1) Ou você estuda para passar em concursos públicos, seja pra área jurídica ou militar. Só que, obviamente, os concursos de alto escalão são absurdamente difíceis e/ou alguns exigem curso superior. Muita gente tenta pra área militar.
Por outro lado, alguns concursos são fáceis e qualquer um passa. Não espere uma vida de luxo, o salário também não vai ser grandes merda provavelmente, mas talvez seja melhor do que um emprego random.
2) Ou você faz um curso técnico de 2 anos e tenta achar um nicho onde você ganhará salários extremamente acima da média. Por exemplo, na minha cidade, vejo técnicos em qualquer modalidade industrial (mecânica, eletrotécnica, etc.) que trabalham na área offshore (embarcado em regime 15-15) tirando 8k por mês.
Essa opção também melhora suas opções pra concursos públicos, já que você passa a ter mais vagas e os salários são melhores. Por exemplo, um técnico em mecânica na Petrobrás ganha bem. Também conheço técnicos de enfermagem na minha cidade que dizem que trabalham 40h na semana e ganham 4k por mês, oq é meio meh, mas pode ou não ser melhor q teu ofício atual.
3) Faz um curso superior que tenha bons salários e demanda na tua área. Uma boa opção é algum relacionado à tecnologia, tipo desenvolvimento de softwares e sistemas de informação, que são mais fáceis de se passar no vestibular ou mais acessíveis no particular. Além da crescente demanda.
Aí você pode ou fazer concurso público pra tua área, ou vai na iniciativa privada mesmo. Se quiser fazer concursos tops precisa ter curso superior também, então isso ajuda bastante.
4) Tenta a sorte e empreende, mas as chances de dar merda são altas, principalmente pra quem não tem muita experiência ou inteligência financeira. O que eu conheço de gente que se fudeu fazendo isso pq não sabe fazer fluxo e reserva de caixa e ficou com uma dívida exorbitante...
Interessante que, se você tiver algum nicho específico (seja como técnico ou curso superior), fica mais fácil de empreender, já que você vai ter conhecimento sobre um nicho específico, às vezes tu arruma um networking pra fazer uma sociedade anom., além de ter mais capital pra investir e etc.