É um bom vídeo, embora eu discorde de alguns pontos.
Eu não sei a necessidade das pessoas se identificarem com personagem em cada filme que tem, mas embora seja bom, não é algo mandatório ou que precisa ter em todos os fiilmes. Eu desgosto muito quando mudam a aparência de um personagem, pois quando trazem o personagem pro cinema é a representação dele, os fãs criam expectativa.
No próprio caso do Percy Jackson, o Percy loiro e tão claro me incomodou muito mais que a Annabeth, mas os dois me incomodaram. Era a série de livros que eu mais gostava na adolescência, então quando trazem pra série e eu gostaria muito de ver uma representação fiel, eles pegam os dois protagonistas e mudam a aparência... É decepcionante.
Eu que comecei pelos filmes de Harry Potter acho ok, mas se tivesse lido os livros primeiro acharia decepcionante o Harry não ter o cabelo bagunçado, já a cor dos olhos é o de menos, pois se destaca muito pouco, até pela qualidade da época e iluminação do filme.
Então o cara não avaliou a questão da expectativa, quando se vai ver uma série querida pelos fãs, eles colocam expectativas nisso. Eu aposto que se for uma pessoa normal, não militante, vai preferir que o personagem se mantenha fiel do que mude a aparência pra se adequar a do expectador.
Ele pega um quadro de porcentagem e mostra por pouquíssimo tempo, mas joga a porcentagem de etnias dos EUA (onde são produzidos) e vê que a relação é bem aproximada.
Basicamente ele está fazendo uma "EUAcentralização", na qual, assim como qualquer norte americano de lá, pensa que eles são basicamente o mundo e portanto ele quer que os EUA represente o mundo, mesmo quando a maioria dos heróis é oriundo de lá.
Tem um monte de indiano em Bollywood e praticamente só japoneses nos animes ou doramas. O cara simplesmente quer que seja balanceado ou próximo disso a porcentagem de personagens de um local onde não é balanceado a divisão entre etnias? Não faz sentido, ninguém vai ver um dorama e fica reclamando que tem muito japonês, poucos brancos ou negros.
E o pessoal reclama mais quando trocam a cor pelos motivos de ser a coisa mais aparente e, claro, não vou invalidar o preconceito que existe, então ele foi certo em abordar esse ponto, mas o preconceito não é a regra, isso é bem observado quando vê que todo mundo mete o pau naquele superman cabeludo do Nicolas Cage que nem chegou a existir ou naquela branca de neve que é morena, mas poucos metem o pau no Aquaman do Jason Momoa, que é mais moreno.
Obs :
Eu talvez só fosse me incomodar com a questão de representação se fosse ruivo, que já são poucos personagens e...
Também esqueci de mencionar o caso da MJ de homem aranha... Ela não é a Mary Jane, mesmo que seja uma referência, é outra personagem e é uma boa personagem.