Orochimaru: Diferente dos outros três Orochimaru não luta por um mundo melhor. O que ele quer é dominar todos os jutsus que existem e se tornar um ser de sabedoria divina. Governar Konoha ajudaria nesse projeto pessoal, ele seria como aqueles políticos corruptos que a luz do dia quer o bem da sociedade, mas por trás do pano está sequestrando cidadãos para seus experimentos. Orochimaru só precisava do aval do Hiruzen para que seu plano se concretizasse, haveriam rebeldes, mas ele teria o poder politico e corromperia toda a sociedade.
Pain: O Nagato queria ser um mediador de conflitos, aquele que entra nas batalhas para causar dor nos agressores e medo nos agredidos e assim evitar guerra. Para concretizar seu plano Nagato teria que capturar Naruto e Killer Bee, capturar Obito e depois invocar a Juubi do Gedou mazou, o problema seriam dois, primeiro que o Zetsu negro tentaria faze-lo virar Jinchuriki e depois usa-lo como catalizador para a volta da Kaguya. Outro problema é que o Juubi tende a ganhar consciência e ego conforme o tempo passa, logo Nagato teria que lidar com Shinjus, assim como esta acontecendo em Boruto.
Madara e Obito queriam a mesma coisa, colocar todos no Tsukuyomi infinito, e para isso bastava qualquer deslize dos envolvidos na guerra, para conseguir, pois eles chegaram bem perto. Porém como sabemos ao usar o Tsukuyomi infinito as pessoas viram zetsus, os sonhos perfeito só são um sintoma da zetsuficação
Kabuto: Ele não queria dominar o mundo, só estava queria ser reconhecido, ser grande, ter personalidade. Ele não conseguia enxergar a si mesmo e estava meio que tentando se achar da forma errada. Caso ele absorvesse o Sasuke e recuperasse o Itachi, ele seria um Orochimaru 2.0, mas com grande chances de se arrepender e largar tudo em um futuro próximo. O Izanami só acelerou essa compreensão.
Com exceção do Orochimaru que é simplesmente mal e nislista, os demais seriam traídos pelas próprias crenças.
Talvez Madara após perceber que transformou todos em zetsus, arranjasse um novo significado, e saísse pelo universo devorando planetas, igual um Ootsutsuki.