Bom gente... Gostei de estar esse tempo todo com vocês! Mas Naruto finalmente conseguiu o reconhecimento de todos na aldeia e vai virar Hokage daqui dois capítulos, então obrigado por tudo!
Brincadeiras a parte, enfim Neji é derrotado! E Gemma constata isso em meio a uma analogia com um pássaro que se for esperto o suficiente, pode conseguir abrir a gaiola e sair voando. Naruto então acaba sendo bajulado pela platéia e Hiruzen crê que foi Kakashi quem o fez controlar a Kyuubi. Sakura então acaba por comemorar a vitória de Naruto e o mesmo pergunta se Hinata viu (bom... Infelizmente...).
Divagando sobre a derrota sofrida por Naruto e suas palavras, Neji acaba recebendo a visita de Hiashi, que revela a verdade por trás da morte de Hizashi, seu pai. Durante uma negociação envolvendo um ancião do clã, Hiashi, Hizashi e Hiruzen, Hiashi decide se sacrificar para amenizar a tensão entre a Nuvem e a Folha. Mas, intervido por Hizashi, este último decide que seria ele a se sacrificar. Passo, Hiashi diz que isso seria incabível e implora pra ser sacrificado no lugar do irmão. Porém, ao confessar que odiava a Casa Principal, Hizashi vê nesse sacrifício, a chance de contrariar o paradigmas do clã e que só o faz por conta do irmão e que Neji enxerga um Hizashi completamente diferente.
Em última instância, Hizashi diz a seu irmão que debite a Neji, o contexto de que a Casa Principal o ofereceu como sacrifício para parar a tensão das vilas. Mesmo insistindo por conta de Neji e pelo fato de ser da Casa Secundária esbarrar no selamento do Byakugan.
Em desculpas a Neji, o mesmo acaba perdoando Hizashi e no fim, acaba em dúvidas se de fato existe o livre arbítrio ou se o destino é de fato amarrado com a vivência da pessoa... Apesar de tudo, ainda não terminou...
Bom... Como eu havia dito, assim que completasse o quadro de Neji, eu iria fazer um comentário sobre essa conjuntura.
Como Naruto vs. Neji envelheceu mal?
Embora tentem dizer que Naruto de fato revolucionou o destino, e que a situação não diferenciou em nada dos conceitos iniciais, tenho a dizer que Neji estava certo em seu argumento inicial, mas totalmente errado em achar isso na pessoa errada.
No caso, Neji diz que o destino é imutável, e que Naruto não teria a capacidade de se tornar Hokage por quê esse era o destino dele. Mas Neji nunca contou com os agravantes e certamente a Kyuubi é parte de um desses agravantes. Depois, no Shippuden, nos é revelado que Naruto é a criança da profecia, gerada pelo Oogama Sennin e ainda com o bônus de ser a reencarnação de Ashura, filho de Rikkudou Sennin. O fato é que mesmo fazendo desvios, Naruto NUNCA deixou de jogar as regras do jogo. O mesmo foi pra Sasuke, embora ele foi um exemplo de quebra de paradigmas, quando suas decisões foram por influências externas (Orochimaru, Itachi e Obito). Já Naruto é complicado, pois, apesar de seu crescimento e ele TINHA de crescer (tanto espiritualmente, quanto fisicamente), seu crescimento deixou de ser natural quando havia um mote por trás disso.
Sim, Naruto era esforçado, e tinha esse fracasso, mas, tudo deixou de ter razão, uma vez que ele era direcionado pra uma condição imposta por fatores alheios.
Kyuubi
A Kyuubi inicialmente foi posta como um demônio advindo do ódio. Depois partiu pra ser uma criatura que era base de uma invocação e uma parte de uma Bijuu maior. Jiraya foi quem cogitou a possibilidade de Naruto "domar" a Kyuubi, porém, isso que era apenas um aparato para Naruto se tornar mais forte e finalmente controlar a fera e ter sua evolução em parte disso, tornou-se apenas uma medida paliativa do Quarto Hokage para derrotar o suposto Madara, mais nada além disso (palavras da própria Kyuubi). Ainda, Naruto consegue comunhão com as bijuus, e até aí tudo bem, só que, isso também foi aviado pelas palavras de Oogama Sennin, em um momento posterior, logo, tira todo o peso que Naruto teve ao conquistar o Yonbi. Sim, tudo foi devidamente premeditado.
Ou seja, Naruto lutou apenas contra Neji, não contra sua filosofia.
