Embora o Gaara ainda fosse um Genin na patente, as suas habilidades já eram o suficiente para colocá-lo no nível de um Jounin, o que é reforçado por várias fontes, incluindo o mangá e até os guias oficiais.
No capítulo 58 do mangá, a Anko e outros ninjas da Folha até comentam sobre isso. Os Três Irmãos da Areia já estavam muito acima do nível de um Genin comum, especialmente o Gaara, que havia passado pela Floresta da Morte sem sofrer um único arranhão, um feito que um dos ninjas que estava assistindo a gravação comenta que aquele era um feito impossível para ele ou qualquer outro Chuunin.
É claro que o detalhe sobre o Gaara ter passado pela Floresta da Morte sem um único arranhão se deve ao Escudo de Areia, ainda assim, não nega o fato de que os ninjas da Folha já consideravam que ele não estava no nível de um Genin. Uma informação que o Primeiro Databook também fez questão de mencionar, inclusive adicionando que o poder oculto do Gaara era a arma suprema para o plano “Esmagamento da Folha”:
Além disso, o Primeiro Fanbook apresenta o “nível de perigo” dos inimigos da Folha em uma escala de 1 até 5 pontos. O Gaara possui 4 pontos, que é a mesma pontuação dada ao Baki e ao Zabuza, que eram ninjas de nível Jounin. Inclusive, esse mesmo guia também diz especificamente que o Gaara era poderoso o suficiente para representar um desafio até para um Jounin experiente e que o Baki, sendo o Jounin mais poderoso da Areia, era essencialmente o único capaz de controlá-lo na vila deles (com a exceção óbvia do Kazekage). Ademais, um Gaara muito mais jovem e sem controle sobre as suas habilidades foi capaz de matar o tio dele, Yashamaru, que era um Chuunin (que sofreu
retcon para ser o braço-direito do Kazekage e membro da Anbu na Parte 2, mas podemos ignorar).
Já no que diz respeito ao Naruto, há um contexto. O Gaara admitiu que só estava brincando com o Naruto, evitando matá-lo apenas para vê-lo abandonar seus companheiros:
Por causa disso, o Naruto conseguiu criar aquela estratégia do “Mil Anos de Morte” improvisado com um Papel Bomba e atingiu o ponto mais fraco do Gaara. É só depois disso que o Gaara percebe que subestimou o Naruto e decide lutar a sério, mas aí já era tarde demais, pois o Naruto começa a atacá-lo enquanto ele ainda está se recuperando dos danos, forçando-o a se transformar por completo. Do contrário, o Gaara teria simplesmente utilizado Fuuton para empurrar todos os clones pra longe, tal como já havia feito momentos antes.
Então Naruto está prestes a ser derrotado pelo Gaara, mas utiliza o chakra do Nove Caudas para invocar o Gamabunta, como é possível notar pelos olhos vermelhos e pupila de raposa, além da menção sobre ele ter utilizado todo o seu chakra para os clones na página anterior:
Basicamente, o Shukaku não foi derrotado por um mero Genin, mas sim pelo Naruto usando o chakra da Kyuubi para invocar o Gamabunta, que o Jiraiya já havia dado a entender que era alguém tão poderoso que nem ele, sendo um dos
Sannin Lendários, era capaz de controlar.
Enfim, agora com relação ao Asuma, ele era um dos melhores Jounin da Folha, sendo capaz de derrotar vários ninjas do Som que o Shikamaru comentou que eram de nível Chuunin ou mais alto, além do Primeiro Databook mencionar que o verdadeiro poder dele era próximo do Kakashi, então ele não é pouca coisa. Inclusive, suas habilidades são muito parecidas com as do Baki, que era capaz de lidar com o Gaara (sem a transformação).
Eu acredito que o Asuma, assim como outros Jounin renomados, era tão ou até mais rápido do que o Sasuke da fase final dos Exames Chuunin, então é possível imaginar que a velocidade da areia do Gaara poderia ser superada pela velocidade do Asuma sem grandes problemas. O ponto é que o Gaara transformado também era muito rápido.
No primeiro estágio da sua transformação, o Gaara era rápido o suficiente para surpreender o Sasuke (que estava sem o Sharingan), mas não o bastante para encaixar um golpe. Eu acredito que o Asuma seria capaz de se esquivar, assim como o Sasuke.
No segundo estágio da sua transformação, o Gaara torna-se ainda mais rápido, tão rápido que o Sasuke admite que só era capaz de se esquivar das investidas dele por causa da previsão de movimentos do Sharingan e provavelmente estaria morto sem aqueles olhos.
A partir daqui, a sobrevivência do Asuma já pode ser colocada em cheque. Ao contrário do Sasuke, ele não possui o Sharingan para prever os movimentos do Gaara. Além disso, sabemos que Katon é inútil contra a areia:
O Sasuke possuía o Chidori (técnica de Rank-A, nível Kinjutsu) mais o Sharingan (Kekkei Genkai) para combater o Gaara, além da Marca da Maldição, ele era um ninja de nível Chuunin “com esteróides”, por assim dizer. No caso do Asuma, eu até acho que existe uma chance para a Hien atravessar as defesas do Gaara, mas considerando que nem mesmo o Chidori (que foi aplicado 3 vezes) causou um dano relevante o suficiente para encerrar o combate, é bem improvável que o Gaara fosse derrotado.
Do mais, o Gaara provavelmente torna-se ainda mais forte e mais rápido na próxima fase da transformação, então as chances de vitória do Asuma vão apenas reduzir de acordo com a progressão da batalha. Eu nem acho que o Gaara seria forçado a usar a sua verdadeira forma, mas se chegasse a tal ponto, aí sim que o Sarutobi não teria a menor chance de vitória.