Sem comer cimento é difícil kkkkk
Pior que o Minato é daqueles que pegam a manha no ar como foi com o Kamui e o RinneTensei e o Chidori. Se ele souber a desvantagem do nível de Chakra (algo que Gaara da guerra não precisou se preocupar tanto) ele poderia apostar fazendo uma estratégia com o tempo e armar fintas fazendo ele se desgastar. O que Minato se preocuparia a começo de conversa seria em neutralizar a areia (algo só conseguido a base de água ou explosões como foi com o Deidara). No mais, ele invocaria o Gamabunta e iria restringir seus movimentos via óleo (lembrem-se do Mizukage).
A única chance de Minato é marcar Gaara na menor brecha possível (algo que Gaara dificilmente cede), neutralizar com óleo (levando em conta que Gaara usa areia e não farei headcannon sobre jutsus do estilo água, já que o Namikaze nunca usou) e finalizar Gaara mais rápido que finalizou Obito (na luta contra Lee, um segundo foi o bastante pro Gaara converter a areia da cabaça).
Gaara é mais tático e pode literalmente transformar o planeta em areia e usar a própria terra contra o Minato, além de sua versão guerra ser mais resistente em aguentar luta. Gaara tem mais domínio da situação que Minato e tem mais a favor do que contra. Não sei se o uso do Shukaku é válido, mas levando em conta que Minato driblaria a Kyuubi se não fosse o Obito, este último tem maestria no quesito Bijuu. No pior dos casos se Minato recorresse ao Shiki Fuujin, ele conseguiria levar Gaara com ele.
Resumo da ópera: Gaara por tabela, morte para ambos ou movimentos/segundo e calculados por Minato, embora grandes desvantagens. Tanto Gaara quanto Minato são gênios e descobririam um ao outro em poucos minutos de luta, daria uma boa briga, mas a vantagem maior pesa pro Gaara