Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

A favor ou contra o fim da escala 6x1 ?

+14
PedroLand
Narutoloco2000
MaioneseExcitada
Comando Delta
SirLongevo
Barba Branca
Gabriel
ShinobinoKami
pererecacomquiabo
Rin
Joe
Morghul
Jony
Comando Omega
18 participantes

descriptionA favor ou contra o fim da escala 6x1 ? - Página 3 EmptyRe: A favor ou contra o fim da escala 6x1 ?

more_horiz
Jony escreveu:
O que eu disse é por experiência, dados e estatísticas.

O que? A parte da produtividade dos trabalhadores de baixa qualificação aumentar quantos eles trabalham menos? Não existe nenhum dado ou estatística sobre isso, mas eu fui procurar pesquisas sobre o tema:

Empresa não pode simplesmente demitir o funcionário por baixo desempenho, pois a maioria dos funcionários tem baixo desempenho no Brasil. 

Claro que podem, não só pode como fazem o tempo inteiro. Não sei de onde você tirou essa informação, mas mesmo que fosse verdadeira, as empresas não se baseiam em alguma idéia subjetiva de produtividade, elas estabelecem metas, os funcionários que não cumprem as metas são demitidos. 

Fora que baixo desempenho não é motivo suficiente para justa causa. 

Mesmo que não fosse (eu não sei se é, mas acho que é sim), baixo rendimento é a causa mais comum de demissões no Brasil:

O baixo desempenho do profissional na empresa é a principal causa de demissões no Brasil, segundo pesquisa da Robert Half. De acordo com o levantamento, 34% dos 100 diretores de recursos humanos entrevistados acreditam que o desempenho ruim é o fator decisivo na hora da demissão.
Fonte: https://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/10/baixo-desempenho-e-o-principal-motivo-de-demissoes-diz-pesquisa.html

Vendedor precisa de bom humor para trabalhar e transmitir bons sinais corporais e tom de voz com o cliente. Bom estado mental, para ter inteligência em usar as palavras certas para conseguir a venda (muitas vezes ludibriando). Isso no final faz ele vender mais, com menos. 

Vendedor precisa de bom humor para trabalhar e transmitir bons sinais corporais e tom de voz com o cliente. Bom estado mental, para ter inteligência em usar as palavras certas para conseguir a venda (muitas vezes ludibriando). Isso no final faz ele vender mais, com menos. 

O que é irrelevante porque a quantidade de pessoas que ele pode atender diariamente continua a mesma. Ele teria que, na fração de um dia de trabalho, cobrir as perdas de um dia inteiro de trabalho.

Fora que, com diminuição da escala, ele vai vender do mesmo jeito, pois pessoas com mais tempo livre compram mais e não haveria tanta super lotação nos sábados, principalmente nos shoppings, seria distribuido de forma uniforme.

O que você está falando não faz sentido. A escala 6x1 é exatamente as pessoas trabalharem no Sábado, como o fim dela acabaria com a super lotação nos Sábados? Se a sua lógica se aplicasse, haveriam mais pessoas indo comprar nos sábados. 

No mais, sua lógica não se aplica pois o salário das pessoas continuaria o mesmo, nem pessoas que trabalham 4x3 e recebem salários melhores saem semanalmente na Sexta, Sábado e Domingo, o limite é financeiro, não de tempo. As pessoas que trabalham na escala 6x1 continuam saindo nos Domingos, elas não são "fora" da economia.

As empresas estão com dificuldade de contratar e as pessoas no Brasil tem pedido muitas demissões, imagina o porquê?

As vagas ociosas no Brasil são vagas que exigem mão de obra qualificada, a taxa de desemprego no Brasil é de quase 10% exatamente por causa de pessoas com baixa qualificação (90% com Ensino Médio incompleto) que são as que precisam desse tipo de vaga que não exige educação formal ou experiência.

Seu pensamento também parece está desconectado da realidade. Você acha que as pessoas que aplicam para esses tipos de vagas, que são pessoas sem qualificação e sem experiência, ficam escolhendo onde vão trabalhar? 

A propósito, só mais uma coisa, visto que gosta de citar vendedores. Eu te garanto que a maioria deles adoraria mais uma folga na semana, mesmo que fique mais difícil bater as metas (e não vai).

Folgas são remuneradas @Jony. Ninguém perde dinheiro quando está de folga. Mesmo assim, todas as pessoas que trabalham como vendedoras no meu circulo social trabalham quando estão de folga. Talvez na sua visão de mundo o tempo livre seja mais valioso do que o dinheiro, mas no da maioria das pessoas que eu conheço não é. 

Com fim dessa escala em dia, mais vagas de emprego precisarão ser geradas, mais dinheiro entrando na economia. 

@Jony digamos que você está certo. Eu sou o dono do supermercado Casa do Leitão, acordo e vejo lá que acabou a escala 6x1, agora tem que ser 5x2. Eu faço as contas e vejo vou ter que aumentar minha equipe de 12 funcionários para 15 para compensar as horas perdidas. 

