A última discussão em que eu participei sobre este assunto, acabou gerando uma polêmica estratosférica, mas é detalhe ou discussão que eu acho importante trazer para ceio público de forma a ter os embates de opinião que possam trazer novas percepções ou a luz da problemática levantada. A vítima da discussão será o Hakke Sōjishi Hōgeki que é amplamente propagado como uma versão superior ou melhorada do Jūho Sōshiken por meio da influência do Chakra Hamura, uma técnica nova por assim dizer, mas vamos primeiro a uma análise da sua nomeclatura: "八卦双獅子崩撃" .
A construção desse kanji segue uma ordem hierárquica e descritiva. Começa com o conceito abstrato dos "oito trigramas", seguido pelo aspecto visual e simbólico (os "leões gêmeos") e finalizado pelo efeito do movimento (um "ataque destruidor"). O "Hakke" (八卦), uma adaptação conceitual do Ba Gua, refere-se a um estado mental ou criação mental de um círculo de adivinhação que diminui o atraso em seus movimentos, de forma automática e imediata, aos eventos da natureza ou, no caso da ficção, aos movimentos inimigos. Normalmente, é um kanji acrescido às nomenclaturas das técnicas de combate de alto nível do clã Hyūga. O "Sōjishi" (双獅子) é a forma como a técnica se apresenta visualmente, associando-a aos "Komainu" (leões-guardião), pares de estátuas comumente vistos na entrada de templos que simbolizam proteção espiritual e poder destrutivo contra o mal. Por fim, "Hōgeki" (崩撃) que se traduz como "Ataque Destruidor" ou "Ataque Desestruturador", com o kanji final reforçando a ideia de ser um movimento ou ação ofensiva objetivando atingir algo ou alguém.
O Kanji "崩" (ほう, Hō) não me traz espanto ou questionamento, porque essa discussão sobre o Jūho Sōshiken "absorver" ou "destruir" o sistema circulatório de chakra dos seus alvos onde toca já vem de muito antes. Na minha concepção, a nomenclatura só esta reforçando uma característica que o JS já possuía desde sempre. O que me causa estranheza, agora, é o 撃 (げき, Geki) que significa "Ataque", porque originalmente o Jūho Sōshiken não é uma ataque.
A técnica é um jutsu de moldagem de chakra que pode ser empregada de forma ofensiva, defensiva ou suplementar. Ofensiva por servir ao propósito de aumentar a potência dos golpes do usuário, bem como a capacidade de "destroçar" o sistema de chakra do alvo. Defensivo por serem massas sólidas de chakra que podem bloquear golpes ou ataques. Suplementar por aumentar o alcance dos golpes. Porém, a Hinata ao utilizar o poder do Hamura para alterar a sua técnica, transformou o JH em um técnica nomeada apenas como "ATAQUE"? Ou será que o HSH não é necessariamente uma nova técnica ou jutsu, mas refere-se a uma aplicação ofensiva de uma técnica pré-existente que é o Jūho Sōshiken? Isso é basicamente o que ocorre com o Chōdan Bakugeki, técnica em que o modo de chakra do Chōji é concentrado em um ataque direto.
Além disso, exceto pela representação visual do filme, não há detalhes ou insinuações em qualquer mídia de que o HSH é uma técnica modificada ou diferente do JH. É apenas o uso do JH para propósitos ofensivos recebendo uma nomenclatura oficial. Qual a opinião de vocês?