Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

A favor ou contra o fim da escala 6x1 ?

+14
PedroLand
Narutoloco2000
MaioneseExcitada
Comando Delta
SirLongevo
Barba Branca
Gabriel
ShinobinoKami
pererecacomquiabo
Rin
Joe
Morghul
Jony
Comando Omega
18 participantes

descriptionA favor ou contra o fim da escala 6x1 ? - Página 2 EmptyRe: A favor ou contra o fim da escala 6x1 ?

more_horiz
pererecacomquiabo escreveu:
É muito triste ver que uma pessoa tão jovem sofreu uma lavagem cerebral tão severa a ponto de lutar ativamente contra os seus próprios direitos em nome de uma classe empresária abstrata e é mais triste saber que tem um monte de gente que pensa assim mesmo após toda a desgraça que ocorreu nos últimos últimos anos por causa do liberalismo

Discussão colateral, mas essa é uma lógica totalmente imbecil. 

É como se todos nós fossemos animais de uma fazendo e um porco propusesse colocar fogo na plantação do fazendeiro porque acredita ele está lhes dando menos farelo do que merecem, uma ovelha questionasse "mas se nós fizermos isso também não vamos todos passar fome? E o fazendeiro não pode simplesmente comprar comida para si na plantação do lado? No final, não vamos ser apenas nós que vamos passar fome?" e o porco respondesse "tá preocupado com o bem-estar do fazendeiro agora?"

Te explico porco, a ovelha percebeu que depois que a plantação pegar fogo o fazendeiro tem muito mais chances de sobreviver do que ela. O porco não está tentando foder o fazendeiro, ele está tentando foder ela.

descriptionA favor ou contra o fim da escala 6x1 ? - Página 2 EmptyRe: A favor ou contra o fim da escala 6x1 ?

more_horiz
Não é só comércio não. Maioria das indústrias para os peões é 6x1 também e é serviço pesado.

Lembro que aos 18 assinei contrato para trabalhar na Iveco, trabalhei um dia e no seguinte caí fora. Era 6x1 e tinha que ficar de 15 as 00, com 1 hora e 40 de almoço (que não é tempo livre igual ficar em casa, pois você fica "preso na empresa").

A realidade é que a maioria dos funcionários começam bem e passa um mês e ficam improdutivos, pois ficam muito cansados. Muitas empresas em vários países e inclusive o Brasil testaram a diminuição da carga horária e como resultado tiveram aumento na produção, pois o funcionário bem descansado e sem estresse, trabalha com mais afinco, se sente importante (isso é crucial para o ser humano) e tenta dar mais valor a empresa.

As pessoas que pensam que a produção vai diminuir são três casos:

1 - Autônomas: pessoas que são o próprio chefe, trabalham várias PARA SI MESMAS GANHANDO BEM, como o ser humano tem imensa dificuldade em enxergar a realidade pela perspectiva do outro, acha que todos os outros que não tankam essa escala ou maior, são vagabundos.
2 - Desempregados, adolescentes, pessoas que recebem vivem as custas dos outros ou do governo, pois nunca trabalharam e não sabem como é essa realidade. Muitos dos casos é pura malícia mesmo, pois o ser humano tem necessidade de inflar seu ego e uma maneira de alimenta-lo, é diminuir ou querer o mau para outro.

3 - Pessoas velhas que viveram em outro tempo, sem jogos, redes sociais, menos estudos, em geral muito menos entretenimento e demandas que hoje em dia, portanto realmente não precisavam de tanto tempo livre para ver a rua pela janela, conversar fiado, ir no churrasco e ver seus programas favoritos a noite.

Há vários instintos e pesquisas, depois eu trago os links (está chegando a hora da minha rankeada com meu timinho, e estou apaixonado na nova arminha 🥰) que dizem que a redução da escala para 5x2 só vai beneficiar a economia. Obs: também não concordo com 4x3.