Me diga meu rapaz, por que eu não vou reduzir o salário dos meus 12 funcionários para pagar o dos 3 funcionários novos? Ou não vou subir o preço dos produtos para compensar as novas despesas? 

Agora, eu preciso de explicar o impacto que qualquer uma das duas medidas vai ter na economia? 

Mas eu sou apenas um reles dono de supermercado de bairro. Imagine uma rede de hipermercados com 50 mil funcionários, que percebe que vai ter que aumentar a equipe para 60 mil.

descriptionA favor ou contra o fim da escala 6x1 ? - Página 3 EmptyRe: A favor ou contra o fim da escala 6x1 ?

more_horiz
Poha, vou ter que fazer um textão e trazer fontes pra responder isso aqui.

Trabalho (felizmente 5x2), faço curso, academia e no meu tempo livre no momento vou gastar com outra coisa.

Sexta vou te responder devidamente.

more_horiz
Jony escreveu:
Poha, vou ter que fazer um textão e trazer fontes pra responder isso aqui.

Trabalho (felizmente 5x2), faço curso, academia e no meu tempo livre no momento vou gastar com outra coisa.

Sexta vou te responder devidamente.

eu trabalhando escala 5x2, fazendo curso, academia, faculdade, tendo que jogar rpg do fórum, escrever obras literárias e ainda manter a punheta em dia:

A favor ou contra o fim da escala 6x1 ? - Página 3 Dhpdqhy-afe4f6b9-4dc5-4edf-a46f-5404d6d18f3b.png?token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJzdWIiOiJ1cm46YXBwOjdlMGQxODg5ODIyNjQzNzNhNWYwZDQxNWVhMGQyNmUwIiwiaXNzIjoidXJuOmFwcDo3ZTBkMTg4OTgyMjY0MzczYTVmMGQ0MTVlYTBkMjZlMCIsIm9iaiI6W1t7InBhdGgiOiJcL2ZcLzFjNTlhZmVjLTI2YjQtNGJkYS05NTUxLWNjNzczYzM4NGFiNVwvZGhwZHFoeS1hZmU0ZjZiOS00ZGM1LTRlZGYtYTQ2Zi01NDA0ZDZkMThmM2IucG5nIn1dXSwiYXVkIjpbInVybjpzZXJ2aWNlOmZpbGUuZG93bmxvYWQiXX0

amanhã de tardinha vai ter tópicos novos

more_horiz
Sou a favor da escala 0x7

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
Jony escreveu:
O que eu disse é por experiência, dados e estatísticas.

O que? A parte da produtividade dos trabalhadores de baixa qualificação aumentar quantos eles trabalham menos? Não existe nenhum dado ou estatística sobre isso, mas eu fui procurar pesquisas sobre o tema:

Basta pesquisar por empresas que testaram semana reduzida. 90% tiveram aumento na produção e não voltaram na escala 6x1. E também usar lógica, LER COM ATENÇÃO OS PONTOS QUE EU CITEI e, ter experiência na área. Aumento de produtivo de 4 horas a mais dando um único de de folga a mais, é porcentagem, o trabalhador descansado e disposto rende mais, a lógica se constatou real. Microsoft do Japão registrou 40% de aumento na produtividade.

https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/cada-us-1-investido-no-tratamento-contra-depressao-gera-us-4-em-saude-e-capacidade-de-trabalho-cjbp7ku399gcvmpbnttipqgwn/

https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2024/07/31/resultado-teste-semana-4-dias-de-trabalho-brasil.ghtml
https://www.infomoney.com.br/carreira/semana-de-4-dias-uteis-eleva-produtividade-em-40-na-microsoft-japao/ Olha só, no Japão isso, onde pessoas podem trabalhar até 12 horas por dia e é comum trabalhadores morrerem de cansaço no metrô

https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/pesquisa-inglesa-mostra-que-reducao-da-jornada-de-trabalho-nao-afeta-produtividade/

Não achei mais o link, mas lembro que a OMS também divulgou que menor carga horária além dê aumentar produtiva, reduz erros operacionais (isso aumenta consideravelmente os custos) e melhora o convívio no ambiente de trabalho.

Claro que podem, não só pode como fazem o tempo inteiro. Não sei de onde você tirou essa informação, mas mesmo que fosse verdadeira, as empresas não se baseiam em alguma idéia subjetiva de produtividade, elas estabelecem metas, os funcionários que não cumprem as metas são demitidos. 

Mesmo que não fosse (eu não sei se é, mas acho que é sim), baixo rendimento é a causa mais comum de demissões no Brasil:

O baixo desempenho do profissional na empresa é a principal causa de demissões no Brasil, segundo pesquisa da Robert Half. De acordo com o levantamento, 34% dos 100 diretores de recursos humanos entrevistados acreditam que o desempenho ruim é o fator decisivo na hora da demissão.
Fonte: https://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/10/baixo-desempenho-e-o-principal-motivo-de-demissoes-diz-pesquisa.html

Esse seu comentário, além de falta de empatia e quem sabe até mau caratismo: o funcionário não está dando o sangue pela empresa, ganhando um salário que nem dá pra sobreviver sozinho, dedicando 8 horas + horas de transporte e preparo, então vou demitir.

