Yahagi, um editor muito influente na Jump e um dos editores originais do Kishimoto, que deu ideias fundamentais para o sucesso do mangá, afirmou considerar os fãs ocidentais "burros" e que falta capacidade de leitura aos fãs estrangeiros, que apenas sabem olhar para as imagens e comparou a capacidade de interpretação dos fans ocidentais a de crianças pequenas.

https://vocesabianime.com/ex-editor-de-naruto-diz-que-falta-compreensao-de-leitura-a-fas-estrangeiros/

“NARUTO” é mais fácil de entender por causa da ação e outros aspectos, em vez do drama. Eu tenho filhos, e quando mostro para eles, o que eles menos entendem é o drama.

Por exemplo, se a imagem tem uma boa perspectiva ou se o céu está claramente visível, eles dizem: “Eu gosto disso.” Portanto, trata-se de saber se é interessante à primeira vista.

Nós, que lemos mangás há muito tempo, tendemos a aprofundar o que torna um mangá interessante. Mas muitas pessoas no exterior não entendem o mangá japonês.

Eu acho que isso é provavelmente porque elas não têm o mesmo nível de letramento ou compreensão de leitura. Então, no final, "NARUTO" não exige esse tipo de compreensão de leitura profunda.

Estou começando a compartilhar a mesma opinião desse editor. Sasuke, aparentemente, é um personagem muito complicado para alguns fãs por ser sempre um personagem que sempre reprimiu sentimentos por causa dos traumas.

Literalmente, existem leitores que acham que Sasuke ficaria com a Karin, apesar dele sempre ter recusado as aproximações dela por pura falta de interesse ou nojo.

Spoiler :

Em vez da Sakura, que Kishimoto desenvolveu ao longo de toda a Parte 1 e do arco final da Guerra e que ele literalmente prometeu voltar após o final de sua viagem:

Spoiler :

Spoiler :

Spoiler :

Ou, pior ainda, temos alguns fans de Naruto dizendo que a Sarada é filha da Karin. Apesar do Kishimoto, do material oficial, de Sasuke, Sakura e da própria Karin afirmarem que Sarada é filha da Sakura.

Spoiler :

Concordam com Yahagi que o leitor ocidental regular de Naruto são analfabetos ou existe algum problema mais complexo com o fandom de Naruto especialmente quando se trata da Sakura?