Só esse padre pra me fazer concordar com o Eumenes em quase 7 anos de fórum.
Mr. Causality escreveu:Shinobinokami escreveu:
Já foi refutado pelo perito contratado pelo Rubinho Nunes, inclusive como apontando pelo perito de verdade, esse sujeito não é perito, não tem um único trabalho no curriculo, é um professor de Redes da UFABC.
https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/1341/mario-alexandre-gazziro/
Inclusive o próprio "perito" se refuta, por acaso essa imagem te convence?
Gazziro escreveu:
"Não adianta você analisar características faciais frente a um possível vídeo criado com tecnologia deepfake. Sem falar que grafologia, especialidade dos peritos, é praticamente uma pseudociência, mais perto da astrologia do que qualquer ciência formal. Inclusive, muito raramente tem validade em tribunal", explica Gazziro à Fórum.
Mr. Causality escreveu:
Bom, eu não entendo sobre o assunto, mas pelo que vi ele apresentou um estudo que mostra que nós seres humanos, não seremos/somos capazes de identificar se um vídeo foi manipulado ou não, e sim que precisamos utilizar ferramentas para esta finalidade.
Artigo escreveu:
. Conclusão e trabalho futuro
Este artigo detalha uma abordagem baseada em rede neural para classificar vídeos como Deepfake ou original. A partir da produção obtida com uma adequada confiança de previsão, pode-se concluir que o projeto foi bem sucedido em sua implementação. Após a realização de um levantamento bibliográfico aprofundado sobre os algoritmos propostos anteriormente, foi elaborado o desenho do projeto. A teoria de fundo de todos os recursos, incluindo tecnologia utilizados, foram extensivamente elaborados para que o motivo de seu uso/aplicação possa ser bem compreendido. O fluxo de trabalho do modelo é representado. O modelo foi treinado no conjunto de dados Celeb-DF usando o ResNext CNN e para detecção de recursos no nível do quadro e o desempenho do modelo e os resultados da previsão foram exibidos usando capturas de tela. LSTM para a comparação de quadros de vídeo alcançou uma precisão média de 91 por cento.
A disseminação desenfreada de notícias falsificadas em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, WhatsApp a um ritmo alarmante tornou-se um problema de grande preocupação devido à facilidade de geração desses Deepfakes. Portanto, o modelo treinado acima pode ser importado para ser integrado a um aplicativo móvel para permitir que os usuários detectem a autenticidade da mídia como e quando recebida, antes de confiar nas fontes, mesmo na ausência de uma conexão com a internet, evitando ou limitando a disseminação de informações falsas via adulterada mídia digital
cientistas estão desenvolvendo tecnologias capazes de detectar o uso de IA para a manipulação de vídeos, se fazem isso é porque o ser humano ou não consegue ou brevemente não será capaz de conseguir detectar isso por si só
Shinobinokami escreveu:Essa é uma lógica digna de uma ameba, suponho então que o motivo do porque desenvolvem tecnologias para correção de texto é porque não existe ser humano capaz de corrigir seu português falho, não para automatizar e agilizar o processo.
1- O perito levanta a possibilidade de haver uso de IA para manchar a imagem do padre, em nenhum momento ele bate o martelo sobre o assunto, aliás, eu também estou esperando mais investigações sobre o assunto
Mr. Causality escreveu:1- O perito levanta a possibilidade de haver uso de IA para manchar a imagem do padre, em nenhum momento ele bate o martelo sobre o assunto, aliás, eu também estou esperando mais investigações sobre o assunto.
2- Dado o contexto, de quem encomendou a análise e quem analisou, e natural ficar com o pé atrás, ainda mais quando há opiniões técnicas que divergem em relação ao assunto.
O perito levanta a possibilidade de haver uso de IA para manchar a imagem do padre
Não, não levanta, ele diz que nas imagens onde há o corpo e o rosto do padre juntos, onde segundo ele foi feito uso de DeepFake, pode ter sido aplicado um filtro para a imagem ficar borrada (filtro gaussiano), isso diz respeito única e exclusivamente a essas cenas
ShinobinoKami escreveu:Não falou nada com nada e não abordou a questão principal de que o cenário suposto é irrealista, se o cenário contra o padre tivesse sido montado, isso teria sido exposto na primeira vez que o vídeo vazou, por que as pessoas que criaram a armação esperariam 5 anos para revelar que montaram o cenário e usar isso contra o padre?
Mr. Causality escreveu:Talvez por que o vídeo só tomou a proporção nacional agora?
Isso daí é o que vc diz, sei lá se vc realmente cursa algo