Essa mãe solteira deixa o filho de 7 anos em casa sozinho, acorda as 6 e saí de casa as 7 da manhã para pegar ônibus e chegar no serviço as 9, para sair as 18 e chegar em casa as 20 da noite (em cidade grande, como RJ e SP isso é super comum), ela está com dificuldade para trabalhar direito no caixa, mas mesmo que precise muito do emprego, o certo é demitir?

Em seu livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie mostrou uma forma mais eficiente de resolver a situação: simplesmente tendo paciência, reconhecendo outras qualidades, dando elogios a funcionária e fazendo boas sugestões, sem colocar muita pressão. Eu fui uma criança atrasada em aprender a amarrar o cadarço, só consegui com 10 anos, minha mãe não tinha paciência, me xingava e dava porrada por não aprender isso. Minha tia professora que sabia lidar com crianças resolveu essa situação, me ensinou facilmente a amarrar em menos de 10 minutos. Mesma coisa meu avô, que me ensinou matemática facilmente e fez eu pegar gosto pela matéria. Esses dois tinham algo em comum: paciência, carinho e empatia. Adultos continuam como crianças nessa situação e aprendem com mais facilidade assim do que com alguém chato impaciente colocando muita pressão.

E claro, essa escala também afasta milhões de crianças dos pais e mães, o que é uma necessidade cientificamente empiricamente super fundamental nessa idade.

Não estou dizendo que você é mau caráter, mas repense se é justo esse seu tipo de pensamento.

Suas estatísticas são 34% e os outros 66%?

Posso te garantir que esses 34% são funcionários tóxicos, ou realmente PÉSSIMOS, ou que forçam demissão para ganhar mais dinheiro de demissão sem justa causa.

Se você realmente soubesse como é o mercado de trabalho, saberia que na verdade, as empresas estão com MUITA dificuldade para contratar. Há vários empresários reclamando disso, muitas empresas trabalham sem conseguir completar o quadro de horários. Supermercados então, te garanto que 95% das vezes são os funcionários que pedem para sair, antes mesmo do término da experiência. Não é nada incomum, exemplos como meu, onde a pessoa trabalhou um único dia e caiu fora. É um rodízio de funcionário onde quem mais se prejudica é a empresa, por ter que pagar rescisões, não ter funcionários capacitados suficiente por todos os meses ter que treinar novatos.

Vendedores, esses sim eu posso concordar que são muito demitidos, porém te pergunto, você faz compras em lojas físicas com constância? Direto eu vejo vendedores incapacitados, que não sabem vender, que não tem boa dicção, que não sabem todas as especificações de produtos eletrônicos, isso quando não te atendem com uma cara carrancuda e mal vontade. E ainda assim, maioria das vezes não são demitidos, as empresas demitem funcionários péssimos, não funcionários ruins.

Bons gestores antes de demitir pensam em formas de aprimorar o funcionário, acredito que não há tantos bons gestores no Brasil.

O que é irrelevante porque a quantidade de pessoas que ele pode atender diariamente continua a mesma. Ele teria que, na fração de um dia de trabalho, cobrir as perdas de um dia inteiro de trabalho.

Meu amigo a cidade que você é alguma com ao menos 300 mil habitantes?

Outro ponto que essa escala prejudicial é o inferno que se tornou o horário de rush. As vezes eu demoro quase 1 hora e meia para sair da Cristiano Machado no horário de pico, mas em horários mais tranquilos faço o mesmo trajeto em 20 minutos ou menos. Isso porque, por causa dessa escala, quase todas as pessoas trabalham nos mesmos dias e no mesmo horário. Essas mesmas pessoas são as que fazem as compras e lotam shoppings aos sábados.

As pessoas terão mais tempo livre para escolher outros dias para comprar. A demanda de clientes será a mesma, não é um dia perdido. O dia subtraído, terá como consequência mais compras nos outros dias.

Obviamente envolve muitas variáveis para você querer declarar que ÚNICO E SOMENTE, um dia de folga vai afetar drasticamente o comércio.

O que você está falando não faz sentido. A escala 6x1 é exatamente as pessoas trabalharem no Sábado, como o fim dela acabaria com a super lotação nos Sábados? Se a sua lógica se aplicasse, haveriam mais pessoas indo comprar nos sábados. 

No mais, sua lógica não se aplica pois o salário das pessoas continuaria o mesmo, nem pessoas que trabalham 4x3 e recebem salários melhores saem semanalmente na Sexta, Sábado e Domingo, o limite é financeiro, não de tempo. As pessoas que trabalham na escala 6x1 continuam saindo nos Domingos, elas não são "fora" da economia.

Porque muitas pessoas que trabalham sábado na verdade trabalham meio período e enchem os shoppings a tarde e a noite. Quando é o sábado inteiro, vão a noite.

É claro que isso é só uma parcela dos clientes. O sábado vai continuar sendo o dia mais lotado, mas um pouco reduzido.

