Justinboll escreveu: “Jardim de Infância” é coisa moderna, capaz de nem os idosos de hoje terem recebido uma educação no nível que existe hoje em dia, especialmente aqueles que eram das classes baixas. Isso que estamos falando sobre a educação de meio século pra trás, agora multiplica isso por dez e chegamos na época dos ninjas: meio milênio atrás.
Uma grande evidência disso é o hospital psiquiátrico fundado pela Sakura e Ino após a última guerra, onde, antes, os danos mentais aparentemente sequer eram considerados importantes. No entanto, acredito que, para termos uma noção real de como era a educação em Naruto, podemos usar o feudalismo como referência. Usando isso como métrica, podemos dizer que a educação era limitada e restrita a certos grupos sociais, e que a maior parte da população seria analfabeta (o que eu não acredito, pois acho que em Naruto todos sabem ao menos ler e escrever). As pessoas fora da vida militar aprendiam habilidades específicas e práticas dentro da função de sua família, como no caso de práticas agrícolas, por exemplo. Em comparação ao mundo real, onde a educação era controlada pela Igreja, no universo de Naruto, podemos dizer que ela era controlada pelos militares.
Acredito que uma das evidências disso seja o Denki, por exemplo, que, como herdeiro, foi para a Academia Ninja por "opção".