Rikudou Madara escreveu: Eu acho q foi Tobi quem contou como utilizar o Rinnegan para o Nagato.
etsa aki a melhor resposta, valeu rikudou madara, eu nao sei se vc respondeu com essa linha de pensamento ke eu vou por aki, mas eu tenho a mesma resposta ke vc grasas ao ke eu vou citar aki: axo ke o kishi tem mais com o ke se preocupar em naruto, do ke acrescentar no manga, nagato pouko depois de ter nascido e de madara lhe ter realmente lhe emplantado o rinnegan, o anime ja apresentou a infancia de nagato, e kuando madara conhece iahiko, ele nao era recen nascido, o fato e ke eu ja nao axo misterio nenhum, e ke madara realmente ensinou nagato a utilizar, o rinnegan, se vcs repararem nos episodios de jyraya vs pain, ele fika impresionado com as invocasoes de pein, o conhecimento de jyraya sobre nagato so foi na sua infancia, e ele treinou nagatto a controlar todos os elementos, madara so diz isso porke nagato na sua infancia nao era pareo para ele, e ele poderia muito bem ter tirado os olhos de nagato na sua infancia mas ele nao fez isso, e como bom estrtegista ele e, intao ele utilizou nagato na akatsuke o influenciando do ke nagatto pensava da paz e isso foi muito bom pa madara, a akatsuke teve dois grandes lideres, lembrando ke as unicas coisas ke realmente incomodou madara, foi o tal caixao especial, e a influencia ke naruto teve sobre nagato! ele nao era dono e tao pouko deu realmente a nagato, mas o utiliva com a sua influencia sobre nagato, afinal o outro lider da akatsuke era o madara! ele realmente os utilizou.........