A proposta foi 4x3, mas foi usada como meio de negociação para barganhar o objetivo: a 5x2. É pechincha. Hiper resumidamente no ramo dos negócios uma estratégia é pedir, algumas vezes de forma exagerada, se alguém te vende algo a 500, diga que pagaria 300, até chegarem a um acordo em que você pague 400. Conhecendo o congresso, por isso o Rick pediu a 4x3, a PEC vai passar por muitas alterações.

Provavelmente nem vai ser 5x2 corrido. Só duas folgas na semana de qualquer maneira, não precisando ser elas em sequência.

As vagas ociosas no Brasil são vagas que exigem mão de obra qualificada, a taxa de desemprego no Brasil é de quase 10% exatamente por causa de pessoas com baixa qualificação (90% com Ensino Médio incompleto) que são as que precisam desse tipo de vaga que não exige educação formal ou experiência.

Seu pensamento também parece está desconectado da realidade. Você acha que as pessoas que aplicam para esses tipos de vagas, que são pessoas sem qualificação e sem experiência, ficam escolhendo onde vão trabalhar? 

Eu já tive um colega que nem tem ensino médio completo e trabalha em uma empresa que exige ensino médio completo.

Eu posso estar errado, não estou afim de pesquisar agora, mas me lembro que há muita demanda para pessoas que tenham curso técnico e há falta de trabalhadores no mercado.

As empresas estão tendo que aceitar trabalhadores que nem preenchem os requisitos.

Folgas são remuneradas @Jony. Ninguém perde dinheiro quando está de folga. Mesmo assim, todas as pessoas que trabalham como vendedoras no meu circulo social trabalham quando estão de folga. Talvez na sua visão de mundo o tempo livre seja mais valioso do que o dinheiro, mas no da maioria das pessoas que eu conheço não é. 

Eu acho que você está mentindo..

Mesmo que não, parou pra pensar nas pessoas que fazem faculdade ou cursos, ou praticam alguma arte marcial e ainda assim trabalham pesado na 6x1?

Na época que eu fazia eletrotécnica, os alunos iam mortos, alguns com olheiras visíveis pro curso.

Agora eu curso marcenaria, 3 vezes na semana. Olha que eu trabalho 5x2 e as vezes 4x3, 3x4. Meu curso são dias sequênciais e nos mesmos dias que eu trabalho, de segunda a quarta-feira eu tenho dormido 6 horas por dia e tem atrapalhado meu raciocínio pela manhã..

Imagina quem é 6x1 e ainda faz faculdade que é de segunda a sexta.

Deixa eu te contar uma coisa: 30% dos trabalhadores brasileiros tem Burnout e isso é a segunda maior causa de afastamento..

@Jony digamos que você está certo. Eu sou o dono do supermercado Casa do Leitão, acordo e vejo lá que acabou a escala 6x1, agora tem que ser 5x2. Eu faço as contas e vejo vou ter que aumentar minha equipe de 12 funcionários para 15 para compensar as horas perdidas. 

Me diga meu rapaz, por que eu não vou reduzir o salário dos meus 12 funcionários para pagar o dos 3 funcionários novos? Ou não vou subir o preço dos produtos para compensar as novas despesas? 

Agora, eu preciso de explicar o impacto que qualquer uma das duas medidas vai ter na economia? 

Mas eu sou apenas um reles dono de supermercado de bairro. Imagine uma rede de hipermercados com 50 mil funcionários, que percebe que vai ter que aumentar a equipe para 60 mil.

Como eu disse: supermercados já estão trabalhando com quadro de funcionários reduzidos. São 12 funcionários, de uma folga da semana para cada um de cada turno, te garanto que um só ao menos não faz tanta falta assim por um único dia. E principalmente: eles terão mais tempo de descanso e vão trabalhar melhor. Domingo trabalhe só com metade da equipe.

Obviamente não são todas as empresas que o horário de funcionamento é o mesmo. Algumas não abrem nos domingos, algumas só ficam abertas de 9 as 18.

Sim, algumas que funcionam de 7 as 22 de segunda a domingo que são farmácias e alguns supermercados, irão precisar realmente contratar mais, mas não serão tantas. E como não são todas as empresas que tem esse horário de funcionamento, a economizar não vai quebrar por isso, os preços não irão aumentar tanto por algo insignificância. Mas pense que pessoas de outras empresa, compram na sua: um outro empregador paga salário para mais três ciclanos: são três salários que entraram na economia, pois eles compram coisas. Aumento de atividade econômica e lucro.

Última edição por Jony em Dom 17 Nov - 15:25, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : CORREÇÕES)

more_horiz
Esquece Jony... Eles tem pensamentos elitistas... Acha que contratar força de trabalho é ser altruísta e fazer boa ação... E dar condições minimamente humanas pros trabalhadores é quebrar o país.

Pensaram que o país ia quebrar ao proclamar a república
Pensaram que o país ia quebrar ao conceder salário mínimo
Pensaram que o país ia quebrar ao conceder 13°
Pensaram que o país ia quebrar ao conceder férias...

