Eu analiso o Pelé, pelo nível de dificuldade dos principais lances da carreira dele. Há várias condições/dribles em velocidade, contra bloco de defensores que, apesar de mais lentos, eram muito mais agressivos (não existia cartão vermelho) um deles driblando ao mesmo tempo dois jogadores, enquanto o de trás vinha dando uma voadora e Pelé driblou de costas.
Não era o tempo inteiro que o jogo naquela época era lento, ele começava com intensidade, bastante inclusive.
É claro que alguns desses lances de Pelé, tem grau de dificuldade maior que várias jogadas dos jogadores atuais. Não é como se fosse um videogame, em que o tempo inteiro os capangas/npcs, fossem programados para ter certas velocidade. Não é a mesma coisa de alterar o nível das partidas do FIFA.
E isso aqui também não é " e se", é análise. Além disso, obviamente esses lances teriam mais velocidade com chuteira, vestimenta e campo melhores. Os campos, outra coisa que era horrível. Sabe aqueles passes do Kross, Xavi, Bruyne e etc? Muitos desses eles conseguem pela qualidade do gramado, esse passe do Kross para o Vini na última semifinal da Champions contra o Bayern, eu te garanto com certeza absoluta que em um gramado ruim do Brasileirão a bola não chegaria, quem dirá na época do Pelé, que o gramado era ainda pior e a bola mais pesada. O óbvio é que teria ainda mais grandes jogadas, já que isso prejudica o ataque.
Não é "e se" quão bom o Pelé seria hoje em dia, ele tecnicamente já era muito bom, hoje tem melhor alimentação, personal, condicionamento e os krl, ele seria imensamente melhor.
E mesmo apesar da época, até hoje não existiu jogador mais completo, nem o Messi. Pele jogava em mais posições, era melhor ou tão bom quanto em bola parada, driblava bem, tinha mais velocidade de corrida (era mais rápido que o Mbappe inclusive), tinha mais elasticidade para finalizar de voleio/bicicleta, saltava extremamente alto para cabecear. Ele literalmente até marcava muito bem, tem vários vídeos dele fazendo marcações e desarmes, tem 300 assistências na carreira.
Não adianta citar campeonato paulista, porque ele tem praticamente a mesma média em mundial, copa do mundo e libertadores.
Tudo isso só com 30% carreira gravada, sendo que a maioria dos vídeos perdidos são de quando ele era jovem e estava no auge.
Ele tem o maior talento nesse esporte, ele é talentoso em todos os fatores. Pelé nasceu para isso, independente da época, ele seria um dos 3 melhores do mundo.
Enfim, eu fico com Messi, ele não é mais completo, mas é melhor no que ele é extremamente bom: condução e passe. Por carreira, fico com Messi no maior também, prefiro os títulos do Messi.