E @Rin, há um tempo eu fiz uma pesquisa, não me lembro exatamente os números e nem vou conferir novamente nesse momento, pelo pouco que me lembro, na realidade o Brasil e demais países da América Latina, tem carga horária MÉDIA maior do que EUA e Europa em geral, principalmente na França. Alguns países extremamente desenvolvidos, chegam a ter carga horária média de 30 horas demais para o setor do comércio. Se quiser depois você pode conferir isso.

Desculpem aí se houver erros, digitei na pressa.

more_horiz
Jony escreveu:
Muitas empresas em vários países e inclusive o Brasil testaram a diminuição da carga horária e como resultado tiveram aumento na produção...

Empresas de tecnologia, onde o funcionário monta a própria agenda, e que empregam mão de obra qualificada e escassa. Como um vendedor, um operário ou um estoquista seria mais produtivo trabalhando menos?  

...pois o funcionário bem descansado e sem estresse, trabalha com mais afinco, se sente importante (isso é crucial para o ser humano) e tenta dar mais valor a empresa. 

Se um operário ou um estoquista começa a trabalhar com menos afinco a empresa demite ele por baixo desempenho. No caso de um vendedor isso nem é uma possibilidade, se ele vender menos ele recebe menos.

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
Jony escreveu:
Muitas empresas em vários países e inclusive o Brasil testaram a diminuição da carga horária e como resultado tiveram aumento na produção...

Empresas de tecnologia, onde o funcionário monta a própria agenda, e que empregam mão de obra qualificada e escassa. Como um vendedor, um operário ou um estoquista seria mais produtivo trabalhando menos?  

...pois o funcionário bem descansado e sem estresse, trabalha com mais afinco, se sente importante (isso é crucial para o ser humano) e tenta dar mais valor a empresa. 

Se um operário ou um estoquista começa a trabalhar com menos afinco a empresa demite ele por baixo desempenho. No caso de um vendedor isso nem é uma possibilidade, se ele vender menos ele recebe menos.

Quem trabalha muito em países desenvolvidos do ocidente são estrangeiros e muitos até trabalham menos do trabalhariam em seus países nativos.

Médio significa todas as profissões, top 10 países com menores médias são extremamente desenvolvidos, inclusive Suécia, Dinamarca e Suíça, aqui citadas. A carga horária máxima é incluindo horas extras. Até no setor do comércio trabalha muito menos lá fora, sei por pesquisas e conhecer gente de lá.

Esses serviços de operário/estoquista/etc são mais produtivos trabalhando menos, porque morcegam menos, são mais eficientes no tempo de trabalho estando plenamente descansados, fazem o serviço com mais agilidade e eficiência, simplesmente qualidade>>>quantidade. Até o vendedor tem uma melhora nas vendas, por estar em melhor estado de humor e transmitir isso para os clientes.

Seu último parágrafo sinceramente não deve ser levado a sério.

more_horiz

more_horiz
Não entendi o que o início da sua resposta tem a ver com o meu texto, nem o que você queria dizer, mas mesmo em países desenvolvidos trabalhadores com baixa qualificação trabalham muito, isso não é uma exclusividade do Brasil. Quanto menos qualificada é a mão de obra, menor costuma ser a produtividade.

Um operário ou estoquista que fique "morcegando" é demitido, as empresas tem algo chamado meta, quem não bate as metas é demitido. Um vendedor que não trabalha 1 dia perde dezenas de vendas potenciais, mesmo imaginando que magicamente a habilidade de venda dele vai melhorar, quantas dezenas de vendas a mais ele não vai ter que fazer para cobrir os dias em que não trabalhou. Para não mencionar que normalmente são poucas vendas, mas volumosas, que garantem o mês, não a quantidade total de vendas, e o vendedor não tem como saber quando essas vendas vão ocorrer.

Você acabou de responder meu último parágrafo, suponho que você queria dizer "última frase".

