@Orochilherme (
@ShinobinoKami)
Vou marcar a
@Mikaelah-San que ta avançando na serie pra ela ja ir pegando uns elementos de leitura
Orochilherme escreveu: Porque a justificativa pro Madara Edo não usar simplesmente não existe.
O Madara era uma pessoa extremamente arrogante e extravagante. Isso era um traço chave e profundo da personalidade dele, e que acabava por refletir no seu estilo de luta. Uma das estrategias do Madara consistia em aterrorizar o adversario. Madara desencorajava e aterroriza o adversario
mostrando o seu poder descomunal sem haver realmente a necessidade.
Mas vamos por partes.
1 -
Um Madara arrogante e despreocupadoMadara nao estava preocupado com a aliança shinobi. Pro Madara, a batalha contra a Aliança serviria para duas coisas: testar os seus poderes e disseminar a sensaçao do terror. Vou deixar aqui uma serie de imagens que ilustram a arrogancia e o descaso do Madara na luta.
Na verdade tem varias outras cenas do manga mostrando a arrogancia, descaso e imprudencia do Madara. Mas aqui ja basta. No essencial, o Madara é uma pessoa arrogante. Proxima parte <
2 -
Tecnicas de destruiçao massivaUma das dimensoes da estrategia de terror do Madara, é o uso de
tecnicas massivas. Essas tecnicas tem um efeito psicologico particular, pois elas provocam um
pavor profundo e
desanimam o adversario ate
mesmo no seu inconsciente. Um exemplo disso na vida real seria a arma nuclear, que apavora o ser humano. Mas o terror da arma nuclear vai alem e aterroriza ate mesmo as entidades politicas, a politica sequer sendo um ser humano. Um outro exemplo seria a estrategia do bombardeamento estrategico, ou armas quimicas e biologicas. E mais recentemente, no caso da Ucrania, as minas de fragmentaçao. Tudo que releva de
destruiçao massiva[/u] aterroriza, e essa é a sacada do Madara. Vou deixar algumas imagens pra ilustrar:
3 - O paradoxo da esperança e a estrategia do medo do Madara
Duas imagens tem um interesse particular aqui:
Oberve na primeira imagem que o Madara multiplicou por 3 o tamanho do Susano Perfeito e colocou a armadura Iso nele. Havia necessidade? Certamente que nao. Foi por pura intimidaçao, pura intençao de apavorar e desencorajar.
Isso se consolida com essa vedadeira tentativa de intimidaçao. Cortar duas montanhas e anunciar que o Susano pode destruir um pais com a sua espada... como voce entende isso?
Madara construiu seu legado em cima da destruiçao massiva, de tecnicas espetaculares e da intimidaçao sistematica.
So aqui, ja vimos que usar o limbo, uma tecnica que ninguem ve e nao é necessariamente uma tecnica de destruiçao massiva, nao fazia sentido. Pois a intençao do Madara era aterrorizar e quebrar a moral dos ninjas, fazendo com que desistissem da Guerra e se entragassem ao Tsu Infinito. Esse é um conceito que eu chamo de Paradoxo da Esperança: Madara, que se via a esperança para o fim das guerras, tinha um modus operandi baseado no pavor e na destruiçao coletiva da esperança de shinobis. E foi isso que vimos quando diversas vezes a Aliança se desencorajou diante do Madara, sendo necessario o Onoki e a Tsunade intervirem com seus discursos. Nisso, a sacada do Kishimoto tambem era valorizar o Nindou do Onoki e da Tsunade, e mais globalmente dos cinco Kage juntos - com toda aquela do Onoki da pedra rigida e o Nindo do shinobi. Vou deixar aqui umas imagens sobre isso:
vixe
A intençao era tanto essa, que os Kage ganharam uma homenagem no livro Les Liens, que é meio que um databook dos sentimentos e do espirito ninja de Naruto.
Les liens :
"
Contra o inifinitamente poderoso Madara Uchiha (...) parece um milagre a Aliança suportar"
kk
O sentimento de pavor tambem vinha da impotencia - "
powerless". Sabe quando voce tem um pesadelo do tipo bicho papao que se aproxima e voce nao consegue se mexer? O desespero e o pavor vem da impotencia - o sentimento de nao poder fazer nada - e da agonia. Pois bem
Veja em vermelho a mao do Onoki. E sobre essa aqui, voce tem ideia do quao forte é essa imagem? Voce tem ideia do peso desse quadro do manga? Onoki inconscientemente se desencorajando. Aqui, o sentimento de impotencia foi tao forte que ultrapassou a racionalidade do Onoki e seu proprio Nindo, atingindo o instinto do Onoki. O limbo conseguiria o mesmo efeito?
