Infância
A história de Yashin começa com seu avô, Uchiha Ryo, na Era dos Estados Combatentes. Ryo fazia parte do temido clã, mas como nunca despertou seu Sharingan, teve que desenvolver seu estilo de luta com outras ferramentas. Mesmo aos seus 17 anos, era extremamente leal à ideia do clã Uchiha, em grande parte pois sua autoestima estava diretamente ligada à imponência e posição de respeito do clã. O momento mais complicado de sua vida veio com o Armistício entre Senjus e Uchihas. Como de costume nessa época, Ryo perdeu muitos entes queridos em batalhas contra os Senju. Além disso, o acordo foi assinado a partir de uma posição de inferioridade, já que um dos líderes do clã tinha sido morto (Izuna) e o outro foi derrotado (Madara). Ryo, que idolatrava as versões soberanas do Clã Uchiha e de Uchiha Madara, rejeitou a noção do armistício.
Antes da fundação de Konoha, ele fugiu do País do Fogo, descartando suas vestes com as marcas do clã e até seu sobrenome. Consigo levou apenas sua experiência de combate e sua armadura. Em sua jornada, ele trabalhou como mercenário, vendendo seus serviços em guerras para diversos clãs. Nesse período ele ganha uma notoriedade até razoável e, eventualmente, consegue uma boa posição dentro de um dos clãs fundadores de Kumogakure. Ele estava presente na fundação da vila e se integrou nela, eventualmente se casando e tendo uma filha, Masami.
Masami cresce como ninja de Kumo, eventualmente se casando com Enmei, outro shinobi. Quando ela fica grávida, oferece seu filho como afilhado ao avô, pedindo que este nomeasse a criança. Ryo escolhe o nome Yashin, representando sua ambição. Nascido ainda no período da Terceira Guerra Mundial Ninja, Yashin teve pouquíssimo contato com seus pais, que morreram durante a guerra num combate contra Konoha. Sendo assim, o jovem acabou sendo criado por seu avô, o que resultou em um vínculo muito forte entre os dois. Yashin cresce ouvindo histórias sobre a Era dos Estados Combatentes, histórias sobre as batalhas lendárias entre dois clãs poderosíssimos, e fica fascinado. Ryo tem o cuidado de não mencionar nomes, pelo menos não enquanto Yashin não soubesse de suas origens. No geral foi uma infância feliz, mas existia um vazio em Yashin pela ausência de seus pais.
Assim como tinha feito com sua filha Masami, Ryo participa diretamente do treinamento de Yashin como ninja. Mesmo não conseguindo mais se mover com tanta facilidade, ele tentou passar o máximo que sua experiência e sabedoria poderiam ofertar. Durante os treinamentos, ele nota que Yashin tem um chakra particularmente forte, o que reascende uma esperança de que o Sharingan seria desperto. Quando o jovem tinha 10 anos, um evento altera o curso de seu destino. Em Konoha, um ninja chamado Uchiha Itachi tinha massacrado seu clã. Ao saber da notícia, Ryo sente um enorme pesar, seguido de frustração e raiva. Seu clã, sua origem, tinha sido massacrada. Acreditando que seu neto seria capaz de despertar o Sharingan, Ryo decide que era melhor contar tudo, até para a segurança do garoto. Ele revela que as histórias sobre os clãs lendários não envolviam clãs do país do Raio, como Yashin imaginava, e sim os clãs Uchiha e Senju. Ele conta a história de Madara, explica os poderes do Sharingan e suas evoluções e revela o triste fim do Clã Uchiha. Com lágrimas nos olhos, ele revela sua ambição, de ver um Clã Uchiha de novo na posição mais alta do mundo ninja. Nesse momento, ele pega um velho pacote escondido na casa e o abre, revelando a armadura que carregou consigo por tantos anos. A armadura estava velha, sem condições de bloquear danos efetivamente, mas Yashin decide trajá-la, como lembrete de suas origens e das lendas que ele um dia quer superar. É então que o vazio que Yashin sentia se preenche com uma ardente ambição.
Pessoa Importante: No passado, antes mesmo de saber sobre suas origens, Ryo apresentou seu neto Yashin a alguns ninjas do alto escalão de Kumogakure. A batalha que tirou a vida de seus pais foi contra o raio amarelo de Konoha, Namikaze Minato, então naturalmente Yashin tinha curiosidades sobre esse período.
Killer Bee, notando o interesse do garoto, contou algumas das histórias dessa época. Apesar de ser um gesto simples, ao descrever como Minato era sensato e suas ações eram apenas parte da guerra, Bee evitou que Yashin entrasse numa espiral de negatividade com relação à Konoha. Até hoje são amigáveis, e cada vez que Yashin ganha mais poder, mais ele percebe o quão fora da curva é o Rapper de Kumo.
Fase 1
A vida de Yashin passar por uma grande mudança quando ele foi promovido a genin. No teste de sua sensei Yugito, seu Doujutsu Sharingan despertou. Nos meses que seguem, lidou com a ameaça da organização de Hagoromo Agnis, ajudando a adquirir uma contra-medida para os insetos Mushika junto à Senju Tsunade. Nesse meio tempo, conquistou a capacidade de criar um Ego (O dragão branco Eltanin), uma manifestação de sua alma conjurada com uso de Seirei no Chikara. Com uso das capacidades desse Ego, foi instrumental em descobrir um dos maiores segredos de Kumogakure, a presença de Aoshin e Kaminari agindo nas sombras da vila, controlando até o Raikage Ay. Fugiu de Kumo no meio do Exame Chunin com um grupo de ninjas que eventualmente seriam os primeiros membros e aliados da Byakuren, organização da qual é o principal Líder.
Fase 2
Yashin, junto com a Byakuren, se instalou no País dos Redemoinhos. Nos meses que seguem, um vilarejo é criado para abrigar os membros da organização e civis resgatados de locais inóspitos da ilha. O vilarejo prospera em alguns aspectos, mas dois grandes problemas ainda permaneciam: a falta de ferreiros qualificados para produzir armamentos e um cenário hostil na ilha, com a própria natureza se voltando contra estrangeiros. Para resolver o primeiro, uma equipe parte para o País do Ferro, onde eles conseguem recrutar uma família de ferreiros para estabelecer o Ninja Shop. No país do ferro, a equipe derrotou um serial killer chamado Kikoemon, um homem que na verdade era cultista de Genshi-zou. Para o segundo problema, a Byakuren buscou a origem das anomalias na ilha, às traçando a um grupo de sobrevivente Uzumaki/Iburi. A byakuren firmou uma aliança com a parte mais neutra desse grupo, mas teve que neutralizar a facção mais hostil, liderada por Vayu.