Bem, vendedores recebem comissões pelas vendas, normalmente são essas comissões que garantem um pagamento decente no final do mês. Então se um vendedor vende menos, ele recebe menos.

more_horiz
Jony escreveu:
E @Rin, há um tempo eu fiz uma pesquisa, não me lembro exatamente os números e nem vou conferir novamente nesse momento, pelo pouco que me lembro, na realidade o Brasil e demais países da América Latina, tem carga horária MÉDIA maior do que EUA e Europa em geral, principalmente na França. Alguns países extremamente desenvolvidos, chegam a ter carga horária média de 30 horas demais para o setor do comércio. Se quiser depois você pode conferir isso.

Carga horária MÉDIA, não carga horária MÁXIMA. Em países desenvolvidos, onde há AUMENTO da produtividade, realmente, a tendência é o trabalhador produzir mais, com menos esforço e, portanto, trabalhar menos e ganhar mais. Em boa parte desses países, os salários acompanham e até SUPERAM a inflação.

O salário do brasileiro não sobe, ELE DESCE. Não é que o aumento salarial sobe pouco comparado à inflação, o salário acompanha NEGATIVAMENTE a inflação. A inflação vai pra cima, o nosso salário vai pra BAIXO.

https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/em-30-anos-salario-do-servidor-publico-cresce-23-setor-privado-cai-4

Você inverteu efeito e causalidade: os países desenvolvidos não são desenvolvidos porque seus cidadãos trabalham pouco, seus cidadãos trabalham pouco PORQUE ELES SÃO DESENVOLVIDOS. Você acha que temos produtividade o suficiente para reduzir a mão de obra coercitivamente? O Brasil se tornou a Suíça desde quando?

Aliás, esses países com baixas CHs médias não diminuíram suas CHs médias através de uma lei coercitiva, a CH diminuiu naturalmente mediante as leis do mercado, tanto que, como eu falei, as CHs máximas desses países costumam ser maiores que a brasileira. A CH não é baixa porque o Estado artificialmente decidiu torná-la baixa, ela é baixa porque a produtividade cresceu e isso foi alcançado espontaneamente.

more_horiz
Gabriel escreveu:

nessa eu concordo com o nando, certamente devem estar aprovando alguma coisa na calada da noite enquanto o povo se mata por isso, se passar a economia fica mais na mão do estado, se não passar eles deve passar outra coisa com a cortina de fumaça, no fim os políticos ganham de qualquer jeito.

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
Não entendi o que o início da sua resposta tem a ver com o meu texto, nem o que você queria dizer, mas mesmo em países desenvolvidos trabalhadores com baixa qualificação trabalham muito, isso não é uma exclusividade do Brasil. Quanto menos qualificada é a mão de obra, menor costuma ser a produtividade.

Um operário ou estoquista que fique "morcegando" é demitido, as empresas tem algo chamado meta, quem não bate as metas é demitido. Um vendedor que não trabalha 1 dia perde dezenas de vendas potenciais, mesmo imaginando que magicamente a habilidade de venda dele vai melhorar, quantas dezenas de vendas a mais ele não vai ter que fazer para cobrir os dias em que não trabalhou. Para não mencionar que normalmente são poucas vendas, mas volumosas, que garantem o mês, não a quantidade total de vendas, e o vendedor não tem como saber quando essas vendas vão ocorrer.

Você acabou de responder meu último parágrafo, suponho que você queria dizer "última frase".

Bem, vendedores recebem comissões pelas vendas, normalmente são essas comissões que garantem um pagamento decente no final do mês. Então se um vendedor vende menos, ele recebe menos.

O que eu disse é por experiência, dados e estatísticas.

Empresa não pode simplesmente demitir o funcionário por baixo desempenho, pois a maioria dos funcionários tem baixo desempenho no Brasil. Há provas empíricas de que isso é atrelado ao cansaço mental. Fora que baixo desempenho não é motivo suficiente para justa causa. Empresa que fica rodando funcionário assim após a experiência quebra após sugestivas demissões. Além de que gerentes ganham pontos com grandes empresas por manter funcionários muito tempo, próprios gerentes as vezes simplesmente fazem vista grossa. Não há muitos bons funcionários no mercado, não nesse escala.

