Ao meu ver Hashirama, Konohamaru, Naruto, Sakura e Tsunade tentariam conversar com os uchihas e convencê-los a mudar de ideia com discurso no jutsu e com sentimentalismo, são mais intensos e agem muito por impulsão sentimental como os mesmos já mostraram, então acho que tentariam conversar muito antes de tomar uma decisão, mas obviamente não matariam seu clã, de forma alguma. Acho mais fácil que eles sendo mortos por um dos lados do que matando.
Depois que o Hiruzen contou a história do Itachi, o Hashirama reagiu com: "Your brother is a better shinobi than me!" justamente porque Itachi tomou a decisão correta, dentro da análise do Shodai. A Sakura entrou em pânico por muito menos, duvido que em uma situação como essa ela conseguiria discursar para ninjas tão radicais quanto os Uchihas, fora que a Sakura traiu os amigos e cogitou até defender o bandido Sasuke, sendo uma situação até menos complicada, eu não duvido que ela poderia matar o próprio clã visto que ela também sempre mostrou algum nível de inteligência.
Acho que Hashirama, Tobirama, Naruto, Minato e Tsunade, provavelmente entrariam em um combate direto com o Danzou se recusando a aceitar essa missão. Eles venceriam. Mas poderiam evitar a guerra civil descrita por Obito?
Hashirama, Naruto, Minato e Tsunade não podem converter todos os Uchihas, a guerra seria iminente, eles tentariam proteger a vila de um ataque dos Uchihas, mas dada as proporções do clã, eles teriam que matar a própria familia (considerando que são Uchihas) ou eles teriam que lutar junto contra a vila, posteriormente outras nações em uma nova Quarta Grande Guerra Ninja.
Tem muitos personagens que a idade também influencia muito, a Tsunade logo após perder o Dan e o Kawaki é uma, ela depois de virar hokage é outra, o mesmo pro Naruto, que evolui e se desenvolve o mangá inteiro...
A vida que eles tiveram fez eles serem quem são, quando tu diz "mudaria o personagem e toda a personalidade", é pra ajustar a personalidade a como seriam esses personagens crescendo como Uchihas?
Dependendo das regras as respostas podem variar demais.
É que muitas pessoas se pagam de moralistas, sendo que os personagens favoritos dela na mesma situação, poderiam fazer melhor? Provavelmente fariam pior, ocasionando uma guerra, uma chacina ainda maior. Duvido muito que a idade vá influenciar em algo aqui. Eu acho que a Sakura, Naruto, Konohamaru com 13/14 anos a idade do Itachi, entrariam em colapso, mas sendo mais maduros conseguiriam tomar uma decisão e a minha pergunta é, baseado em como são, eles defenderiam os Uchihas(familía) em um combate direto com Konoha ou Konoha tendo que matar os Uchihas(família)?
eu mesmo se estivesse no lugar do Itachi pegaria minha família e fugiria da vila ou se ninguém quisesse pegaria meu irmão e iria embora, isso de "ser devoto a vila" a todo custo me lembra aquelas pessoas religiosas em excesso com atitudes radicais.
Isso não faz sentido nenhum, a família do Itachi era o Fugaku, o cabeça da revolução, ele não iria aceitar fugir. Mas se você fugisse sozinho com o Sasuke, os Uchihas iriam atrás de ti por traição e te matariam, além de não evitar a revolta civil dentro da vila, que culminaria na guerra descrita por Obito.
O grande erro de interpretação do Massacre é querer comparar com a vida real, igual você fez. O cenário é completamente diferente, ou você mata sua familia (+- uns 100 ninjas) ou escolhe a vila e a sua familia começa uma guerra interna que vai ocasionar uma guerra global onde vai morrer milhares, incluindo você mesmo, provavelmente morreria.
Tobirama ouviu toda a história do Itachi e em nenhum momento propôs solução melhor, mesmo sendo o mais inteligente entre todos os citados.
Naruto: acho que esse faria de tudo pra impedir a guerra sem matar ninguém
O que é fazer de tudo? Ele não pode fazer nada, ele escolheria a vila, e acabaria tendo que matar a própria família na guerra civil.