Ambos possuem suas vantagens e desvantagens, como o Longevo já mencionou.
Magen: Gama Rinshou
→ É exclusivo de Fukasaku e Shima, embora possa ser aprendido com anos de treinamento.
→ Requer um mínimo de dois usuários para ser executado, embora possa ser utilizado por mais (ex.: 3, 4, etc.)
→ É um som que só pode ser produzido pelas cordas vocais dos sapos, então humanos não podem utilizar.
→ É baseado em som, que é o tipo de genjutsu mais problemático de acordo com o Shikamaru, uma vez que os usuários podem manter a distância e lançá-lo enquanto ainda estão ocultos, sem que a vítima saiba quando ou onde o oponente lançará a ilusão.
→ Requer um tempo de preparação, seja para os sapos sincronizarem a melodia (Jiraiya vs. Pain) ou para acumular chakra Senjutsu (Naruto vs. Pain).
→ Por ser baseado em som e por levar um tempo para fazer efeito, o oponente pode ser capaz de localizar o usuário e impedi-lo de concluir o genjutsu.
→ Uma vez lançado, é capaz de capturar qualquer um que ouvir a melodia, mesmo se existem vários alvos.
→ Depois de utilizada, as gargantas dos sapos ficam estressadas, então a técnica não pode ser reproduzida novamente tão cedo.
Tsukuyomi
→ É, até onde se sabe, exclusivo do Itachi.
→ É considerado como um dos genjutsus mais poderosos do mundo.
→ Pode controlar a percepção de tempo da vítima.
→ Requer o Mangekyou Sharingan para ser executado, então os olhos do usuário e da vítima precisam se encontrar.
→ Faz efeito muito rápido, então não é possível neutralizá-lo com um Genjutsu: Kai.
→ O seu efeito é forte o suficiente para destruir o espírito da vítima, causando um dano psicológico tão grande e deixando-a em um estado de coma que só podia ser revertido pelo Ninjutsu Médico da Tsunade (melhor ninja médica do mundo).
→ Pode ser quebrado por um usuário do Sharingan habilidoso.
→ Consome uma grande quantidade de chakra e causa um grande estresse nos olhos do usuário, além de contribuir para a cegueira do Mangekyou Sharingan, o que pode prejudicar o desempenho do usuário se a técnica não encerrar o combate.
É bem na linha de raciocínio comentada pelo Longevo. O melhor genjutsu vai depender muito da situação. O Gama Rinshou pode ser mais adequado quando é necessário lidar com vários adversários de uma só vez ou quando o usuário prefere manter um combate à distância, mas não perde a eficiência se for necessário enfrentar um único adversário no combate direto. Por outro lado, requer dois usuários para ser executada, então basta lidar com um para interromper o genjutsu. Além disso, não causa danos psicológicos, simplesmente imobilizando o alvo, então alguém de fora, que por algum motivo não caiu na ilusão, pode apenas usar um “Genjutsu: Kai” na vítima.
Já o Tsukuyomi perde um pouco da sua eficiência contra múltiplos adversários, além de não ter uma grande utilidade em longa distância, já que a vítima não deve ser capaz de ver os olhos do usuário, o que potencialmente irá forçar o usuário a lutar na curta distância buscando meios de cruzar seus olhos com os olhos da vítima. Por outro lado, causa um dano psicológico devastador e só pode ser quebrado por um grupo muito seleto de ninjas, além de ser tão rápido que nem o Genjutsu: Kai é efetivo.
Os dois são muito bons, praticamente no mesmo nível, mas acho que o Tsukuyomi é o “mais poderoso” por assim dizer, embora o Gama Rinshou pode ser o mais efetivo em situações diversas.