Eu acredito que a maioria desses personagens só entraram na história para assumir um papel de coadjuvante no arco do Exame Chuunin e nada mais. Nada garante que o autor pretendia transformá-los em coadjuvantes fixos durante toda a história. Inclusive, se for analisar este único arco, a maioria deles teve um bom aproveitamento, até por isso que se tornaram muito queridos pelo público.
O Neji e o Rock Lee foram ótimos coadjuvantes naquele arco. Faziam parte da subtrama de “talento vs trabalho duro”, tiveram seus passados explorados, possuíam motivações claras, traços característicos e fizeram bem seu papel de aliado ou obstáculo para os protagonistas. O Neji, inclusive, sofre uma mudança clara do início para o final do arco. Eles até possuem um envolvimento bem forte com os protagonistas, com Neji sendo um obstáculo para o Naruto e Rock Lee sendo um obstáculo para o Sasuke, isso sem entrar no mérito de que seus professores também estavam envolvidos. O Kishimoto só falhou com a Tenten, que foi facilmente a pior coadjuvante do arco no que diz respeito aos 11 da Folha. Ele poderia transformá-la em um obstáculo para a Sakura superar, já que ela também é a co-protagonista com o pior desenvolvimento.
O Time 10 também é bem aproveitado em sua maioria. Conseguimos ter um bom conhecimento do Shikamaru apenas com este arco e ele foi um ótimo aliado do início ao fim do arco, começando a assumir esse papel na Floresta da Morte e terminando apenas no Esmagamento da Folha. Já a Ino serviu para preencher a trama da Sakura, além de ter sido um obstáculo para ela nas Preliminares. O Chouji foi o único que teve pouco destaque.
E mesmo o Time 8, que foi o menos desenvolvido, teve um papel bem definido. O Kiba foi um obstáculo para o Naruto. A Hinata preencheu a trama do Neji, que tinha maior importância naquele momento da trama. O Shino, apesar de ser o menos aproveitado do trio, fez sua função de aliado ao final do arco.
O ponto é que muitos desses personagens provavelmente só teriam um papel de coadjuvante durante este arco, não sendo mais tão relevantes para o resto da história, apenas em momentos pontuais. O ideal seria analisar o aproveitamento deles em arcos específicos onde foi proposto que eles deveriam ter alguma função…
Na Missão de Resgate do Sasuke, acho que todos os coadjuvantes fizeram bem o seu papel. Podemos ver a evolução de Shikamaru, Neji e Gaara de maneira bem clara. Chouji, que teve um destaque inferior aos demais no Exame Chuunin, foi bem melhor desenvolvido aqui. Enquanto isso, todos os outros coadjuvantes do arco tiveram aproveitamento satisfatório para a função que desempenhavam. O Kishimoto só falhou em excluir a Sakura deste arco, já que, em teoria, ela deveria ser uma co-protagonista ou, no mínimo, uma coadjuvante mais relevante que todos esses outros.
No Resgate do Kazekage, os únicos personagens sujeitos a serem coadjuvantes dos 11 da Folha são Neji, Rock Lee e Tenten. Todos tiveram um péssimo aproveitamento ao meu ver. Mas eles não voltam a receber uma função tão relevante depois disso… se considerar a obra no geral, considerando apenas os arcos que eles foram propostos a ter alguma relevância, considero que Neji teve o melhor desenvolvimento, do início ao fim, ainda que uma queda de qualidade no final. Lee teve um ótimo início de desenvolvimento, mas perdeu a qualidade do meio para o final. Enquanto a Tenten sempre foi péssima.
O Time 10 já foi melhor aproveitado no geral. Shikamaru e Ino são melhores aproveitados no início, mas Chouji os acompanha no arco do Resgate do Sasuke. Eles voltam a ser coadjuvantes no arco dos imortais, onde considero que apenas Shikamaru teve um bom desenvolvimento, mas Ino e Chouji voltam a ter um bom destaque para coadjuvantes durante a guerra, então eles foram bem aproveitados no geral.
Já o Time 8 é realmente triste, mas… o Kiba provavelmente nunca foi sujeito a ser mais do que um coadjuvante comum e considerando os únicos arcos que ele foi proposto a ter alguma função, ele teve o aproveitamento necessário. Idem sobre o Shino. Já a Hinata é melhor desenvolvida que seus companheiros… ela começa como uma pessoa tímida e insegura que tinha grande admiração pelo Naruto, além de apoiar a trama inicial do Neji. Ela evolui para alguém que realmente ama o Naruto e até enfrenta um inimigo para salvá-lo, que é o ponto alto no desenvolvimento dela e apesar de até ter algum desenvolvimento depois disso, o Kishimoto só falhou em desenvolver a dinâmica entre ela e o Naruto para tornar as coisas mais interessantes.
De qualquer forma, o Shikamaru é o melhor coadjuvante, de fato, sendo o único que é bem desenvolvido em todos momentos que a obra sugere que ele deve fazer essa função. Nota 9.0, eu diria.
Neji e Rock Lee tem pontos altos no início de seus desenvolvimentos, mas pontos baixos do meio para o fim. Eu diria que foram coadjuvantes medianos se considerar o desenvolvimento que eles tiveram do início ao fim. Ino, Chouji e Hinata ficariam no mesmo nível, nunca recebendo um desenvolvimento tão profundo quanto os outros dois tiveram no início, mas também nunca reduziram além do proposto. Nota 6.0 para Chouji e Ino, Nota 7.0 para Lee e Hinata e Nota 8.0 para Neji.
Já Kiba e Shino são coadjuvantes comuns que cumprem sua função quando aparecem, enquanto Tenten é a única coadjuvante realmente ruim que sequer cumpre a sua função quando aparece. Nota 5.0 para Kiba e Shino, Nota 2.0 para Tenten.
No que diz respeito à Sakura, ela seria tão boa quanto o Shikamaru se fosse uma coadjuvante, mas ela deveria ser uma co-protagonista, então fica bem pior ao meu ver, mas ela merece um tópico apenas dela.