Paçoca do Mato escreveu: Sinceramente eu não lembro... eu era um grande fã de HQs desde criança, lá na decada de 90. Mas mesmo assim, não lembro de uma hq expecifica em franco belga....
Mas pra quem tem vontade de testar a sua criatividade tem o site: https://aicomicfactory.com/ onde você pode criar sua propria HQ com comandos em prompts, e tem o estilo Bande-Dessinées como uma das opções.
Apesar de eu nem ter solicitado, muitíssimo obrigado pelo link. Há tempos eu tava querendo saber de IAs que auxiliem na criação de HQs, até pra amenizar as dificuldades na hora do desenho.
Mazenfim, só algumas observações... "Franco-belga" é o formato de HQ e não o idioma em si. Aliás, é o formato predominante na Europa, enquanto que os
Comics o são na Norte-América e o
Mangá é (obviamente) do Japão e mais uns do extremo-oriente Asiático. Esses 3 são o "Big-Three" dos formatos de HQ no mundo.
Talvez você esteja equivocado sobre oque alegou aqui de início. BD é um formato bem provável que você já tenha lido - ou ao menos conhecer títulos de -
bande'sinées e apenas não saiba que se trata dos quadrinhos franco-belgas. Aliás, isso se passou com um amigo virtual meu ultimamente que descobriu recentemente que quadrinhos e desenhos franco-belgas fizeram parte de sua infância.
Pra constar,
As Aventuras de Tintin e
Asterix & Obelix são exemplos de BD, muito famosos internacionalmente e que até já originaram franquia de mídia, tendo desenhos animados e filmes adaptados.