Paçoca do Mato escreveu: Gutozika escreveu: Mas os 5 portões não foram abertos para burlar a areia, o propósito de sua abertura foi para arquitetar um ataque forte o bastante para quebrar a armadura do Gaara e vencer a luta, o "escudo de areia" já havia sido burlado quando Lee removeu os pesos, e Sasuke também mesmo não tendo os 5 portões estava conseguindo acertar o Gaara.
Mas ai temos que considerar algumas coisas...
1. Em velocidade base, se formos analisar a agilidade do Databook, o Lee já era superior ao Neiji nessa epoca (claro, só na velocidade).
2. Com apenas a velocidade base, ele não conseguiu superar a areia do Gaara, na verdade, não era suficiente nem para pressionar o Gaara de qualquer forma:
Como mostra nas imagens a cima, de pouco a pouco Lee supera a velocidade de reação da areia, mas dado a grande defesa do Gaara, ele consegue se adaptar e contra atacar, forçando o Lee a abrir 5 portões.
3. Ai sim, ele abre os 5 portões e a vitoria seria certa, já que sua velocidade esta incrivelmente superior, e seu poder destrutivo tbm...
Porem, Lee acaba perdendo... por que? A defesa dele é absurda, conseguiu conter esse poder absurdo do Lee.
O que estou querendo dizer com isso tudo?
Que pra mim o Neiji não mostrou nessa epoca uma velocidade tão absurdaquanto ao que o Lee precisou para atravessar a defesa do Gaara. E nem um poder bruto tão forte assim. Sinceramente, pra mim o Lee até o exame Chunnin era o Gennin mais poderoso, pra mim ele perdeu por burrice, e teve meritos do Gaara, Assim como o Sasuke só derrotou o Gaara por fator counter (Raiton > Doton). Dito isso, não acho que o Neiji, embora consiga derrotar o Sasuke, consiga passar pela defesa do Gaara, ou reagir aos ataques do mesmo.
3. Com o UP absurdo de velocidade ele já consegue colocar uma pressão no Gaara, mesmo assim, a areia ainda esta acompanhando por um tempo:
As notas do
Databook tornam-se imprecisas quando o mangá nos conta algo diferente, sim é verdade, Lee tem 4.0 em velocidade, enquanto Neji tem apenas 3.0, ao mesmo tempo, Rock Lee fala
repetidamente ao longo dos Exames Chunin começando pelo salão da prova, que o Hyuuga era quem ele queria enfrentar e vencer, afirmando que era o Genin mais poderoso da Aldeia da Folha, nunca tendo vencido do mesmo, e nunca tendo provado que o esforço supera o talento.
E mesmo que Gaara tenha defendido alguns golpes, quem estava dominando ali na hora era o Lee, e se ele não partisse pra usar a lótus primária, teria continuado batendo no ruivo.
Nota-se que Rock Lee nunca
superou o Hyuuga durante seus treinos, com ou sem pesos, sempre perdeu, pois o ponto que ele mais pregava nunca conseguiu provar, que era esforço> talento, Neji já estava acostumado com aquela velocidade do sobrancelhudo, e podia correr tanto se não mais que ele, como eu sei que o Neji tem essa velocidade?
1. Neji nunca se mostrou impressionado com os pesos retirados e a velocidade nas preliminares
2. Eles treinaram por um ano juntos, e um dos
maiores desejos do Lee era que Neji o reconhecesse, e também ganhar do Hyuuga, porque ele não removeria os pesos? vai me dizer que aquela velocidade ele só ganhou durante o exame? então isso não é tão difícil de perceber.
3. Neji só esboça emoções e reações ao ouvir o Guy falando da
Lótus Oculta e do 3° portão em diante, bem como o Lee com os Gates.
4. Lee mais tarde na luta, quando está prestes a aplicar o golpe
finalizador no Gaara, disse que estava guardando os 5 portões para vencer o Neji, implicando que essa seria a chave para a vitória, novamente
inferindo que o Hyuuga tinha tanta velocidade se não mais que o Lee sem pesos.
5. Neji blitzou Naruto base e nivelou com ele em velocidade usando
chakra da Kurama.
Outra coisa que é importante salientar, Neji também treinava pesado, pois era aluno do Guy Sensei, não tinha tanto gosto por treino como o Lee, mas treinava, e a
especialidade do Guy é o que? Taijutsu, e junto dele habilidade com velocidade, por isso o Time Guy é veloz e forte nessas áreas, e Neji também tem um dos melhores controles de chakra por ser um Hyuuga, e quanto mais preciso o controle e a manipulação, melhores são os efeitos dos boosts dos atributos ninja, isso também deve ser considerado.
Agora quanto à questão do Neji ultrapassar a defesa do Gaara, você está corretíssimo, o Hyuuga
não tem força bruta para quebrar a "Armadura de areia" como Lee tem, Rock Lee tem mais força bruta que Neji, ao mesmo tempo a defesa do Gaara não foi mostrada tendo alguma resistência contra "ataques fantasma" que é a questão do chakra pois ele perpassa a pele dos ninjas e não necessita de aberturas para isso.
Vou pegar um
trecho emprestado de outro post meu, para explicar melhor:
Primeiro veja algumas páginas do Mangá explicando a definição e as propriedades do
Punho Suave:
Punho Suave - Definição :
Como pode ver o Punho Suave é uma técnica diferente de uma palmada comum ou soco normal como o
Gouken que causa danos externos ao corpo do oponente, O Juuken causa danos internos e invisíveis ao primeiro relance enviando chakra tóxico do usuário até o sistema de linhas de chakra interrompendo este fluxo, o que causa danos sérios aos orgãos de quem quer que seja, já que essas linhas estão intimamente conectadas aos orgãos de todos os ninjas.
Barreiras físicas são irrelevantes ao Juuken, afinal ignorou a pele e os ossos de Hinata até chegar ao coração, ele passa de qualquer barreira ou escudo que não tiver alguma propriedade especial "ANTI-CHAKRA" como a Armadura de Kidoumaru por exemplo, A
"Nenkin no Yoroi", que é um líquido podendo ser excretado por todas as glândulas sebáceas pelo corpo do Kidou, endurecendo se tornando um escudo assim que entra em contato com ar, tem o poder de
bloquear a entrada de chakra e pode proteger de ataques externos também.
Já a Armadura do Gaara, a
Suna no Yoroi não tem nenhuma citação deste tipo ou demonstração.
O que nos leva a conclusão de que Neji poderia dar o mesmo
show que Lee e Sasuke deram, e por meio do Juuken ultrapassaria a Suna e atingiria os orgãos do Gaara, já colocando ele num estado grave, e depois mais uma palmada pra finalizar, ele não iria quebrar armadura, mas o Juuken passaria por ela e machucaria o Gaara.