Victor escreveu: Bem, o Kishimoto provavelmente não teve tempo para explorá-la pois ela não era o foco da obra
Nossa eu discordo muito dessa justificativa por um único motivo: Gai
Um personagem totalmente irrelevante pro mangá, não tem relação alguma com o plot principal ou seu enredo e foi extremamente explorado pelo autor, principalmente em Taijutsu.
Se todo destaque dado ao Gai fosse da Tsunade faria muito mais sentido pela posição dela, ninguém iria questionar o descaso de Kishimoto com Kunoichis ou uma Hokage que não luta.
A exploração de Gai sequer fez algum sentido narrativo no mangá, o personagem que marcou e se tornou querido por todos logo no clássico foi Lee, diferente de Naruto e Gaara o Lee ficou para trás como coadjuvante do seu professor, a exploração do Gai é tão patética que faltando 10 capítulos para o mangá acabar Kishimoto teve que inventar um flashback para justificar a aparição do personagem.
Então não, não foi falta de tempo, e sim de vontade e saber ser coerente em uma narrativa, não existe colocar uma personagem no maior cargo de importância da vila que é o maior sonho do protagonista e deixar ela com menos destaque que um random que o maior enredo é ser amigo do Kakashi.