Comando Omega escreveu: É tão difícil convencer alguém na vida real ?
Me baseei um pouco no tópico do
@Ellos para isso.
@Ellos escreveu: Eu tenho para mim que o grande problema é que o naruto convence os vilões com palavras, você ai lendo neste momento, esta lendo essa mensagem em um forum, voce provavelmente ja se envolveu ou acompanhou uma discursão, deve entender minimamente como é dificil convencer uma pessoa que ela esta errada usando apenas palavras.
É porque as batalhas de Naruto são muito mais do que pura briga, são embates de filosofias de vidas.
Pegamos o primeiro grande vilão de Naruto, que é o Zabuza Momochi, a história dele é trágica, ele cresceu na aldeia da névoa, durante um período chamado, névoa sangrenta, quando criança a aldeia o fez se envolver com vários outras crianças, para no final pedir que elas se matassem, tudo porque a vila queria o assassino perfeito. A ideia era não ter sentimentos e se tornar a maior arma, uma ferramenta dos lideres.
Mais tarde Zabuza traiu a aldeia, mas a ideologia da aldeia permanecia nele, só que agora ele seria o dono das ferramentas e não só mais uma, foi ai que ele adotou o Haku e tornou ele sua ferramenta.
Haku aceitou ser uma ferramenta, mas Zabuza falhou em matar os sentimentos do Haku da mesma forma que a névoa fez com ele. No final Naruto apenas constatou o obvio para Zabuza, de que Haku aceitou ser uma ferramenta não por doutrina shinobi, e sim por pura gratidão e amor, Haku amava Zabuza como seu salvador. E Zabuza ao ouvir isso da boca de Naruto, reviveu todo o sentimento que ele havia perdido durante a névoa sangrenta, porque no fundo ele sabia dos sentimentos do Haku e ele mesmo estava triste com a morte dele, mas suprimia esses sentimentos, pois foi ensinado que era fraqueza.
Já Nagato é mais complexo KKKK ele ao lado de Yahiko e Konan, cresceram na aldeia da chuva, que era o palco das guerras entre as 5 nações. O que fez surgir em Yahiko um espirito revolucionário, isto é, ele queria ter voz para mudar o mundo, em prol da paz, e com isso criou a Akatsuki, que nada mais era que uma organização revolucionária da aldeia da chuva que atuava contra a tirania e a opressão do povo inocente.
Por mais nobre e honrado que eram as ideias de Yahiko, de atuar ajudando o povo, ter revolucionários em seu país não agradou Hanzou, que provavelmente enxergava a Akatsuki como golpistas e por isso pediu a morte de Yahiko. A partir do choque de ter Yahiko morto pelas próprias mãos, surge a filosofia do Nagato; assim como uma mãe ama seu filho, ela odeia qualquer um que o faça mal, assim como um shinobi que ama seu país odeia qualquer um que o faça mal, Nagato amava seu gentil melhor amigo que só tinha ideias para paz e odeia quem o fez mal, e não era só Hanzou, Nagato odiava o mundo e as guerras.
A partir dai ele viu que as pessoas não dão ouvido a razão, pois Yahiko e a Akatsuki apenas pregavam a paz e a amizade, e mesmo assim as pessoas os mataram gratuitamente. Então ele chegou a uma resposta, se as pessoas não vão parar de guerrear por bem, vão parar por mal. As pessoas não entendem os benefícios da paz até sentirem a dor da perda pela guerra, quando eles sentirem o quão ruim e dolorido é perder entes queridos, o lugar onde moram e viver sem sentir medo, ai sim eles serão capaz de entender o valor da paz. Sendo assim Nagato seria aquele que se meteria nas guerras, esmagando o lado agressor com um poder nunca antes visto "Juubi" e intimidando o lado agredido para por fim aos conflitos, o lado dizimado agora saberia o quão ruim é ser violado e não causara mais guerra e o lado agredido não revidaria pois terá medo de ser agredido da mesma forma.