Vendedor precisa de bom humor para trabalhar e transmitir bons sinais corporais e tom de voz com o cliente. Bom estado mental, para ter inteligência em usar as palavras certas para conseguir a venda (muitas vezes ludibriando). Isso no final faz ele vender mais, com menos. Fora que, com diminuição da escala, ele vai vender do mesmo jeito, pois pessoas com mais tempo livre compram mais e não haveria tanta super lotação nos sábados, principalmente nos shoppings, seria distribuido de forma uniforme.

As empresas estão com dificuldade de contratar e as pessoas no Brasil tem pedido muitas demissões, imagina o porquê?

@Rin

Aí é você brigando com estatísticas e principalmente: boca do povo, que por vezes valem mais do que as estatísticas em si. Não só estatísticas, como fatos na lei.

Sem horas extras, carga horária máxima permitida na Suécia são 40 horas semanais, na França 35. Isso em aproxidamente todos os países desenvolvidos da Europa, em todos os setores.

Não importa o total permitido COM HORAS EXTRAS e sim a média.

As pessoas viajam mais, saem mais de casa e visitam mais restaurantes lá., avinha o porquê?

Eu já falei sobre vários pontos aqui. Pessoas com mais tempo livre gastam mais. Até mais vagas de emprego se abrem, pois por causa dessa carga horária do Brasil, funcionários fazem várias funções e patrões que geralmente são incompetentes, não vêem necessidade de contratar mais, mesmo quando precisam. Qualidade do serviço entregue>>>>quantidade.

more_horiz
"Primeiro o fim da escala 6x1. Após uns anos, o fim da escala 5x2. Que tal acabar com o pior dia da semana, segunda ? Em seguida, terça-feira." Vi um atendente rindo e comentado isso. O problema seria então na base ?

more_horiz
Monday is the new friday, três dias com quatro horinhas de almoço tá ótimo.

more_horiz
Vamos colocar o 4x3, proibir o 6x1. esses empresários amendobobos já exploraram o proletariado por muito tempo, o que poderia dar errado ?

more_horiz
Jony escreveu:
Aí é você brigando com estatísticas e principalmente: boca do povo, que por vezes valem mais do que as estatísticas em si. Não só estatísticas, como fatos na lei.

Sem horas extras, carga horária máxima permitida na Suécia são 40 horas semanais, na França 35. Isso em aproxidamente todos os países desenvolvidos da Europa, em todos os setores.

Não importa o total permitido COM HORAS EXTRAS e sim a média.

As pessoas viajam mais, saem mais de casa e visitam mais restaurantes lá., avinha o porquê?

Eu vou repetir porque você parece que, ou não entendeu nada do que eu disse, ou preferiu simplesmente ignorar para continuar na ignorância.

Países desenvolvidos, RICOS e que possuem ALTA PRODUTIVIDADE podem reduzir suas cargas horárias, e isso acontece espontaneamente. Países POBRES, cuja produtividade DIMINUI e cujos salários DIMINUEM, não podem reduzir suas cargas horárias.

Veja o gráfico da carga horária semanal dos países desenvolvidos que você tanto gosta de citar. Mesmo padrão: eles diminuíram sua CH conforme iam aumentando sua produtividade (PIB per capita), mas quando eles ainda estavam em desenvolvimento, a CH era maior.

A favor ou contra o fim da escala 6x1 ? - Página 2 Annual-working-hours-per-worker-desktop

Logicamente, se há maior produtividade, o trabalhador pode ganhar mais em menos tempo. No Brasil é um país POBRE, onde não há aumento de produtividade, e sim retrocesso de produtividade (conforme já fundamentado no meu post anterior). E mesmo assim, vale ressaltar, até nos países desenvolvidos, as médias de trabalho por semana não são tão menores assim, principalmente para trabalhadores de baixa qualificação (como poderá ser visto nas imagens abaixo).

Então MESMO que você estivesse certo (e NÃO ESTÁ) no argumento de que a maior parte dos países europeus limitam a carga horária como proposto, você continuaria errado.

Outra coisa, as suas "estatísticas" também são tendenciosas. Você pegou dois países restritos, vamos oferecer uma estatística melhor.

