Acho que a religião é um mal necessário, embora ela aliene a sociedade, ela serve para controlar.
Se a religião não existisse, provavelmente a taxa de criminalidade ia subir, de modo que o medo de ir para o inferno atua controlando os homens e impedindo uma boa quantia de crimes.
O senso de organização e moral também são importantes, as pessoas no geral tem essa necessidade primitiva de se agrupar em prol de uma mesma ideia, além dos benefícios diretos e liberação de hormônios associados a felicidade e bem estar.
Uma quantidade enorme de pessoas também estão pela fé pela recompensa futura, elas querem fazer de tudo para garantir uma vaguinha no paraíso e evitar o inferno, outra porção, sequer sabe porque acredita, nem se questionam, apenas seguem aquilo que a familia já acreditava.
No meu caso, eu acho igrejas um verdadeiro inferno, é muito chato, o pastor apenas interpreta a bíblia da forma dele e então ele repassa para o público em troca de algum dízimo, no geral, da bastante certo em alguns casos, rs. Esse método funciona para muita gente, elas gostam desse sistema. Mas sinceramente, o negócio chato. Depois que eu fiz uns 15 anos, nunca mais pisei nesses templos de pedra, entendo que por questões culturais meus pais me levaram a esse tipo de doutrina, sendo encaixados em uma das minhas descrições acima, se eu morasse fora do Brasil em um país árabe, provavelmente sairia achando que o GM do Server é outro.
Conforme fui ficando mais velho e estudando outros pensamentos, fui me distanciando da doutrina que me foi imposta quando mais novo. Eu gostaria de entrar em concordância com o
@Rin, quando ele cita o dualismo no trabalho do Nietzsche. A ideia de escolher entre querer saber e querer acreditar está alinhada com o questionamento sobre os valores culturais e morais predominantes. A ideia de que a verdade é sempre preferível à ilusão, onde a verdade é dolorosa e perturbadora, enquanto a ilusão pode oferecer conforto e segurança emocional.
Mas eu não tenho isso como uma verdade absoluta, são apenas reflexões, provavelmente influenciadas por uma corrente de pensamento. Toda essa questão de divindade vem sendo debatida a séculos, não sou eu que vou definir o que é verdade e o que não é, nesse sentido de desvendar o que há antes do big bang e se o criador do Universo postulou a verdade através da bíblia ou alcorão ou qualquer outra religião.
Acho que sou novo de mais para me debate com esses problemas, me sinto incomodado só de começar a pensar, mas pelo menos não saiu pegando minhas ideias e tentando enfiar goela a baixo dos outros, igual alguns fazem, no fim todo mundo tem suas análises, sinto que o mais inteligente é duvidar de tudo, não sair tomando nada como verdade absoluta, essa é a única certeza possível e checar diariamente no que crer, não como um camisa de time igual fazem boa parte dos macacos médios pseudo-evoluidos.