Danzou se sacrificou para matar o sasuke e mesmo caso nao conseguisse, ele pelo menos destruiria o olho do shisui que possuia, alguem liga ?
Sim, quem liga pro roteiro se importa com essas coisas. Inclusive, o autor liga, já que se prestou a fazer isso e ele ainda se deu ao trabalho de mostrar que o Obito queria aquele olho.
Então tem pelo menos eu e o Kishimoto ligando pra isso.
Deidara voltou a vida achando que com seu sacrificio final ele conseguiu matar o sasuke, alguem avisou a ele ?
Deidara achou que mataria o Sasuke com o sacrifício final, mas não conseguiu. Que história é essa que tu anda lendo onde tudo que todos fazem dá certo?
Já falando aqui um pouco sobre a importância desse tipo de evento, que tu aparentemente considera inútil:
1. Foi legal, esteticamente falando.
2. Foi um final que nos fez pensar "Como o Sasuke vai lidar com isso?" especialmente quando lido por pessoas mais jovens, que não tem em mente algo como "ele é um dos protagonistas, não vai morrer aqui".
3. É o tipo de coisa que o personagem do Deidara faria, isso nos mostrou um pouco mais como funciona a cabeça dele, assim sendo, o autor conseguiu mostrar bem o personagem que ele idealizou, com maneirismos, focado na arte e com jutsus diferentes dos elementares habituais.
Então aqui vai uma pergunta: Qual a diferença de colocar isso pra só colocar uma página escrita "Sasuke e Deidara lutaram, Sasuke venceu". A diferença tá na riqueza de informações e emoções que o leitor tem quando estão lendo a batalha, coisa que numa frase não existiria. O Deidara nos fez achar a luta interessante até o final com aquela explosão, isso é a utilidade do mangá, ele é entretenimento.
Os 5 kages são endeusados por deterem o madara alguns minutos ou foram apenas humilhados ?
O que o kakuzu ganhou ao tentar vencer o hashirama sozinho de sua aldeia ?
Alguem no mundo lembra que o Zabuza tentou dar golpe no Yagura/Tobi ?
Cara sao inumeros os casos dentro do manga e/ou dentro da fandom que mostra que certas coisas por mais lindas que sejam na teoria, sao inuteis, é só ver os momentos final do Jiraiya, ele diz que morreu como um bosta, nao salvou o Hiruzen-Sensei, nao salvou o Aluno (minato), não salvou o Amigo orochimaru... Como alguem que nao foi capaz de salvar seu amigo, seu professor, seu aluno vai virar hokage ?
Um bom mangá quer nos contar uma história e geralmente desenvolve bem essa história. Uma história bem desenvolvida não costuma ir direto ao ponto, ela cria mistérios, decepções, afeições, mostra o universo que o autor criou, faz personagens que o público gosta, etc...
Imagina se todo vilão, quando visse que não tem mais jeito, desistisse da vida? Seria chato, eles não teriam personalidade, mostraria menos do que o autor escreveu pra eles, seja em personalidade ou poder.
O mangá tem que ser interessante, se tu não torcer pelo personagem, não ansiar por saber qual o próximo passo, como ele vai lidar com tal adversidade, etc, então o mangá não é lido. Obviamente tem o enredo envolvido, mas os personagens precisam ser interessantes, pelo menos uma parcela deles e pra isso eles precisam expressar como o autor idealizou eles.
Obviamente o autor não vai acertar em tudo, tanto é que ele errou em deixar o Gai vivo, na opinião de muita gente, mas o intuito do autor era no mínimo ter mostrado o oitavo portão enquanto dava tempo na narrativa pro Naruto e Sasuke voltarem.