Não sei se vcs pegaram a epoca mas antigamente se discutia se a Kamuiland era dentro do corpo do Tobi ou não, as dimensoes do Jiraiya e Orochimaru claramente eram dentro de um ser vivo
A teoria era que o Jiraiya tinha seus sapos como dimensoes e o orochimaru tinha aquela cobra branca que o Itachi queimou
Posteriormente apareceu a Kaguya literalmente criando uma dimensao inteira mas esse conceito pode ter sido reaproveitado em Jujutsu
Essa dimensao do Jiraiya poderia funcionar como a dimensão do acido da kaguya, a dimensão de lava da kaguya podia funcionar como a dimensao de fogo do Jogo, cada dimensao da Kaguya funciona como uma expansao, a dimensao de gelo literalmente o solo atacou o naruto, a de gravidade tinha seus efeitos bonus e etc...
No mais, com relaçao a discurso no jutsu, eu acho isso nonsense o naruto ja perdeu no discurso no jutsu, é como o caso do orochimaru que estava em sua dimensão e mesmo assim perdeu e em vez de seu espirito controlar o corpo do alvo, seu espirito é que foi controlado
Jujutsu tem mts coisas parecidas com naruto, Toji voltou claramente como um edo tensei, Gojo claramente é o kakashi e etc...