E vivem nessa fantasia de meritocracia... Aposto que nunca pisaram nas favelas das próprias cidades e acham que sabem como o Brasil funciona... Seriam iguais ao Witzel que passou por um morro metralhando de um helicóptero.

more_horiz
Narutoloco2000 escreveu:
Esquece Jony... Eles tem pensamentos elitistas... Acha que contratar força de trabalho é ser altruísta e fazer boa ação... E dar condições minimamente humanas pros trabalhadores é quebrar o país.

E vivem nessa fantasia de meritocracia... Aposto que nunca pisaram nas favelas das próprias cidades e acham que sabem como o Brasil funciona... Seriam iguais ao Witzel que passou por um morro metralhando de um helicóptero.

e quebrou mesmo, nunca mais voltamos aos tempos áureos de ser o 2º país mais influente do mundo

more_horiz
Nem na época, Pedro I e Pedro II viviam tretando direto

more_horiz
Jony escreveu:
Basta pesquisar por empresas que testaram semana reduzida. 90% tiveram aumento na produção e não voltaram na escala 6x1. E também usar lógica, LER COM ATENÇÃO OS PONTOS QUE EU CITEI e, ter experiência na área. Aumento de produtivo de 4 horas a mais dando um único de de folga a mais, é porcentagem, o trabalhador descansado e disposto rende mais, a lógica se constatou real. Microsoft do Japão registrou 40% de aumento na produtividade.

Para responder a minha afirmação sobre o fato de que não a dados e estatisticas sobre a relação entre produditividade e horas trabalhadas entre trabalhadores de baixa qualificação, você trouxe uma noticia sobre... a Microsoft? 

Esse seu comentário, além de falta de empatia e quem sabe até mau caratismo: o funcionário não está dando o sangue pela empresa, ganhando um salário que nem dá pra sobreviver sozinho, dedicando 8 horas + horas de transporte e preparo, então vou demitir.

Cara, eu realmente não entendi sua colocação aqui. Eu expliquei que empresas demitem funcionários com base no desempenho, inclusive com frequência. O que sua resposta tem a ver com isso? 

Eu estou realmente confuso, inclusive. Você está insinuando que eu que eu não tenho empatia e estou sendo mau caracter por apontar esse fato, como se fosse minha culpa dos patrões fazerem isso. Ou está afirmando que é falta de empatia e mau caratismo fazer isso? Sendo esse o caso, qual a importância em relação ao fato, isso não é um debate moral. 

Essa mãe solteira deixa o filho de 7 anos em casa sozinho, acorda as 6 e saí de casa as 7 da manhã para pegar ônibus e chegar no serviço as 9, para sair as 18 e chegar em casa as 20 da noite (em cidade grande, como RJ e SP isso é super comum), ela está com dificuldade para trabalhar direito no caixa, mas mesmo que precise muito do emprego, o certo é demitir?

Por que você acha que o RH levaria o que é moralmente corretou ou não fazer na hora de decidir se um funcionário deve ser demitido ou não?  Você parece acreditar que instituições, como empresas, são geridas como relações pessoais.

Não estou dizendo que você é mau caráter, mas repense se é justo esse seu tipo de pensamento.

O meu pensamento não controla a realidade Jony. 

Os chefes não demitem funcionários improdutivos, independe das circunstâncias pessoais deles, porque eu quero. É assim que são as coisas, eu apenas estou expondo um fato. 

Se você realmente soubesse como é o mercado de trabalho, saberia que na verdade, as empresas estão com MUITA dificuldade para contratar.

Cara, mesmo considerando essa informação que você está passando como verdadeira, que diferença isso faz contra o fato de que os empregadores controlam a produtividade dos empregados com base nas metas e eles demitem quem não bate as metas? 

Eu não estou te falando de uma possibilidade, ou de uma hipotese, de que talvez funcione assim, não, é um fato. Um emprego que não bate a meta com constância é demitido, se isso está gerando um problema para os empregadores como você diz que está, então eles têm um problema, mas o sistema continua exatamente o mesmo. 

Vendedores, esses sim eu posso concordar que são muito demitidos (...)  E ainda assim, maioria das vezes não são demitidos...

:?:

Bons gestores antes de demitir pensam em formas de aprimorar o funcionário, acredito que não há tantos bons gestores no Brasil.

Você está contradizendo todo o resto do seu texto sobre os empregadores não estarem demitindo aqui. 

Meu amigo a cidade que você mora é alguma com ao menos 300 mil habitantes?

Sim.

Outro ponto que essa escala prejudicial é o inferno que se tornou o horário de rush. As vezes eu demoro quase 1 hora e meia para sair da Cristiano Machado no horário de pico, mas em horários mais tranquilos faço o mesmo trajeto em 20 minutos ou menos. Isso porque, por causa dessa escala, quase todas as pessoas trabalham nos mesmos dias e no mesmo horário. 

Não há relação entre jornada de trabalho e escala de trabalho. As lojas continuaram abrindo e fechando no mesmo horário independente da escala.  

Essas mesmas pessoas são as que fazem as compras e lotam shoppings aos sábados.

Jony a escala 6x1 é exatamente trabalhar aos sábados...

