Na verdade toda desgraça de Naruto começou após o arco Pain. Acho que está na hora de vocês perceberem algo. O mangá deveria ter acabado no Arco Pain.
Com Sasuke matando Itachi, concluindo sua vingança e retornando para a vila, e Naruto derrotando Pain, sendo reconhecido e se tornando Hokage, a história seria completa e poderia acabar facilmente naquele ponto.
Mas Kishimoto foi obrigado a prolongar o mangá, por causa do sucesso financeiro, e tomou algumas medidas para estender artificialmente a historia.
Por exemplo, Kishimoto criou o Retcon do Itachi para dar um novo objetivo a Sasuke, colocá-lo contra a vila, criar um pouco mais de drama e fazer um Sasuke x Naruto 2.0.
O arco da guerra foi, na maior parte, filler.
Kishimoto não tinha personagens suficientes para criar uma guerra e não queria se dar ao trabalho de criar e desenvolver novos personagens e inimigos.
Então, ele usou o Edo Tensei para trazer de volta literalmente todos os mortos e criou um exercito de Zetsus inúteis para prolongar o mangá por mais uns cem capítulos.
Kishimoto aproveitou esses Edos para fechar a historia de vários personagens secundários que haviam sumido a muito tempo como Choji, Kankuro, Gaara, Sai e alguns novos como Mifune e Darui. Além de tentar dar um pouco mais de destaque ao Naruto.
Mais essa parte do manga foi tão chata e as lutas possuíam tão pouca qualidade que provavelmente os editores disseram para o Kishimoto que a guerra estava ruim e para ele parar de perder tempo nessas lutas "fillers".Então Kishimoto resolveu ir logo para a parte principal e trazer Edo Madara de uma vez, fazer Sasuke retornar e se encontrar com o Itachi, revelar a identidade de Tobi, Sasuke reviver os Hokages e ir para a guerra etc.
Por isso Kishimoto abandonou sem mais nem menos personagens como Hizashi que provavelmente teria algum encontro com Neji ou a Hinata.