Tem versão de 16GB, mas VRAM não significa muita coisa, dependendo do que você vai fazer, a massa compra GPU para jogar jogo, são poucos os jogo que exigam mais que 4GB de VRAM e normalmente quando isso acontece é porque o jogo é mal otimizado (ex. TLoU).
É verdade, mas eu acho que ela deveria ter pelo menos 12vram para ter alguma folga e até para sobressair em relação as concorrentes, no caso a 6750XT tem 12 de vram. Digo isso porque nos benchmarks atuais, os jogos premium com otimização razoável, usam ali os seus quase 8gb de VRAM, geralmente é 7 e pouco.
É como se ela estivesse em um limite. E daqui a 3-5 anos?
o ganho de desempenho é rídiculo em relação a 3060
Pior que em desempenho bruto não houve nenhum salto significativo (cerca de 10% a 3060Ti), mas eu acredito que vale a pena pelo DLSS3/Frame-Gen. Não dá para sair de uma 3060 para uma 4060, mas para quem quer sair do 0 ou de alguma antiga, é melhor ir para 4060 +. Quando ela foi lançada a galera criticou demais, só que hoje mudou a narrativa, com o DLSS3 se mostrando ser uma tecnologia impressionante e sendo implementado cada vez mais.
Essa versão de 16GB realmente deve ser para preencher o mercado em questão de quem usa placa para trabalho.
Eu comprei uma 4060Ti, deve chegar em breve, meu monitor é Full HD, não tenho televisão 4k e eu não trabalho com renderização pesada, vou usar só para os jogos AAA, então é como se eu estivesse "reclamando atoa." mas pagar mais de 2500 em uma placa, sinto que ela vai me atender legal em até 2/3 anos.
A própria Nvidia está totalmente focada em Inteligência Artificial. Bom vou ficar de boa com essa 4060 Ti, comprei para jogar o tal do GTA 6, ali por 2026, se eles adiantarem o lançamento para computador, agora se for lançar só depois, posso fazer um upgrade. Também pretendo jogar Elden Ring, Horizon FBW, RDR2 (Goat).