As pessoas terão mais tempo livre para escolher outros dias para comprar. A demanda de clientes será a mesma, não é um dia perdido. O dia subtraído, terá como consequência mais compras nos outros dias.

Eu suponho que você queria dizer que a demanda vai aumentar, porém você parece está ignorando que as pessoas que não vão está trabalhando são exatamente... as pessoas que estariam vendendo. 

Você não está entendendo que a sua afirmação não faz sentido? 

Obviamente envolve muitas variáveis para você querer declarar que ÚNICO E SOMENTE, um dia de folga vai afetar drasticamente o comércio.

Se o que você está falando é sobre afetar o horário, provavelmente não vai. Vai afetar o comércio na medida em que vai encarecer a mão de obra.

Porque muitas pessoas que trabalham sábado na verdade trabalham meio período e enchem os shoppings a tarde e a noite. Quando é o sábado inteiro, vão a noite.

Quem trabalha meio período no Sábado não trabalha em escala 6x1. E sua lógica está fazendo ainda menos sendo agora, quem trabalha o sábado inteiro sai sábado à noite, e quem não, não sai, sai sábado de manhã? 

A proposta foi 4x3, mas foi usada como meio de negociação para barganhar o objetivo: a 5x2. É pechincha. Hiper resumidamente no ramo dos negócios uma estratégia é pedir, algumas vezes de forma exagerada, se alguém te vende algo a 500, diga que pagaria 300, até chegarem a um acordo em que você pague 400. Conhecendo o congresso, por isso o Rick pediu a 4x3, a PEC vai passar por muitas alterações. Provavelmente nem vai ser 5x2 corrido. Só duas folgas na semana de qualquer maneira, não precisando ser elas em sequência.

O que isso tem a ver com a minha afirmação, cara? 

Vamos voltar, eu afirmei que as pessoas que tem um dia de folga não começariam a sair Sexta, Sábado e Domingo se tivessem um ou dois dias de folga a mais pois quem já tem esses dias de folga extras já não faz isso. 

Eu já tive um colega que nem tem ensino médio completo e trabalha em uma empresa que exige ensino médio completo.

Bem, ou seu colega cometeu falsidade ideológica, ou a empresa não exige ensino médio completo.

Eu posso estar errado, não estou afim de pesquisar agora, mas me lembro que há muita demanda para pessoas que tenham curso técnico e há falta de trabalhadores no mercado.

Trabalhadores com curso técnico são mão de obra qualificada. 

As empresas estão tendo que aceitar trabalhadores que nem preenchem os requisitos.

Sim, tenho certeza que seu amigo sem Ensino Médio vai conseguir uma vaga para Médico ou Engenheiro sem ter um diploma, é só um papel afinal de contas. 

É inacreditavel que você acha que o problema da falta de mão de obra qualificada do Brasil será resolvido, ou não é um problema, porque empresas contratam, ou contratarão, pessoas sem qualificação. Não vai acontecer o contrário e essas pessoas vão ficar ainda mais sem vagas de emprego. 

Eu acho que você está mentindo..

Sobre?

Mesmo que não, parou pra pensar nas pessoas que fazem faculdade ou cursos, ou praticam alguma arte marcial e ainda assim trabalham pesado na 6x1?

O que isso tem a ver com a minha afirmação sobre o fato de que muitas pessoas que trabalham com vendas continuarem trabalhando nas folgas? 

Deixa eu te contar uma coisa: 30% dos trabalhadores brasileiros tem Burnout e isso é a segunda maior causa de afastamento..

Estou confuso, você está insinuando que as pessoas que eu conheço, que trabalham como vendedoras em tempo integral, vão sofrer burnout? Ou o pessoal que trabalha e estuda ou faz alguma arte marcial?

Como eu disse: supermercados já estão trabalhando com quadro de funcionários reduzidos. São 12 funcionários, de uma folga da semana para cada um de cada turno, te garanto que um só ao menos não faz tanta falta assim por um único dia. E principalmente: eles terão mais tempo de descanso e vão trabalhar melhor. Domingo trabalhe só com metade da equipe.

Obviamente não são todas as empresas que o horário de funcionamento é o mesmo. Algumas não abrem nos domingos, algumas só ficam abertas de 9 as 18.

Sim, algumas que funcionam de 7 as 22 de segunda a domingo que são farmácias e alguns supermercados, irão precisar realmente contratar mais, mas não serão tantas. E como não são todas as empresas que tem esse horário de funcionamento, a economizar não vai quebrar por isso, os preços não irão aumentar tanto por algo insignificância. 

Cara, você não está falando coisa com coisa, você parece não entender a parte mais lógica e básica da administração de um negócio, não sei, parece que você acha que empresário paga seus funcionários por algum tipo de boa vontade e eles o retribuem trabalhando por amor. 

O que a lei propõem é a redução da carga horário do trabalhador de 44 para 36 horas (32 na verdade, mas vamos ignorar o erro matemático), são 8 horas a menos de trabalho, não importa se são na segunda, na quarta, no sábado, se antes eles trabalhavam de 7 às 22, se vão trabalhar metade do Domingo, não importa, o que importa é que eles vão trabalhar 8 horas a menos, por que eu, empresário, vou continuar pagando o mesmo por 8 a menos de trabalho? Por que eu vou continuar pagando pelas 8 horas que não existem mais?