Eu pedi para o ChatGPT compilar o Top 20 IDH, mostrando sua média de CH e, depois, o máximo permitido pela legislação local.

A favor ou contra o fim da escala 6x1 ? - Página 2 RtDF6jY
A favor ou contra o fim da escala 6x1 ? - Página 2 IRYVs1z

Desses países, que são os mais desenvolvidos do mundo, 13/20 possuem um limite máximo MAIOR do que o Brasil. Ou seja, a maior parte dos países mais ricos do mundo não ousa restringir as cargas horárias abaixo de 44h, com a maior parte deles estando até acima disso, mas você acha que o Brasil pode se dar a esse luxo?

more_horiz
Limite máximo é com horas extras. E você, incluiu países asiáticos na sua pesquisa, esses que sequer são desenvolvidos de verdade, pois o poder de compra de sua população não é tão alto, índice de felicidade baixo, difícil acesso a boa moradia e trabalham até a morte (sim, literalmente).

Todos os demais pontos que eu citei, você ignorou totalmente, então não venha com essa falsa ética.

Com fim dessa escala em dia, mais vagas de emprego precisarão ser geradas, mais dinheiro entrando na economia. Pessoas com mais tempo livre e mais gente trabalhando: mais dinheiro entrando na economia.

Eu já li um livro onde um bom gestor, apenas com gentileza e alimentando o ego dos funcionários, conseguiu quase dobrar a produção. O mesmo também ocorrerá, quando as pessoas trabalharem tendo sua importância reconhecida e devido descanso.

Esse tópico se tornou um repeteco, de qualquer forma eu mudo de opinião se a outra pessoa realmente estiver certa. Tente novamente.

@ShinobinoKami

A propósito, só mais uma coisa, visto que gosta de citar vendedores. Eu te garanto que a maioria deles adoraria mais uma folga na semana, mesmo que fique mais difícil bater as metas (e não vai).

more_horiz
Edit:

@Rin

Nesse gráfico de degradação da CH, você levou em conta os avanços da tecnologia, que a era do capitalismo estava começando, bem como, os inúmeros protestos armados desses países para diminuição da CH? E que ficaram ainda mais desenvolvidos desde então?

Edit 2

Só mais uma coisa, mesmo que a carga horária máxima permitida com horas extras possa ser maior que do Brasil, ainda assim não é assim que a maioria das pessoas de comércio trabalham lá, pois o sistema de pagamento predominante é por hora. Como eu disse baseado nos dados e pessoas que conheço nesses países (EUA, França, Alemanha, Portugal, Espanha) em geral mesmo cargos mais baixos, são duas folgas na semana, entre 8 e 6 horas diárias.

more_horiz
Jony escreveu:
O que eu disse é por experiência, dados e estatísticas.

O que? A parte da produtividade dos trabalhadores de baixa qualificação aumentar quantos eles trabalham menos? Não existe nenhum dado ou estatística sobre isso, mas eu fui procurar pesquisas sobre o tema:

Empresa não pode simplesmente demitir o funcionário por baixo desempenho, pois a maioria dos funcionários tem baixo desempenho no Brasil. 

Claro que podem, não só pode como fazem o tempo inteiro. Não sei de onde você tirou essa informação, mas mesmo que fosse verdadeira, as empresas não se baseiam em alguma idéia subjetiva de produtividade, elas estabelecem metas, os funcionários que não cumprem as metas são demitidos. 

Fora que baixo desempenho não é motivo suficiente para justa causa. 

Mesmo que não fosse (eu não sei se é, mas acho que é sim), baixo rendimento é a causa mais comum de demissões no Brasil:

O baixo desempenho do profissional na empresa é a principal causa de demissões no Brasil, segundo pesquisa da Robert Half. De acordo com o levantamento, 34% dos 100 diretores de recursos humanos entrevistados acreditam que o desempenho ruim é o fator decisivo na hora da demissão.
Fonte: https://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/10/baixo-desempenho-e-o-principal-motivo-de-demissoes-diz-pesquisa.html

Vendedor precisa de bom humor para trabalhar e transmitir bons sinais corporais e tom de voz com o cliente. Bom estado mental, para ter inteligência em usar as palavras certas para conseguir a venda (muitas vezes ludibriando). Isso no final faz ele vender mais, com menos. 

