É fácil se perder em argumentos quando falamos de um personagem como o Minato. No entanto, afirmar que ele é "inútil" ou que sua presença não faz diferença ao longo dos 700 capítulos de Naruto é ignorar o impacto significativo que ele teve, tanto em termos de história quanto no desenvolvimento de outros personagens.
Vamos falar do básico:
- Minato desempenha um papel vital ao salvar Kushina de uma "armadilha planejada" por Kumogakure. Sem a intervenção de Minato, a ruiva poderia ter sido capturada e o Kurama poderia ter caído nas mãos de inimigos, o que teria sido um grande risco para toda a Vila da Folha.
- Yondaime também foi o responsável por salvar a vila da destruição durante o ataque da Kyuubi. Claro, alguém poderia argumentar que foi ele quem selou a Nove-Caudas dentro de Naruto, levando o garoto a ter uma vida complicada. Mas, sem Minato, a vila teria sido destruída, e não teríamos sequer uma história para seguir.
- Se Minato não tivesse criado o Rasengan, Naruto e outros personagens não teriam essa habilidade à disposição, o que mudaria significativamente a dinâmica de combate.
- etc.
Ele teve falhas, claro. Quem não tem? Isso só mostra que ele não é perfeito.
Então, dizer que Minato não faz diferença ou que é inútil é simplesmente não levar em consideração tudo que ele impactou. Se ele não integrasse o elenco, provavelmente teríamos uma história completamente diferente como Omegão explicou acima, e muitos dos eventos cruciais simplesmente não teriam acontecido da mesma forma.
No fim, talvez o "cidadão" esteja apenas descontando suas frustrações de forma exagerada.