Eu baixei uma coleção chamada
How to Draw Manga da Soecidade de Estudo das Técnicas de Mangá (suponho que seja um clube de mangá japonês) e uma coleção chamada
Anatomia Artística de Michel Lauricella. A primeira supostamente ensina a desenhar no estilo que eu almejo, mas na verdade é só uma compilação de dicas bem básicas, o segundo é focado em anatomia realista, mas também fornece dicas de anatomia.
O primeiro livro não é útil, ele é do começo da era da internet (1999-2000), as poucas dicas que ele oferece hoje eu consigo encontrar simplesmente com dois cliques, as referências eu acho no Pinterest ou se quero algo especifico simplesmente peço para a IA e funciona após umas três ou quatro tentativas na maioria das vezes. O segundo é muito avançado para o meu nível atual, ela dá umas dicas de anatomia muito especificas, eu mal compreendo o desenho construtivo.
09/01Não postei na data porque iria viajar e meu celular está com algum problema na bateria, precisa ficar um longo tempo na tomada para carregar, mas o desenho foi feito, tenho que tomar cuidado para não perder o hábito que eu ainda nem construí.
10/01
Tentei desenhar sem referência nenhuma, diria que não deu certo.