ShinobinoKami escreveu:
Cara, nesse mesmo diálogo Kakashi deixa a entender que ele está falando sobre si mesmo quando explica para o Sasuke porque não adianta buscar vingança. Lembra? O sentimento vingativo é regra no mundo ninja, isso não é considerado um desvio moral, já era assim na Parte 1, então Kakashi passa apenas seu ponto de vista para o Sasuke traçando um paralelo entre eles.
Não há no mundo ninja a idéia de que vingar seus companheiros é algo ruim. A Tsunade não diz para o Shikamaru não buscar vingança porque é errado, antes de ser desautorizada pelo Kakashi. Ela usa um argumento lógico, se ele for atrás de vingança vai morrer porque é mais fraco do que a dupla.
Se fosse verdade que os personagens já consideram a vingança ruim, o que supostamente teria tornado especial o Naruto abrir mão de se vingar de Pain?
Não. Kakashi deixa explícito para Sasuke que ele perdeu todos que amava e nao saiu em busca de vingança. Justamente por isso o susto de Sasuke. Qual o sentido de dizer "Eu me vinguei e não gostei"? Sasuke apenas poderia responder "Que bom para você, mas eu também quero ter o direito de me vingar igual você teve".
O argumento de Kakashi está totalmente baseado na lógica da primeira fase do mangá (lembre que toda a obra é desenvolvia aos poucos, Kishimoto e editores mudam coisas e as vezes contrariam o que já estava definido), em que os ninjas são apenas ferramentas (isso é literalmente o que Kakashi explica para a equipe 7 depois da luta com Zabuza. Parece que não tem espaço para vingança pessoal, pois a vingança deve ser de interesse da aldeia. Ninjas são ferramentas.
Além disso, ninguém mencionou o ponto que levantei no tópico: por que a Aldeia e seus ninjas não exigiram uma busca contínua e pesada de Itachi? Isso não é hipocrisia contra Sasuke? Até eu abandonaria uma Aldeia assim, qual o motivo de oferecer minha vida por um Estado desses?