"Mas eles vão trabalhar melhor", e daí? Dentro da sua própria lógica isso não importa. Já existem metas de trabalho, que segundo você os empregados já não batem e isso não importa a ponto deles serem demitidos, por que eu pagaria a mais se eles começassem a batê-las? Eu vou subir as metas para eles continuarem não batendo?  

Nem nesse seu mundo mágico onde de alguma forma meu estoquista vai em 8 horas estocar mais rápido do que em 16, faz qualquer sentido eu manter o salário das 16 horas.

Mas pense que pessoas de outras empresa, compram na sua: um outro empregador paga salário para mais três ciclanos: são três salários que entraram na economia, pois eles compram coisas. Aumento de atividade econômica e lucro.

Você só está ignorando o fato de que o outro empregador não caga dinheiro. O dinheiro que ele arrumou para pagar os salários dos três ciclanos tem que vim de algum lugar.

Narutoloco2000 escreveu:

O bizarro é saber que esse é o pensamento médio do brasileiro e consequentemente por trás dessa proposta. É exatamente por contratar um emprego não ser um ato autruísta que a idéia é ruim. 

Anham, eu tenho certeza que você mora na favela Narutoloco2000. kk

more_horiz
Que afirmação sobre dados cara? Eu trouxe várias fontes e citações e ainda usei de lógica extremamente básica sobre o funcionário render mais, trabalhando menos. Vou usar matemática pra ver se você entende:

Joãozinho trabalha 6x1 em supermercado, 8 horas com uma pausa de almoço longe de casa, então fica confinado no estoque da empresa deitado no horário de almoço, sem muito conforto, então são 9 horas de tempo útil do seu dia perdidos dentro do trabalho + 1 hora de arrumando pra ir trabalhar+ 2 horas de condução totalizadas = 12 horas de tempo perdidos pro causa do trabalho em 5 dias na semana. Aos sábados trabalha só 4 horas + duas horas de condução + 1 hora se preparando para ir. Total 67 horas da semana de tempo perdido por causa do trabalho. Considerando sono de 7:30 por dia (nem vou considerar 8), são 120 horas de tempo livre perdidas. Ou seja, ele tem 48 horas da semana livre. Isso que estou considerando que Joãozinho não faz tarefas doméstica e nem faz curso, nisso daria pra reduzir pra umas 20 horas livre.

Acha que Joãozinho não está cansado? Você acha que Joãozinho não vai ser mais lento no serviço?

Se Joãozinho repõe 100 mercadorias em 6 dias, com mais qualidade ele conseguiria repor 125 mercadorias em 5 dias. 6 X 100 = 600. 5 vs 125 = 625.

Agora depois que eu desenhei você consegue entender?

Vou desenhar mais: enquanto você não está olhando, o repositor simplesmente repõe mais devagar as caixas de leite ou o que quer que seja. Fica viajando. Demora pra arrumar isso ou aquilo, alguns segundos ou instantes a mais para fazer X coisa.

Caralho, várias e várias vezes que eu faço minhas compras tem um preço faltando aqui, outro faltando acolar. Aí eu pergunto o funcionário o preço e ele fecha a cara.

Continua redundante e errado se pensa que empresas todas as vezes demitem funcionários ruins. Não é assim que funciona, eu expliquei aqui. Ela sequer tem como monitorar o funcionário a todos os momentos. Há muitos custos em demitir um funcionário: você perde o que ele poderia entregar por alguns dias, vai pagar recisão, vai perder tempo tendo que contratar outro, vai ter mais gastos pra contratar outro. Tenho parentes com empresas cara, o que meu tio reclama de funcionário mas não pode demitir porque está difícil contratar não está escrito.

Eu disse que realmente vendedores são mais demitidos, ignore o MUITO, mas ainda assim as empresas mantém vendedores que não são tão bons, além dos motivos citados, porque esses são os únicos com obrigatoriedade de bater metas com números estabelecidos. Eles são mais remunerados, alguns vendedores tiram 4 mil por mês, maioria tira um pouco mais de dois salários aqui em BH (depende da empresa). Elas tem que bater metas, mas não todos os meses. Uma prima minha ficou 6 meses sem bater meta e mesmo assim não foi demitida, ela que pediu demissão.

Não é fácil achar um bom vendedor,  a maioria é mediano. Muitos hoje em dia não tem boa educação, tem estilo e falatório de Zé droguinha, não sabem todas as especificações dos produtos, não tem total educação e as vezes ficam de cara fechada. Empresas se contentam com isso.

Vá no Reclame Aqui de algumas empresas, experimenta. Até clientes reclamam de funcionários direto pro gerente e nada acontece. Reclamam até de gerência e nada acontece.

Quando não é vendedor, funcionários só são demitidos quando são ruins, se estabelecer uma nota, de 0 a 10, funcionários demitidos são nota 3. A maioria é nota entre 3 e 6.

