Hajime no Ippo não tem super poderes. Tenta ter realismo, ou até menos, visto que já houve lutas de até 14 rounds com lutadores surrados e exaustos. Explosões de adrenalina e até mortes ocorreram no final de longas lutas.
Todas as interações entre os personagens são boas e engraçadas, nada muito forçado ou irreal. As dinâmicas do grupo são como eu e você interagimos com amigos mais próximos, permitindo que você se identifique e se sinta parte daquilo. As brincadeiras são ótimas. Alguns episódios não estão relacionados ao boxe e são pura comédia; acredite em mim, muitos desses são dos melhores e super legalzinhos de assistir, ao contrário de outros animes que parecem forçados.
Todos os meus amigos e pessoas que são fãs de Hajime no Ippo costumam colocá-lo entre os três melhores animes ou mangás favoritos. Uma parte considerável dos fãs ao redor do mundo usou a série como inspiração para ir a academias, mudar rotinas ou fazer novas amizades.
Os personagens de não são como ninjas, jogadores de Blue Locke Kuroko no Basket, piratas, magos e shinigamis, onde suas únicas preocupações são essas "profissões" em si. Eles têm contas a pagar, despesas, famílias para sustentar, crushs, e muitos precisam de empregos além do boxe para complementar a renda. Isso traz identificação e um aspecto de realismo.
Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, e as histórias são ricas. Você aprende bastante sobre a vida e muitos episódios conseguem emocionar, eu mesmo algumas vezes revi alguma cenas só para sentir essas emoções.
As lutas são são excelentes. Há muitas reviravoltas, mas alguma coerência, pois no boxe já houveram várias reviravoltas no mundo real.