Aliás, Naruto foi conseguindo aliados e era inicialmente fraco e advinhem só, até ser um fracassado estava escrito na tábula de predestinação
Ou seja, a história orgânica de Naruto e até mesmo ter sofrido o que sofreu, era parte de algo maior. Ainda temos o conceito que mudou todo um panorama geral. Desde a luta contra Kakuzu, vimos que Naruto tinha um norte pré definido pela sua rivalidade com Sasuke (palavras de Kakashi), porém, mais pra frente, descobrimento o galeão argumentativo, Naruto era um eleito da profecia de Oogama Sennin (sendo outro, o Nagato)
Então temos a:
Criança da Profecia
Bom, digo que Naruto começou a gerar o estopim do término da série como se sucedeu em Jiraiya vs. Pain, embora digam que tudo foi ladeira abaixo pós-Pain, o caldo começou a cozinhar bem antes. Por isso digo que Boruto (obra) por exemplo é o resultado de todos esses anos de fermentação de roteiros baseados em Choosen One e argumentação de que tudo o que aconteceu foi devido a fatores divinos. Uma coisa que explica é o fenômeno Harry Potter, já que tanto Kishimoto, quanto Rowling começaram suas obras ao mesmo tempo (final dos anos 90) e tem muitas paridades entre as obras Dumbledore=Hiruzen; Snape=Itachi; Voldemort=Orochimaru e por excelência, Harry=Naruto. Diferente de Naruto, Harry era mais inclinado ao destino sendo completamente condizente a sua premissa de ser o escolhido, algo já pré-estabelecido. Já Naruto, simplesmente foi colocado a condição do dia pra noite.
Agora, o que faz um xeque a quem defende que isso foi natural é, por quê Kishimoto se deu ao luxo de se contradizer???
Obviamente, Kishimoto sabia que tinha feito merda e ido longe, e tenta tapar o sol com uma peneira da forma mais absurda possível, nada foi divino e foi orquestrado por alguém ardiloso. Aí que ele entra com o Zetsu Negro e a Kaguya (deu sinais sutis breves antes da menção factual da Kaguya no capítulo 646, mas ninguém deu atenção na época), dizendo que toda a história dos shinobis foi obra de um cara que queria reaver sua mãe. Zetsu Negro serviu como espécie de Juuin/Karma/Izanagi da Kaguya Ôtsutsuki. E então, tudo, exatamente TUDO de Naruto, foi escrito por uma gosma preta (poderíamos talvez fazer a teoria de Zetsu Negro ser um self-insert de Kishimoto pra tentar consertar a própria obra?). Além de tropeços pontuais como a história de Itachi que foi um brinquedo no jogo político da Vila da Folha, além de ser o arauto da predestinação Uchiha-Senju que foi lapidada por seres do espaço.
Vemos também que Kaguya tem Rinnegan, Sharingan e Byakugan de olha só, dos Hyuugas... Aliás, mesmo essa configuração de Casa Principal e Secundária dos Hyuuga foi reaproveitada na base do sistema de hierarquia Ôtsutsuki.
Notem:
Casa Principal: a aristocracia, os maiores do clã, e como os Ôtsutsuki, são os que aproveitam e tem soberania sobre a Casa Secundária e as Castas Baixas e que tem o privilégio de comer o Fruto de Chakra.
Casa Secundária: Os guardiões e serventes da classe mais alta do clã e que por servirem de sacrifício a Casa Principal, assim como os Ôtsutsuki que em suas Castas Baixas servem de sacrifício a Juubi a converterem-na no Fruto de Chakra.
Então, é por essas e outras que essa luta, não direi que foi inútil, foi até interessante, mas, devido ao rolar da moenda, envelheceu mal, assim como várias coisas. Naruto se perdeu no próprio argumento e Boruto, me impondo como crítico ferrenho, pra justificar o que houve aos 45 do segundo tempo, faz o legado de Naruto respirar por aparelhos o que implica em repetir erros do passado (sucateamento dos personagens secundários, centralização da obra num tema específico e esquecimentos e escleroses (não me esqueço até hoje deles tratando a Juubi como novidade quando Amado explica, sendo que literalmente enfrentaram a mesma na guerra e a Sarada com o desvencilhar do Sharingan no anime em detrimento do mangá)) e deixar as coisas de forma explosiva ou leviana. Entendo o hate na obra, mas se ela é assim, é consequência da incompetência do próprio Kishimoto ao não conseguir manter uma linha de coerência a partir dos 40 volumes. Já fiz um tópico sobre como Naruto deveria de fato terminar, e seria bem mais coerente do que o Kishimoto construiu.
@"usuários do fórum" bora... Sem mais...