Já li algo que o trabalhador no EUA é 4 vezes mais produtivo. Embora eu ache isso impossível e não confio, mas certamente o funcionário americano é mais produtivo, pois: é mais bem recompensado e tem descanso maior que no Brasil.

Próprio Henry Ford empregava seus funcionários na escala 5x2, 40 horas semanais.

Eu não estou insinuando que você conhece vão sofrer bornout, eu quis dizer que muitas pessoas sofrem bornout e é a segunda maior causa de afastamento:
https://jornal.usp.br/radio-usp/sindrome-de-burnout-acomete-30-dos-trabalhadores-brasileiros/

Eu usei de argumentos emotivos (mas que há neles razão) porque você citou que empresas demitem, como se concordasse com isso, com essa sensação que deu a entender. "A escala 6x1 não tem que acabar e foda-se se o funcionário não está dando o sangue pela empresa e é um fudido, demitem ele".

Outro coisa, no ramo empresarial, a verdade é que quem mais é promovido não é o melhor funcionário: é o que mais sabe vender seu peixe podre, ser predador, puxar saco das pessoas com cargos mais altos de maneira sutil e etc. Não é o cara que fez os melhores projetos, não é o funcionário mais dedicado, as vezes nem é o que tem mais conhecimento as normas e sistema da empresa.

Sobre a situação da sua empresa:

Um funcionário a menos por turno em cada empresa não vai quebrar a economia. Empresas que tem carga horária reduzida mantém os funcionários por mais tempo, há exemplos que você pode pesquisar na internet. Não vai encarecer a mão de obra, talvez seja o contrário: você vai pagar menos no vale transporte. O funcionário vai render mais. Trabalho não é uma economia 100% exata, não é sequer como um jogador a menos em uma equipe de futebol.

Outro ponto que eu posso te citar: não são todas as profissões e muito menos todas as empresas que tem alta demanda, onde o funcionário fica em operação o tempo inteiro. Quantas vezes já não entrou em uma loja e viu os funcionários parados conversando? Algumas empresas estão aceitando funcionário ficar até mexendo no celular cara. Vá visitar um shopping um dia menos movimentado pra você ver. E ainda assim te garanto: eles não são demitidos facilmente.

Outro ponto: quem disse que você vai conseguir fechar o quadro de funcionários? Se for um supermercado, te garanto que não. Se for uma indústria de trabalho pesado, te garanto que não. Se for uma grande obra que precisa de serventes, te garanto que não (uma tia minha trabalha de analista social, disse que os serventes não ficam muito tempo, a empresa tem dificuldade em contratar e olha que a escala deles é 5x2 e o salário é maior), tudo isso resulta em atrasos e também encare os custos. Se for uma loja de roupas com muita demanda, te garanto que não.

Muitas empresas por livre e espontânea vontade, por simplesmente força maior, estão tendo que reduzir a CH para manter os funcionários por mais tempo e estão conseguindo, só assim. Você pode pesquisar isso no Google: dificuldade de supermercados em contratar. Pelo menos em metrópoles e no Sul.

Por fim:

Vamos voltar, eu afirmei que as pessoas que tem um dia de folga não começariam a sair Sexta, Sábado e Domingo se tivessem um ou dois dias de folga a mais pois quem já tem esses dias de folga extras já não faz isso.

Desculpe, não entendi muito bem.

O que eu quero dizer é que as pessoas também irão folgar nas segundas, nas terças, quartas e quintas. Na França por exemplo, a folga a mais é na segunda (o que no comércio não muda em quase porrada nenhuma, já que segunda é geralmente um dia de baixo movimento mesmo), sendo as folgas então domingo e segunda geralmente.

E são grupos e grupos, porcentagens e porcentagens de pessoas terão folgas em algum desses dias da semana. É essa porcentagem de pessoas que além de deixar pra comprar tudo final de semana, comprariam em algum dia da semana no seu dia de folga. Vendedores não gostam de segundas feiras.

more_horiz
Narutoloco2000 escreveu:
Nem na época, Pedro I e Pedro II viviam tretando direto

Mas pelo menos ganhavam as tretas e passavam moral

more_horiz
Sou totalmente a favor, mas precisa ser bem regulamentado e discutido. E não acho que seja justo abaixar a carga horária para 36 horários (No max abaixar para 40) e também acho que o 4x3 não funcionaria. Tem q ser o 5x2.

Uma coisa bem conversada, com talvez uma flexibilização maior em jornadas curtas de trabalho (De 1 ou 2 dias) e pronto, todo mundo iria sair ganhando.

more_horiz
6x1= Desumano
4x3= Vagabundagem
5x2= Ideal

more_horiz
Sou a favor da escala 6x1, trabalhar 1 dia e folgar 6.

more_horiz
O povo aqui não gosta do capitalismo? Pensei que fosse defender o patrão.

more_horiz
TyeYona escreveu:

uma coisa é capitalismo, outra é bom senso

more_horiz
Comando Omega escreveu:
TyeYona escreveu:

uma coisa é capitalismo, outra é bom senso

Tem louco para tudo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos