FrutosDoMar escreveu: Justinboll escreveu: Gutozika Hyuga escreveu: o Itachi sem chakra? ele usou uma reversão de Gen na Kurenai, Um Suiton e um Tsukuyomi no Kakashi, e depois para escapar do Sapo um Amaterasu, me parece difícil antes do amaterasu visto o que ele fez em sua fase doente.
Se isso for verdade Itachi aumentou suas reservas com a doença kkkk
Sim, o Itachi já estava praticamente sem chakra naquele momento, por isso que ele precisou fugir, como explicado aqui:
O motivo para isso é o consumo de chakra das técnicas do Mangekyou Sharingan. Já havia sido sugerido isso quando o Itachi apareceu pela primeira vez, mas o Kakashi explicou um pouco mais no segundo encontro:
É bem óbvio que no contexto do mangá isto pode ser interpretado de outra forma. Retcon ou não, ja vimos Itachi lutar e 1 amaterasu + Tsukuyomi não chegaria nem perto de deixa-lo sem chackra... Principalmente considerando que as condições físicas do Itachi no clássico eram melhores que no shippuuden.
Você sabe, eu sei e todo mundo que leu Naruto sabe... Itachi não queria, não iria e não podia enfrentar o Jiraiya. Não vamos fazer de conta que o contexto historico verdadeiro sobre as reais intenções do Uchiha não foram revelados.
Você pode interpretar como um
retcon se isso for mais crível para você, mas é um fato inegável que o Itachi já estava praticamente sem chakra naquela situação, como as próprias páginas que eu trouxe no comentário anterior deixam bem claro. Inclusive, isso sequer devia ser um motivo para discussão, pois é óbvio que existem fatores externos com forte influência sobre o poder que os personagens apresentam no decorrer de uma obra. Variações no poder, velocidade, resistência e outras habilidades de um mesmo personagem sempre vão existir em benefício primário do enredo.
Desde a primeira vez que o Itachi usou o Mangekyou Sharingan naquele arco, o Kishimoto já havia sugerido que esse era um poder que era perigoso para o próprio usuário. Ele não só desenhou o Uchiha ofegante, como também fez questão de escrever o Kisame dizendo que usar aquilo também era um risco para o parceiro.
Depois, o Itachi usou o Tsukuyomi novamente e o Kisame é utilizado outra vez para ilustrar os riscos de usar o Mangekyou Sharingan. Na sequência, o Uchiha é desenhado ofegante depois de utilizar o Amaterasu e temos o esclarecimento. E sinceramente, a explicação do Itachi já era suficiente para qualquer leitor entender o que aconteceu, mas o Kishimoto ainda se deu ao trabalho de explicar em mais detalhes só para adicionar uma nova informação que provavelmente já estava planejada desde a apresentação da Akatsuki naquele arco: usar o Mangekyou Sharingan pode levar à cegueira.
De qualquer forma, eu nem entendi o burburinho sobre
“mas Itachi fez mais na batalha contra o Sasuke mesmo em condições piores…”Não há informações sobre quando o Itachi adquiriu sua doença, pois o Kishimoto claramente escondeu todos os indícios sobre isso de forma proposital para tirar o melhor proveito de um
plot-twist.
Além disso, na prática, o Kishimoto continuou sendo bem coerente com a estamina do Itachi. Ele também esperou o Uchiha usar o Mangekyou Sharingan apenas três vezes para dizer que ele já estava nas últimas (1 Tsukuyomi + 2 Amaterasu provavelmente está no mesmo nível de 2 Tsukuyomi + 1 Amaterasu):
”mas o Itachi usou Susanoo depois…”Isso aí é com o Kishimoto, mas quebrar as regras para o benefício do enredo nem é um clichê exclusivo dele.