Jony escreveu: O que eu disse é por experiência, dados e estatísticas.
O que? A parte da produtividade dos trabalhadores de baixa qualificação aumentar quantos eles trabalham menos? Não existe nenhum dado ou estatística sobre isso, mas eu fui procurar pesquisas sobre o tema:
Empresa não pode simplesmente demitir o funcionário por baixo desempenho, pois a maioria dos funcionários tem baixo desempenho no Brasil.
Claro que podem, não só pode como fazem o tempo inteiro. Não sei de onde você tirou essa informação, mas mesmo que fosse verdadeira, as empresas não se baseiam em alguma idéia subjetiva de produtividade, elas estabelecem metas, os funcionários que não cumprem as metas são demitidos.
Fora que baixo desempenho não é motivo suficiente para justa causa.
Mesmo que não fosse (eu não sei se é, mas acho que é sim), baixo rendimento é a causa mais comum de demissões no Brasil:
O baixo desempenho do profissional na empresa é a principal causa de demissões no Brasil, segundo pesquisa da Robert Half. De acordo com o levantamento, 34% dos 100 diretores de recursos humanos entrevistados acreditam que o desempenho ruim é o fator decisivo na hora da demissão.Fonte: https://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/10/baixo-desempenho-e-o-principal-motivo-de-demissoes-diz-pesquisa.html
Vendedor precisa de bom humor para trabalhar e transmitir bons sinais corporais e tom de voz com o cliente. Bom estado mental, para ter inteligência em usar as palavras certas para conseguir a venda (muitas vezes ludibriando). Isso no final faz ele vender mais, com menos.
Vendedor precisa de bom humor para trabalhar e transmitir bons sinais corporais e tom de voz com o cliente. Bom estado mental, para ter inteligência em usar as palavras certas para conseguir a venda (muitas vezes ludibriando). Isso no final faz ele vender mais, com menos.
O que é irrelevante porque a quantidade de pessoas que ele pode atender diariamente continua a mesma. Ele teria que, na fração de um dia de trabalho, cobrir as perdas de um dia inteiro de trabalho.
Fora que, com diminuição da escala, ele vai vender do mesmo jeito, pois pessoas com mais tempo livre compram mais e não haveria tanta super lotação nos sábados, principalmente nos shoppings, seria distribuido de forma uniforme.
O que você está falando não faz sentido. A escala 6x1 é exatamente as pessoas trabalharem no Sábado, como o fim dela acabaria com a super lotação nos Sábados? Se a sua lógica se aplicasse, haveriam mais pessoas indo comprar nos sábados.
No mais, sua lógica não se aplica pois o salário das pessoas continuaria o mesmo, nem pessoas que trabalham 4x3 e recebem salários melhores saem semanalmente na Sexta, Sábado e Domingo, o limite é financeiro, não de tempo. As pessoas que trabalham na escala 6x1 continuam saindo nos Domingos, elas não são "fora" da economia.
As empresas estão com dificuldade de contratar e as pessoas no Brasil tem pedido muitas demissões, imagina o porquê?
As vagas ociosas no Brasil são vagas que exigem mão de obra qualificada, a taxa de desemprego no Brasil é de quase 10% exatamente por causa de pessoas com baixa qualificação (90% com Ensino Médio incompleto) que são as que precisam desse tipo de vaga que não exige educação formal ou experiência.
Seu pensamento também parece está desconectado da realidade. Você acha que as pessoas que aplicam para esses tipos de vagas, que são pessoas sem qualificação e sem experiência, ficam escolhendo onde vão trabalhar?
A propósito, só mais uma coisa, visto que gosta de citar vendedores. Eu te garanto que a maioria deles adoraria mais uma folga na semana, mesmo que fique mais difícil bater as metas (e não vai).
Folgas são remuneradas
@Jony. Ninguém perde dinheiro quando está de folga. Mesmo assim, todas as pessoas que trabalham como vendedoras no meu circulo social trabalham quando estão de folga. Talvez na sua visão de mundo o tempo livre seja mais valioso do que o dinheiro, mas no da maioria das pessoas que eu conheço não é.
Com fim dessa escala em dia, mais vagas de emprego precisarão ser geradas, mais dinheiro entrando na economia.
@Jony digamos que você está certo. Eu sou o dono do supermercado Casa do Leitão, acordo e vejo lá que acabou a escala 6x1, agora tem que ser 5x2. Eu faço as contas e vejo vou ter que aumentar minha equipe de 12 funcionários para 15 para compensar as horas perdidas.
Me diga meu rapaz, por que eu não vou reduzir o salário dos meus 12 funcionários para pagar o dos 3 funcionários novos? Ou não vou subir o preço dos produtos para compensar as novas despesas?
Agora, eu preciso de explicar o impacto que qualquer uma das duas medidas vai ter na economia?
Mas eu sou apenas um reles dono de supermercado de bairro. Imagine uma rede de hipermercados com 50 mil funcionários, que percebe que vai ter que aumentar a equipe para 60 mil.