Vendedor precisa de bom humor para trabalhar e transmitir bons sinais corporais e tom de voz com o cliente. Bom estado mental, para ter inteligência em usar as palavras certas para conseguir a venda (muitas vezes ludibriando). Isso no final faz ele vender mais, com menos. 

O que é irrelevante porque a quantidade de pessoas que ele pode atender diariamente continua a mesma. Ele teria que, na fração de um dia de trabalho, cobrir as perdas de um dia inteiro de trabalho.

Fora que, com diminuição da escala, ele vai vender do mesmo jeito, pois pessoas com mais tempo livre compram mais e não haveria tanta super lotação nos sábados, principalmente nos shoppings, seria distribuido de forma uniforme.

O que você está falando não faz sentido. A escala 6x1 é exatamente as pessoas trabalharem no Sábado, como o fim dela acabaria com a super lotação nos Sábados? Se a sua lógica se aplicasse, haveriam mais pessoas indo comprar nos sábados. 

No mais, sua lógica não se aplica pois o salário das pessoas continuaria o mesmo, nem pessoas que trabalham 4x3 e recebem salários melhores saem semanalmente na Sexta, Sábado e Domingo, o limite é financeiro, não de tempo. As pessoas que trabalham na escala 6x1 continuam saindo nos Domingos, elas não são "fora" da economia.

As empresas estão com dificuldade de contratar e as pessoas no Brasil tem pedido muitas demissões, imagina o porquê?

As vagas ociosas no Brasil são vagas que exigem mão de obra qualificada, a taxa de desemprego no Brasil é de quase 10% exatamente por causa de pessoas com baixa qualificação (90% com Ensino Médio incompleto) que são as que precisam desse tipo de vaga que não exige educação formal ou experiência.

Seu pensamento também parece está desconectado da realidade. Você acha que as pessoas que aplicam para esses tipos de vagas, que são pessoas sem qualificação e sem experiência, ficam escolhendo onde vão trabalhar? 

A propósito, só mais uma coisa, visto que gosta de citar vendedores. Eu te garanto que a maioria deles adoraria mais uma folga na semana, mesmo que fique mais difícil bater as metas (e não vai).

Folgas são remuneradas @Jony. Ninguém perde dinheiro quando está de folga. Mesmo assim, todas as pessoas que trabalham como vendedoras no meu circulo social trabalham quando estão de folga. Talvez na sua visão de mundo o tempo livre seja mais valioso do que o dinheiro, mas no da maioria das pessoas que eu conheço não é. 

Com fim dessa escala em dia, mais vagas de emprego precisarão ser geradas, mais dinheiro entrando na economia. 

@Jony digamos que você está certo. Eu sou o dono do supermercado Casa do Leitão, acordo e vejo lá que acabou a escala 6x1, agora tem que ser 5x2. Eu faço as contas e vejo vou ter que aumentar minha equipe de 12 funcionários para 15 para compensar as horas perdidas. 

Me diga meu rapaz, por que eu não vou reduzir o salário dos meus 12 funcionários para pagar o dos 3 funcionários novos? Ou não vou subir o preço dos produtos para compensar as novas despesas? 

Agora, eu preciso de explicar o impacto que qualquer uma das duas medidas vai ter na economia? 

Mas eu sou apenas um reles dono de supermercado de bairro. Imagine uma rede de hipermercados com 50 mil funcionários, que percebe que vai ter que aumentar a equipe para 60 mil.

more_horiz
Poha, vou ter que fazer um textão e trazer fontes pra responder isso aqui.

Trabalho (felizmente 5x2), faço curso, academia e no meu tempo livre no momento vou gastar com outra coisa.

Sexta vou te responder devidamente.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos