Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 EmptyBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3

more_horiz
Quando se fala em Bleach no contexto do bom, velho e saudoso Big-3, colocações costumam ser negativas, geralmente recordando da queda de audiência que sofreu perante os demais, coisa e tal. Mas algo positivo que vejo ser bem relatado é que Bleach foi o mais INFLUENTE dentre os 3, tendo inspirado muitas obras vindouras da posteridade.

Os exemplos mais proeminentes a se citar agora, já devem saber. Simplesmente os Shonens de nova geração mais famosos do momento: Kimetsu no Yaiba e principalmente Jujutsu Kaisen.


Mas já cheguei a notar certas similaridades com outras grandes obras, como Atack on Titan e Soul Eater. Na real, Bleach já chegou ter enorme influência até mesmo sobre seu contemporâneo Death Note (assunto pra outro tópico, talvez).

Esse é sem dúvida um dos méritos do mangá em relação aos outros dois da categoria. É comum ouvir dizer que é oque tinha a melhor arte dentre os três, também.

Enfim, alguém sabe de mais mangás que parecem ter sido inspirados por Bleach?

descriptionBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 EmptyRe: Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3

more_horiz
Não é, Naruto é a série mais influente entre o antigo Big 3. Não só nesse sentido de autores que afirmaram ter sido influênciados pela série, mas principalmente, na maneira de contar a história, Naruto consagrou a forma atual de humanização de vilões/antagonistas aplicada e abusada nos Shonen atuais (vulgo, passado triste). No entanto, é muito digno de nota como Bleach é muito mais influente do que One Piece, acho que eu nunca vi um mangaká citar One Piece como fonte de inspiração ou aplicar algum elemento marcante de One Piece, talvez só Toriko.

descriptionBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 EmptyRe: Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3

more_horiz
Ah é? Teria alguma fonte concisa pra validar essa afirmação?
Nunca notei essa tal influência de Naruto em outras obras e se realmente aconteceu, foi negativo. Essa humanização de vilões é uma das coisas mais tediosas de lá, sendo que até os mais perversos se convertem e ficam bonzinhos do nada, algo muito repetitivo e despropositado.

Enfim, em tudo quanto é canal de crítica animangás é praticamente consenso que Bleach foi o mais influente do Big-3, no que concerne a ter inspirado outras obras, é claro. Não em audiência e consumo como um todo, pois nisso ficou um tanto abaixo de Naruto e One Piece, mas por puro descuido do Kubo.

A propósito, é muito comum vê-los já se questionando o porquê de Bleach ter sido tão inspirador, já partindo da premissa da certeza desse fato.



Eu acho que isso se deve àquela temática espiritual, vida pós-morte e ao estilo samurai que são temas muito comuns no mundo animangá em geral. Hoje muito se fala na influência posterior que teve sobre os atuais, como Kimetsu e Jujutsu; mas, como eu já disse, Bleach teve também influência sobre mangás contemporâneos a si. Sobre o já citado Death Note, fato estarrecedor e pouco conhecido é que o dedign dos Shinigamis de lá foram totalmente alterados só por causa de Bleach.

Reiterando até oque eu já disse antes, o termo "Shinigami" (Deus da Morte) é um tanto comum na cultura japonesa e parece recorrente em muitos animangás.

descriptionBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 EmptyRe: Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3

more_horiz
Então o que você está dizendo é que Bleach pegou carona de elementos muito utilizados da cultura japonesa. Não li nada de mérito próprio além de ter mesclado os elementos comuns. Não é como se Kubo tivesse iniciado em Bleach um conceito mesmo que enfadonho mas que seria copiado como tendência de uma geração como, por exemplo, um perfil de vilão "owwwwnnn ninguém sabe do meu passado".

descriptionBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 EmptyRe: Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3

more_horiz
mais inspirador kkkk, forçou

descriptionBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 EmptyRe: Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3

more_horiz
Bleach não é o mais influente, ele simplesmente segue um padrão que já era bem estabelecido.

descriptionBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 EmptyRe: Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3

more_horiz
Eumenes escreveu:
Ah é? Teria alguma fonte concisa pra validar essa afirmação?
Nunca notei essa tal influência de Naruto em outras obras e se realmente aconteceu, foi negativo. Essa humanização de vilões é uma das coisas mais tediosas de lá, sendo que até os mais perversos se convertem e ficam bonzinhos do nada, algo muito repetitivo e despropositado.

Enfim, em tudo quanto é canal de crítica animangás é praticamente consenso que Bleach foi o mais influente do Big-3, no que concerne a ter inspirado outras obras, é claro. Não em audiência e consumo como um todo, pois nisso ficou um tanto abaixo de Naruto e One Piece, mas por puro descuido do Kubo.

A propósito, é muito comum vê-los já se questionando o porquê de Bleach ter sido tão inspirador, já partindo da premissa da certeza desse fato.



Eu acho que isso se deve àquela temática espiritual, vida pós-morte e ao estilo samurai que são temas muito comuns no mundo animangá em geral. Hoje muito se fala na influência posterior que teve sobre os atuais, como Kimetsu e Jujutsu; mas, como eu já disse, Bleach teve também influência sobre mangás contemporâneos a si. 