Entao respondendo a sua pergunta: Madara edo nao usou o limbo pois sua estrategia contra a Aliança era aterrorizar e testar o Nindou dos ninjas. Se o estilo de luta do Madara repousa em desmotivar
mostrando seu enorme poder, qual o sentido de usar clones
INVISIVEIS? Voce acha que a trama teria sentido? Voce acha sinceramente que foi por questao de mecanica de ninjutsu? Espero uma resposta bem fundamentada sua.
Orochilherme escreveu: Idem pro Obito e pro Nagato.
Ja fiz um longo texto sobre o caso desses dois num comentario acima. Inclusive voce nao desconstruiu o texto. Primeiro desconstrua ele, depois a gente fala sobre Nagato e Obito. Mas no essencial, nao usaram pq nao tinham conhecimento da tecnica e talvez nem necessidade.
Orochilherme escreveu: Idem pro Obito e pro Nagato.
Orochilherme escreveu:
A traduçao ta errada. Mas o que exatamente voce quer dizer com isso?
Orochilherme escreveu:
O "trunfo" do Rinnegan não era uma habilidade completamente quebrada igual o Limbo (kkk ue. Quebrada pq exatamente?), mas sim o Caminho Gedo.
Prove. O grande poder especial do Rinne era pra ser o Gedo? Prove. Pois o data que eu publiquei ali em cima ja discorda de voce. Mesmo assim quero ver sua explicaçao detalhada.
Orochilherme escreveu:
Existe até mesmo uma justificativa pro uso/não uso do Sétimo Caminho, mas não existe nenhuma pro uso/não uso do Limbo.
Ja falei sobre.
Orochilherme escreveu:
O Kishimoto provavelmente pensou no Rinnegan inicialmente restrito à temática budista, depois viu que exagerou demais no Mangekyou do Obito e quis equilibrar as coisas dando ao Rinnegan uma habilidade completamente fora dos padrões iniciais do dojutsu
Ue cara... Voce ja parou pra pensar que voce propoe cada coisa sem fundamento concreto? E que voce nem tenta provar nada do que fala? Mas pra ser sincero, voce nao vai conseguir provar o que voce falou aqui. Nao estou esperando nada quanto a isso.
Orochilherme escreveu:
sério, uma sombra invisível e intocável que só pode ser vista, sentida ou tocada por aqueles que têm o chakra dos seis caminhos? Nenhuma habilidade inicial do Rinnegan tinha tanta vantagem sobre personagens comuns -.
Sim querido. Mais uma vez voce lendo o manga de cabeça pra baixo. Seu argumento é que o Limbo nao teve um ponto fraco explorado? Isso nao prova de forma alguma que o limbo é um retcon. Kishimoto introduz o limbo tambem numa logica de mostrar as propriedades do Chakra do Seis Caminhos - Chakra Otsutsuki. Uma particularidade dos Otsutsuki, é que eles conseguem acessar mais dimensoes que nos seres humanos. Tudo que tem a ver com Chakra do Seis Caminhos te da a capacidade de acessar outras dimensoes de alguma forma.
Mangekyou Sharingan - derivado da energia mental do Indra Otsutsuki: Controlar o espaço-tempo no Tsukuyoumi do Itachi, abrir portais espaço-temporais (Obito).
Rinnegan - feito de celulas Otsutsuki e portador de Chakra do Seis Caminhos (Hagoromo Otsutsuki): capacidade de interagir com a dimensao dos mortos - Caminho Naraka, Humano e Rinne Tensei.
Rinnegan do Sasuke - feito de celulas Otsutsuki e Chakra do Seis Caminhos: Amenotejikara, capacidade de interagir com a dimensao limbo
Kinshiki Otsutsuki: abrir portais
Momoshiki Otsutsuki: migraçao do espirito
Indra Otstsuki: migraçao tambem
Kaguya Otsutsuki: Amenominaka
Obito depois de se tornar um Otsutsuki: migraçao do espirito - pro Kakashi
Boruto, Kawaki, Isshiki... Enfim, o negocio com o limbo foi seguir e reforçar a propriedade do Chakra do Seis Caminhos de que esse te Chakra te permite transcender e controlar outras dimensoes alem das tres dimensoes fisicas do nosso mundo.(pq o texto ficou todo grifado?????)