"Você tem sua justiça e eu tenho a minha. Nós somos ambos homens normais, levados pela vingança sob a máscara de justiça. Mas se há justiça na vingança, então a justiça só trará mais vingança. E isso cria um ciclo de ódio."--Nagato
Essa frase quebrou o Naruto, ele queria quebrar o Nagato na porrada, por dizer que ele era mal, mas fazendo isso Naruto estava apenas sendo igual Nagato. Nagato destruiu Konoha porque ela destruiu o lugar onde ele morava, matou os amigos dele e o fez sofrer, e lá está Naruto querendo matar o Pain porque ele destriu a aldeia dele, matou os amigos e o fez sofrer.
Mano o Nagato é complexo porque a forma de pensar dele não é fictícia, ele segue a linha de pensamento de filósofos como Thomas Hobbes "livro: O leviatã", Jeremy Bentham "livro: ", Jhon Stuart Mill e "Sofrimento"de Friedrich Nietzsche, sério se vocês lerem esses, vocês vão dar razão ao Nagato e o Naruto vai parecer um pirralho ingênuo que não entende como o mundo funciona.
Mas então vem o discurso no jutsu do Naruto, que achou uma resposta baseada em Sócrates, isto é, ele foi até Nagato, conversou com ele para tentar entende-lo, disse que não saberia a resposta para acabar com o ciclo de ódio, mas que não aceitaria a ideia utilitarista de Nagato pois isso seria o mesmo que desistir. Nagato sentiu a determinação de Naruto que mesmo passando pela mesma dor que ele havia passado não queria mais mata-lo, ao contrario disso ele chegou para conversar e debater.
Nagato sabia que a ideologia dele continha falhas e que a justiça dele era artificial, ele mesmo confessou isso, mas era o melhor que ele conseguiu para um mundo que para ele já não tinha mais brilho. Porém ele reenxergou esse brilho em Naruto, que disse que se sacrificaria para alcançar a paz sem causar mais dor, então Nagato o apoia.
Obito eu não preciso explicar, ele tem a mesma filosofia do Nagato, porém com dois adendos:
1° Obito era igual o Naruto. Obito enxerga seu eu antigo no Naruto e acha que o protagonista só pensa assim porque não sentiu o mesmo nível de desespero que ele.
2° Enquanto Nagato queria criar uma paz falsa por meio da dor. Obito queria alcançar a paz através do Tsuki no me, que nada mais é do que criar um mundo perfeito e diferente para cada pessoa em um sonho eterno.
Naruto fez com Obito a mesma jogada que foi com o Nagato, ele convenceu o Obito que o tsuki no me nada mais era que uma fuga da realidade, que era o caminho fácil, e que o verdadeiro caminho para paz era difícil. Mas o mais importante era lembrar o Obito de que ele já tinha essa resposta, que ele acreditava nisso, só havia esquecido por causa da dor de ter perdido a pessoa que amava.
Já o Madara não teve como ter discurso no jutsu, primeiro porque Naruto não sabia quais as causas que fez Madara ficar daquele jeito. Segundo que Madara era imediatista, ele chegou a experimentar a paz que o Naruto segue através do Hashirama por anos, e ele viu que era impossível alcançar a paz antes de sua morte. Então ele encontrou "através do zetsu negro" uma forma mirabolante de alcançar a paz com o Tsuki no me, mas falhou, em seus momentos finais ele amarga que a ideologia de paz de Hashirama iria perpetuar através das gerações, mas a dele acabou ali com ele, tudo porque ele foi arrogante e não acreditava em ninguém.
Quanto a Kaguya, o Naruto também podia convence-la, se ele conhecesse o passado dela, talvez ele conseguisse ganhar ela na base dos sentimentos, pois a Kaguya tinha uma parte humana dentro dela:
Naruto ensina que ao se deparar com desafios e obstáculos que parecem insuperáveis, você não deve desistir ou aceitar um resultado ruim/medíocre. Quando o mundo parecer trevas, você não deve deixar de ser luz. Quando você tem um sonho, você nunca para de perseguir. Porque este é o meu jeito ninja!
Em fim, agora respondendo ao tópico. Sim, é possivel, na verdade é o que mais acontece hoje em dia, essa briga de direita e esqueda, woke vs conservadorismo, cristãos vs ateus, nada mais é que guerra de ideologia e crenças.