Só procurar as fontes do vídeo que você postou, esses mangaká também citaram Naruto como influência. 

A influência de Naruto na indústria atual é obvia, não só nessa questão da humanização dos vilões, mas até na configuração dos elencos principais (protagonista-rival-mestre-garota), até mesmo a personalidade padrão dos elencos principais (protagonista emocionado e cabeça quente/rival frio e calculista/mestre fodão/garota soft tsundere).

A questão da racionalização do sistema de podereses é outra tendência iniciada pelo Kishimoto nos mangá shonen que basicamente se tornou quase uma regra nos atuais, enquanto os sistemas de podereses como o de Bleach e One Piece baseados em algum tipo de regra são minória. 

Indepente da influência do Kishimoto se mostra positiva ou negativa (eu mesmo acredito que os autores atuais fazem um péssimo uso da maioria desses tropos que Naruto estabeleceu), ela é a mais forte e aparente na industria. 

Sobre o já citado Death Note, fato estarrecedor e pouco conhecido é que o dedign dos Shinigamis de lá foram totalmente alterados só por causa de Bleach.

Não sei de onde você tirou essa informação, mas não faz qualquer sentido. Isso era um Shinigami em Yu Yu Hakusho:

Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 Bf5f995201733e4ce0b68b05ec2d6823

Kubo não reinventou o design dos Shinigami. 

VastoLorde escreveu:
Então o que você está dizendo é que Bleach pegou carona de elementos muito utilizados da cultura japonesa. Não li nada de mérito próprio além de ter mesclado os elementos comuns. Não é como se Kubo tivesse iniciado em Bleach um conceito mesmo que enfadonho mas que seria copiado como tendência de uma geração como, por exemplo, um perfil de vilão "owwwwnnn ninguém sabe do meu passado".

Ele inventou pelo menos dois conceitos, que são os que os autores no vídeos que o Eumenes postou citam como influência. 

Transforma os grupos das séries em organizações miliares com capitão, vice-capitão, etc.

Esse tropo do personagem tipo o Zaraki. (Não foi ele que inventou, mas foi quem popularizou)

descriptionBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 EmptyRe: Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3

more_horiz
Sobre 'shinigamis' em geral, esses tais "deuses-da-morte" são entidades extremamente vagas e sem forma definida na cultura nipo. Nos próprios animangás eles têm as mais diversificadas formas e poderes. Achei falho você citar essa tal shinigami de kinomo do YuYu Hakushô - por mais que eu saiba que ela foi inspiração primordial pra Rukia - partindo da premissa de que essa seja essa alguma aparência-padrão deles.

Deve estar esquecendo que houve um tal shinigami em Naruto, também:

Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 8557637beafd6f86d8dc5a5b543bcd27
Nada condicente, né? O fantasma do Shiki Fuujin nem sequer personagem é.

Sem falar das Mortal Deities do fatídico Death Note, um mangá pseudo-shonen em que Shinigamis são tão proeminentes quanto em Bleach:

Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 Can-ben-turn-into-a-shinigami-v0-05unw9mm78bb1

((A propósito, claramente envolve mundos de plano-astral de vida além-morte e, ironicamente ou não, o mundo desolado dos Shinigamis de Death Note assemelha-se muito ao Hueco Mundo dos Hollows de Bleach))

Mais uma coisa interessante que já citei antes e agora enfatizo. Bleach teve profundo impacto sobre Death Note que estava sendo publicado na mesma época.
De início era pro design dos Shinigamis ser bem mais humano, mas só por causa de Bleach que estava sendo publicado com sucesso na mesma época, resolveram alterar o design deles pra aquelas aparências monstruosas e grotescas que conhecemos até hoje. E acho que ficou bem melhor e visualmente mais chamativo.

Não da pra negar que foi uma imensa mudança gráfica que Bleach ocasionou em Death Note. Só pra constar, segue abaixo uma representação artística (tirada de algum ArtBook) de como Ryuuk, Shinigami-protagonista, se pareceria se não fosse tal alteração no design:

Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 Ryuk-death-note-human

É esse o sentido de influência em questão aqui, ter impactado outras obras. Muito já se fala sobre Bleach ter sido o "pai da next-gen", mas também teve impacto em mangás contemporâneos a si, publicados na mesma época.

descriptionBleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 EmptyRe: Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3

more_horiz
Não disse que essa é a aparência padrão dos Shinigami no imaginário japonês, mas sim que Kubo não criou ou mesmo popularizou a imagem do shinigami como um ser humano usando um kimono, ela já existia em outras obras famosas, citei Yu Yu Hakusho porque é uma obra que o Kubo diz abertamente que inspirou ele.  

Naruto também não criou ou popularizou a idéia de ninjas usando bandanas, embora provavelmente a maior parte do mundo ocidental vá achar que sim, ela já era bem consolidada no imaginário japonês:

Bleach e seus méritos: o mais INSPIRADOR do Big-3 G0036b_NinjaGaidenTrilogy.Camisa_v1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos