Você fez um paralelo interessante, mas acho que ainda são conceitos diferentes.
O Instinto Superior é baseado em “agir sem pensar”. Lembro que existe uma explicação em Dragon Ball que é superficialmente inspirada em como o movimento do corpo humano funciona na vida real, que diz que para alguém realizar qualquer movimento, é necessário pensar no movimento que se quer executar, então esse pensamento produz sinais elétricos que são enviados do cérebro para o resto do corpo, então o movimento acontece. No entanto, independente de quão rápidos esses sinais elétricos viajam pelo corpo, ainda existe um tempo para isso acontecer, mesmo que sejam de míseros milissegundos, que podem ser decisivos para garantir o sucesso ou a falha de um lutador em um combate. O que o Instinto Superior faz é “magicamente” sumir com esse tempo, dispensando a necessidade do lutador pensar no movimento que deseja executar, como se o corpo se movesse por conta própria, “por instinto”.
O Kawazu Kumite é baseado na expansão do sentido físico (também conhecido como tato ou toque) através da energia da natureza. O nosso corpo é capaz de perceber o toque através da pele, quando alguma coisa faz contato direto conosco, a parte afetada envia sinais elétricos para o cérebro que são interpretados como “algo tocou em mim”. É com esse sentido que conseguimos perceber quando algo está nos tocando, se a textura de um objeto é áspera ou macia, se a temperatura é quente ou fria, além de também ser responsável pela sensação de dor física. No entanto, todas essas sensações só são possíveis quando existe contato direto com a nossa pele. O que o Kawazu Kumite faz é revestir o corpo com a energia da natureza, fazendo com que ela seja praticamente uma parte do corpo do usuário, quase como se substituísse sua pele, então quando alguém entra em contato com essa energia da natureza que circunda o Sennin, o sentido do tato dele é desencadeado antes mesmo que alguém consiga tocá-lo diretamente, aí ele pode ter uma reação antecipada do que fazer, mas não necessariamente quer dizer que ele não precise pensar para agir. Se ele não tomar nenhuma atitude, o corpo não vai se mover sozinho.
Basicamente, o Instinto Superior faz o corpo agir sem pensar, enquanto o Kawazu Kumite expande o corpo usando a energia da natureza como meio.