Falarei só sobre alguns pontos relacionados a Hinata.
Bom, de fato o Naruto foi alguém que inspirou ela a mudar, essa inspiração vai muito além de interesse amoroso. Ela via nele alguém que desafiava o destino, alguém forte, esforçado e que não desistia de alcançar seus objetivos. A partir daí ele serviu como uma inspiração para ela, que buscava encontrar uma versão melhor de si mesma, forte e confiante. Esses eram os objetivos iniciais da personagem nos primórdios do mangá: mudar a versão fraca e sem confiança de si mesma, se tornar forte. O Databook 2 e final da fase classica no mangá ressaltam bastante isso, dizendo que ela irá evoluir cada vez mais, dando o melhor de si.
Após isso, ela continuou avançando, buscando evoluir cada vez mais assim como sua maior inspiração: Naruto. Databooks 3 e 4 ressaltam bem isso, assim como vários momentos do mangá. Sua admiração pelo Naruto cresceu, além de querer se tornar forte ela percebeu que de fato ele era o amor de sua vida e a partir desse momento ela faria qualquer coisa para salva-lo e caminhar ao seu lado... nesse ponto da trama, do meio para o final do mangá os objetivos dela passaram a ser: continuar se esforçando para evoluir e também ficar ao lado de Naruto, romanticamente falando.
Bem, acho que é isso. Apesar da história da personagem ser intimamente ligada ao protagonista seus principais objetivos foram alcançados: mudou a versão fraca e sem confiança de si mesma, tornando forte, e conseguiu ficar ao lado de Naruto, sua maior inspiração. E atualmente em Boruto ela é uma mãe, assim como qualquer mãe ela cuida de sua família e é feliz com isso.