No anime eu não lembro, muito tempo que eu não vejo (desconsiderando Dragon Ball Abridged).
No mangá:1. Goku Vs. Vegeta (1ª Luta) - Essa é a grande luta de Dragon Ball, só observar como todo jogo ou produto relacionado a Dragon Ball tem que replicar a icônica cena do Goku e do Vegeta em posição de combate no deserto, basicamente é ela que ficou gravada no imaginário popular como o ápice de Dragon Ball.
Na minha opinião o que torna essa luta tão grande é a mesma coisa que torna a luta contra o Freeza tão grande, era uma luta impossível de se vencer.
2. Goku Vs. Cell - Muita gente considera que o ápice do Toriyama foi na saga do Freeza, em roteiro de fato foi, mas em quadrinização, coreografia e principalmente na habilidade dele de criar cenas não, foi na saga do Cell, se eu precisasse descrever as melhores lutas de Dragon Ball em poucas palavras seriam essas:
3. Goku Vs. Freeza - Para os fãs, com certeza a luta mais icônica de Dragon Ball, principalmente porque estabeleceu o padrão do vilão ter transformações, mas para mim essa luta é tão boa porque foi uma luta impossível até o último segundo, os protagonistas tentaram de tudo, literalmente tudo, e se não fosse pelo super saiyajin o Freeza teria vencido.
"Você prefere lutar na terra ou no céu?" Kkkkkkkk Porra, lendo agora, eu sinto saudade desse tipo de cena em Dragon Ball.
4. Goku Vs. Piccolo Jr. - Essa luta é o ápice da criatividade do Toriyama, precisa de prova? O lendário Kamehameha com os pés:
O final dela acho que é o melhor final de luta, do Goku,na série, acho que foi a última vez que ele venceu usando a criatividade, essa luta só não é a melhor porque tem muita ladainha no meio. Inclusive, ela tem uma parada que o Toriyama nunca mais fez, Goku e Piccolo tinham o mesmo nível, a luta foi extremamente dificil para os dois por mérito próprio deles, os dois se arrebetaram e terminaram a luta completamente destruidos.
5. Goku Vs. Tenshinhan (2ª luta) - Como mangá de artes marciais esse aqui é o ponto mais alto de Dragon Ball.
Tudo que vale para a luta do Piccolo vale para essa, com a diferença que Goku não estava lutando com tudo, aquela cena dele tirando a roupa pesada é uma das mais icônicas da história dos mangá, tento é que o próprio Toriyama repetiu ela várias vezes.
Inclusive essa luta meio que sofreu um retcon, já que o ponto dela era mostrar como o Goku tinha ficado inteligente após ter crescido e que a idotice dele era apenas inocencia infantil.