Mitckin escreveu: Isso ai que tu falou não existe em nenhum lugar do mundo, o acumulo de capital hoje se dá principalmente por rentismo de ativo financeiros, que é uma logica totalmente contrária ao desempenho da atividade produtiva do país.
E foi justamente a abertura comercial e financeirização da economia na década de 90 que matou de vez o resquício do Brasil ser um dia minimamente industrializado e ajudou a criar essa bagunça econômica que é hoje. Então não, emprego não vai embora do país por taxação dos mais ricos pelos simples fatos dois mais ricos não investirem na nossa capacidade produtiva
Na pratica isso não funciona meu jovem.
1. A taxação é sobre a empresa, então se o dono decidi que não quer mais operar no país devido à grande carga tributaria, ele vai sair e pronto. Talvez ele decida fechar filiais em outros estados que antes tinham bons incentivos fiscais pra ficar unicamente em SP, aumentando assim a taxa de desemprego.
2. O governo não gera emprego como empresas privadas geram. Então tirar de empresários é a longo prazo, ferir o pobre que depende daquele emprego. Ai entra o que eu disse lá em cima, oferta e demanda, se tem mais demanda de mão de obra, o salario base aumenta, se tem mais demanda de emprego, o salario base diminui, isso é facil de entender.
3. Empresarios não estão imunes a quebrarem. Se eles tem grandes lucros eles tbm tem grandes dividas, e apartir do momento em que contratos começam a não dar certo e a diminuir seus ganhos, taxações abusivas ficam cada vez mais pesadas. Já vi empresas grandes e consolidadas fecharem.
4. Taxações abusivas nunca são justificadas. E essa historia de vamos taxar os mais ricos, é papo pra gente ignorante cair, por que a medio e longo prazo, os mais pobres vão ser impactados tambem. Ou seja, taxações assim, não são boas pra ninguém.
Mas tudo bem, concordo que temos que começar a industrializar o que produzimos, acho que pra economia interna isso é essencial. Agora como consumidor, é uma prática completamente abusiva o estado fazer um carro inferior, e em vez de vende-lo mais barato, ele eleva o imposto de carros importados. Isso é uma patifaria sem tamanho, e apoiar isso é algo tão patético quanto quem institucionaliza isso.