@ShinobinoKami Na época da Soul Society, o Mayuri tinha uma retratação mais justa em termos de força. O plano com os homens-bombas dele foram superados pelo escudo na Orihime e, depois, o capitão em si foi derrotado pelo Uryu, que precisou fazer um sacrifício, mas o massacrou com o pico de poder quincy. Na Guera de 100 Anos, o Mayuri, com seus experimentos e drogas, derrotou 3 capitães e 1 tenente sob o controle da Gigi sem nenhum esforço de verdade. Eu tenho impressão que o Kubo foi se afeiçoando muito ao personagem ao longo do tempo, por isso ele foi se tornando mais forte ao longo dos arcos.
No arco Voltando o Pêndulo, é contextualizado que o Mayuri era um prisioneiro que o Urahara libertou da prisão para trabalhar para ele, então ele já foi visto como criminoso pela Soul Society por suas ações em algum momento, mas desde que virou capitão ele tem carta branca para fazer coisas terríveis "em nome da ciência" mesmo. Como se não bastasse ele ser sádico e amar ver suas vítimas sofrerem, ele ainda fica espancando a tentente dele a troco de nada, que é uma das coisas mais que me irrita de ver.
Mayuri tá tão poderoso no arco final que a Shikai dele conseguiu imobilizar o Zaraki relavativamente fácil. É claro que, no contexto da narrativa, ele fez isso para "salvar" o Kenpaichi da morte. Ainda assim, isso já estabelece que o Mayuri é um dos poucos capitães capazes de derrotar o Kenpaichi. O Mayuri foi de um capitão estompado pelo Uryu para um capitão com potencial de derrotar o Kenpaichi... e ele ainda conta com o coringa narrativo de tirar qualquer droga ou equipamento do nariz e dizer que estava carregando isso por ser alguém precavido.