucesso, os galhos ser retraem para o subsolo, prendendo o oponente. Pode servir de recipiente para aplicação de uma Fuin Fuda ou, caso o usuário possua a habilidade Fuinjustu, pode ser selado de forma autonoma. Desvantagem de iniciativa -20.
Sōshinki [Suplementar]
Requer Mokuton Bunshin na ficha. O usuário aplica um mecanismo similar ao do Mokuton Bunshin para criar sementes carregando suas células. Estas emitem um leve sinal que entra em ressonância com o usuário, permitindo que este rastreie a posição de cada semente em até 10 quilômetros de distância. Essa ressonância exige concentração total do usuário, sendo inviável para sensoriamento em combate. No entanto, é uma excelente ferramenta para rastreamento de alvos, já que as sementes são pequenas, podem ser escondidas de diversas formas no alvo e a ressonância é difícil de detectar sem prévio conhecimento.
Rank A:
Hokage-Shiki Jijunjutsu — Kakuan Nitten Suishu[Suplementar - Curto Alcance (ou variável) - Abrangência Focal]
O usuário manifeta um selo em sua mão desenvolvido especificamente para suprimir Bijuu. No caso de contato físico desse selo com um Bijuu ou Jinchuriki, ocorre um efeito de supessão, fazendo o Bijuu dormir por 5 turnos, sem possibilide de acordar no período. No caso de Jinchurikis, enquanto o Bijuu está dormindo, seu hospedeiro perde acesso a qualquer influência da criatura. Transformações Jin são desativadas e inutilizadas. O selo pode ser transferido para algum jutsu de mokuton do usuário, possibilitando um aumento de alcance.
Mokuton: Jukai Heki [Defensivo - Alcance e Abrangência variáveis]
O usuário cria diversos galhos entrelaçados com intuito defensivo. Podem ser usados na forma parede, nesse caso se estendendo por uma linha de longo alcance na frente do usuário. Podem também ser usados na forma de cúpula com dimensão no Médio Alcance. Em ambos os casos, tem capacidade de bloquear qualquer dano de Rank inferior e tem eficácia julgada pelo narrador para danos do mesmo Rank. Vantaem de iniciativa +10.
Mokuton: Sashiki no Jutsu [Ofensivo - Longo Alcance - Varredura parcial ou Abrangência Linear]
O jutsu consiste na criação de estacas afiadas de madeira lançadas em velocidade. O usuário pode escolher entre criar várias estacas, as lançando em na forma de uma varredura parcial, e criar apenas uma, que concentra todo o chakra em um disparo de abrangência linear. No segundo caso, o dano secundário passa para Estágio máximo.
Mokuton: Jukai Koutan [Ofensivo, Suplementar - Alcance variável - Abrangência variável]
O usuário cria uma onda de madeira em forma semelhante a uma floresta, sendo capaz de manipular as direções de crescimento das árvores.
Antes da Fase 3, possui longo alcance e só pode ser usado como varredura total.
A partir da Fase 3, pode ser usado nas seguintes combinações: Varredura total com alcance campal ou Abrangência total com alcance longo.
A partir da Fase 4, pode ser usado com Alcance Campal e Abrangência total.
Tajū Mokuton Bunshin no Jutsu [Suplementar]
Cria o mesmo tipo de clone do Moku Bunshin, mas agora em maior quantidade. Em potência normal, cria 3 clones, em alta cria 5.
Mokuton: Houbi no Jutsu [Defensivo - Curto Alcance - Abrangência Total]
Requer Habilidade Kyuinjutsu. A defesa mais sofisticada do Mokuton, unindo a resistência física da madeira e a capacidade de absorção de chakra. O usuário cria um pequeno construto de madeira em curto alcance, com capaz de acomodar o usuário e seus aliados. Capaz de bloquear completamente danos inferiores ao Rank e com eficácia julgada pelo narrador para danos do Rank. Quando for alvejado jutsus compostos por chakra moldado, o Houbi debita o equivalente a um Rank A de seu dano antes que esse enfrente a defesa física.
Rank S:
Mokuryu no Jutsu [Ofensivo - Longo Alcance - Abrangência focal]
Requer habilidade Kyuinjutsu. O usuário cria um enorme dragão de madeira com HP equivalente ao chakra gasto. Esse dragão pode ser manipulado livremente pelo usuário, com movimentação regida pela iniciativa do usuário para Ninjutsus. O dragão não causa dano, seu foco é restrição e absorção de chakra. Ao estabelecer contato físico com um alvo, o Mokuryu começa a absorver seu chakra numa taxa máxima equivalente a um Rank S por turno. Esse chakra absorvido é usado automaticamente para curar o Mokuryu, caso este tenha perdido HP.
Mokuton: Kajukai Kōrin [Ofensivo - Alcance campal - Abrangência Total]
Gasto inerente de potência alta. O usuário cria uma floresta pelo mesmo mecanismo do Jukai Koutan, mas dessa vez incontáveis flores desabrocham nos diversos galhos. Essas flores liberam uma nuvem de pólem em curto alcance de sua posição, capaz de fazer quem respire adormecer. Isso ocorre quando o efeito secundário após filtragem por mitigaçao ainda resulta em moderado ou alto. Caso seja mitigado para leve, a vítima não dorme, mas fica com uma letargia de Iniciativa -20 pela duração do efeito.
Mokuton: Hotei no Jutsu [Ofensivo - Alcance campal - Varredura parcial (Múltipla)]
O usuário manifesta cinco gigantescas mãos de Madeira a partir do solo. Essas mãos fazem um movimento de varredura parcial, atingindo tudo em seu caminho. Caso duas ou mais mãos consigam atingir o mesmo alvo em um movimento de batida de palmas, o dano secundário passa a Estágio Máximo.
Rank S+:
Mokuton: Mokujin no Jutsu [Ofensivo, Suplementar - Longo Alcance - Abrangência focal]
Um avatar humanoide de madeira gigante (Tamanho escala Bijuu). Possui HP referente ao chakra gasto e é capaz de desferir um golpe por turno para causar dano do Rank. Além disso, seus movimentos podem ser manipulados livremente pelo usuário.
Senpou, Mokuton: Shinsuusenju [Ofensivo - Alcance Extra-Campal - Varredura Total]
[Requer Sennin Modo ativado] Um avatar de dimensões titânicas, uma ordem de grandeza maior até que Bijuus. Trata-se de um Buda de Madeira com 1000 mãos, extremamente poderoso. Mesmo com gasto de chakra em potência normal, possui HP relativo ä potência alta. Uma vez por turno, pode usar o
Chōjō Kebutsu, desferindo incontáveis socos com suas mãos para fazer uma varredura total no campo, causando dano em potência alta. Pelas dimensões titânicas, mesmo sendo uma varredura total, o efeito prático acaba sendo afetar todo o campo de batalha.