Rin escreveu: Entendi. Os estágios supervisionados são no começo do curso? Se é assim, a diferença nem é relevante. A mesma coisa não se aplicaria para o integral, portanto? Então não vejo desvantagem no integral em relação ao noturno.
Você faz o estágio a hora que quiser. Sobre essa questão da desvantagem, se você fizer o que eu estou falando o curso integral é vantagem, principalmente em uma faculdade como a UFRJ onde é raro uma disciplina mudar de horário, agora se não for esse o caso, não existe vantagem ou desvantagem.
Mas nesse caso, não seria mais inteligente procurar estágios como engenheiro, já que você tem tempo vago na universidade? Ou são vagas muito complicadas de se obter?
Você tem que procurar estágio como engenheiro, o estágio supervisionado é obrigatóriamente um estágio de engenharia e da sua área.
Veja as vagas ofertadas aqui. Eles especificam o tipo de engenharia nas vagas. No caso do LinkedIn, também encontrei alguns que especificam qual a especialização (embora a maioria deixe aberta para qualquer tipo de engenharia).
A Petrobrás é basicamente uma estatal, por isso eles tem esse tipo de coisa, mas no mercado isso é muito raro. Além disso, no mercado uma pós já te capacita para atuar em uma área completamente diferente.
Não fique preocupado em fazer engenharia x ou y, desde que não seja um curso merda tipo Engenharia de Árvores na Unicu. Absolutamente ninguém vai olhar para isso, os recrutadores vão olhar para o seu curriculo e vê as qualificações, cursos.
Te recomendo pegar um curso integral, fazer o ciclo básico e principalmente um curso de inglês (a UFRJ oferece um de graça), se tiver a chance faz um de salvatagem também, depois pega uma vaga de piloto de ROV (no mínimo 5k/mês em qualquer pocilga), com inglês e um curso de salvatagem é 100% de chance que tu consegue, depois disso é só você ir levando o curso.
Só que vou ser realista com você, isso não é fácil não, tenho um conhecido meu que é um crânio, um dos sujeitos mais inteligentes que eu conheço, ele fez isso no 7 período e tava querendo desistir faltando 1 período para ele apresentar o TCC e se formar porque não estava mais aguentando o estresse. O maluco simplesmente ficou calvo, começou a fumar, engordou e acho que estava até desenvolvendo depressão antes da gente conseguir encorajar ele a terminar o curso. Eu prefiro ganhar menos e manter minha sanidade.