Pessoal, dois comunicados hoje.
Primeiro, o
@Hazuray se juntou à equipe para narrar o núcleo composto por
@Bills,
@Vegane e
@Ben Ikneg.
Segundo, como alguns jogadores estão se aproximando de 1800 de EXP ninja, chegou a hora de detalharmos como vai ser o processo de criação de recursos por parte dos jogadores.
Criação de Recursos
Ao longo da evolução do personagem, os jogadores terão oportunidades de criar recursos customizados para uso próprio. Essas oportunidades são dadas para aumentar o grau de individualização de cada personagem, além de permitir aos jogadores que explorem conceitos de seu interesse. Destaca-se, no entanto, que a criação de qualquer recurso deve se encaixar no balanceamento do jogo.
Processo de submissão e aprovação de recursosO jogador pode mandar um recurso criado a qualquer momento, basta apenas indicar qual slot de tabela já divulgado que será utilizado. O recurso deve ser enviado para o Narrador do Jogador, que levará o recurso para o tópico de avaliações na área da equipe. O recurso passará por um processo de votação que dura 48 horas e será aprovado caso:
1. O narrador do jogador tenha votado pela aprovação;
2. Dois outros narradores tenham votado pela aprovação;
3. No máximo um narrador tenha votado pela reprovação.
As três condições devem ser atendidas para que o recurso seja aprovado. Durante o processo de votação, os narradores podem ter sugestões de modificação para o recurso, condicionando seu voto à mudanças pontuais que devem ser feitas no funcionamento. Nesse caso, o narrador responsável irá levar a versão final de volta para o jogador, o dando a oportunidade de aceitar o recurso finalizado ou criar outra coisa.
Diretrizes para criação de JutsusA descrição deve ser completa, contemplando os itens a seguir. Se algum desses parâmetros estiver faltando, o Narrador não deverá nem levar o jutsu para avaliação, já que está reprovado até que a descrição fique completa.
Categoria: Ninjutsu, Taijutsu, Genjutsu, Iryoninjutsu, Kenjutsu ou Fuinjutsu
Rank: E, D, C, B, A, S ou S+
Elemento (quando cabível): Katon, Suiton, Doton, Fuuton, Raiton
Requisitos gerais (quando cabível): Exigência de alguma Habilidade, Kekkei Genkai, Hijutsu de classe, dentre outros.
Funcionalidade: Ofensivo e(ou) Defensivo e(ou) Suplementar
Alcance: Curto, Médio, Longo, Campal
Abrangência: Focal, Linear, Varredura Parcial, Varredura Total, Abrangência Total, Epicentro
Mecanização: Descrição clara e concisa do funcionamento do jutsu baseado no sistema do RPG.
Jutsus que quebrem a coerência estabelecida nos outros jutsus mecanizados provavelmente serão negados. Por exemplo, o normal de jutsus defensivos é possuir vantagem de iniciativa +10. Se o jogador criar algo com +20, por exemplo, deve haver uma contrapartida lógica dentro do jutsu para justificar esse aumento. Fatores como vantagem de iniciativa, aumento de estágio de efeito secundário, capacidade de ignorar sistema de mitigação e até alcance e abrangência não podem romper com o balanceamento estabelecido. Um ponto importante nesse aspecto é o Rank do Jutsu. Jutsus ofensivos de Rank C, por exemplo, não possuem nenhum caso nas listas com dano de varredura total/abrangência total em alcances longo/campal. Se a ideia do jogador for criar algo nesse sentido, deverá pensar em contrapartidas.
Outro ponto importante é a questão de acúmulo de funções em único jutsu. Acumular mais de uma função é possível, mas o mecanismo deve fazer sentido e as funções devem partir do mesmo conceito. Por exemplo, um jutsu como Mokuton Sashiki tem duas versões de funcionamento. Uma onde o chakra é concentrado em uma estaca só, ampliando seu dano secundário, outra onde várias estacas são lançadas em varredura. Esse tipo de coisa é viável, agora criar um jutsu que englobe funções completamente desconexas não é permitido.
Por fim, tenham bom senso na hora de criar os jutsus. Jutsus desbalanceados vão ser negados, algo que na prática só gera mais trabalho para os narradores e atrasa o processo de avaliação. É recomendado que os jogadores conversem com seus narradores antes de submeter, tirando dúvidas sobre limites de uma mecanização.