L⍱scivi⍱ escreveu: Considerando o quão restritivo era a política de proteção de Konoha com a Kushina como Jinchūriki da Kyūbi, não podendo dar um passo dentro de Konoha sem ser observada pela Anbu. Considerando ainda o quanto os Jinchūriki ainda eram visados como armas ambulantes, almejados por todas vilas de Konoha. Qual a lógica da Rin ser constantemente enviada em missões de alto risco em um time de crianças, por vezes deixados sozinhos por seu tutor?!
A Rin era uma ninja médica nivel chunin do time Minato e ela atuou durante a terceira grande guerra ninja, junto ao Kakashi e o Obito.
Após a suposta morte do Obito durante a batalha da ponte kannabi, ela e seu time continuaram a cumprir missões na guerra. Até que chegou em uma em que ela foi sequestrada por ninjas da névoa.
O plano desses ninjas da névoa eram selar o Sanbi (3 caudas) dentro dela, deixar ela ser resgatada e quando ela estivesse em Konoha eles liberariam o selo, que soltaria a bijuu na aldeia, causando destruição em massa, igual ao acontecimento com a Kyuubi.
Porém Rin percebeu que havia algo errado, que existia uma bijuu dentro dela e que não conseguia se matar devido a um selo de marionete. Então ela se jogou na frente do ataque do Kakashi.
Mais tarde foi revelado que Madara estava por trás disso:
Tudo foi um teatro do Madara, ele controlava os ninjas da névoa. Ter sido a Rin a sequestrada, o Minato não estar lá, e o Obito chegar bem na hora da morte dela. Tudo foi de acordo com os planos do Madara.
Foi a coisa mais maligna que o Madara já fez!