Varios topicos discutem a importancia do Yahagi. Eu acho que se o Kishimoto não tivesse o Yahagi ajudando ele. Provavelmente Naruto seria um Samurai 8 ou Boruto. E teria sido cancelado nos primeiros capítulos.
Acho que o sucesso de Kishimoto se deveu a três fatores: inicialmente ele tinha um monte de ideias originais, um mundo interessante com muito potencial (que nunca foi totalmente explorado já que a história acabou ficando extremamente centrada em Konoha) e alguns editores influentes que ajudaram a limar as ideias mais fracas de Kishi.
Eventualmente, Kishi simplesmente ficou sem gás e todo vilão novo virou um spammer de Rinnegan/Mokuton/Sharingan, sem nenhum poder novo interessante sendo introduzido. Todos os novatos, exceto Sasuke e Naruto, se tornaram meros NPCs sem poder ou relevância para fazer qualquer coisa. O conflito entre Naruto e Sasuke ficou tão forçado que precisou de Sasuke ser constantemente manipulado, profecias bobas e ter a personalidade toda hora mudada. Kishimoto querendo fazer Sasuke e Sakura ficar juntos no fim. Mas colocando o Sasuke para tentar matar Sakura no meio da historia. Itachi um vilão sendo transformado em Heroi em um retcon forçado.
O genocidio do Clan Uchiha sendo defendido etc.
Provavelmente Kishimoto e o manga de Naruto se tornaram tão famosos e influentes que seus novos editores tinham medo de contrariá-lo.
Revisitando o mangá de Kishimoto e Naruto depois de um tempo, a sensação que fica é que havia uma história clara, coesa e agradável, lutas bem construídas e um plano definido até o Arco Pain. Depois disso, as coisas desmoronaram. Principalmente no Arco da Guerra.
Naquela época, cada arco e história pareciam bem planejados e interligados, e os personagens eram coesos.
Yahagi, foi definitivamente editor mais importante de Kishimoto, o ajudou ao longo da Parte 1 e da primeira metade da Parte 2. Ele que criou ou pelo menos praticamente obrigou Kishimoto a criar Sasuke e Sakura, o Exame Chunin e influenciou fortemente o desenvolvimento do mangá. Para se ter uma ideia. Naruto era para ser uma Raposa. O Hiruzen era um Cachorro e o Haku um urso. Yahagi obrigou o Kishimoto a mudar tudo isso.
Ele ajudou a refinar muitas das ideias de Kishimoto. Ele deixou o mangá após a morte de Itachi. A qualidade do mangá definitivamente caiu após o Arco Pain. Quando Kishimoto passou a escrever sozinho sem a influencia de Yahagi.
[/quote]
E o plano do Yahagi era sair de Naruto ainda no arco da Tsunade. Mas ele ficou até a morte do Itachi para ajudar o Kishimoto e provavelmente deixou pronto todo o arco do Pain para Kishimoto desenhar. Já imaginou se ele tivesse saído ainda na parte 1?