O primeiro parágrafo é mentira, invenção, headcanon.
O meu primeiro parágrafo não está perfeito, mas eu reconheço que posso ajustá-lo para:
”O Tobirama é apenas mais um exemplo de personagem mal-desenvolvido pelo Kishimoto. Ele só é o ‘segundo melhor’ nas técnicas que ele próprio criou porque elas não eram referidas como originais dele até antes deste retcon.”Eu acho que está bem claro para todos que o Kishimoto claramente não planejou que qualquer uma dessas técnicas fosse uma criação do
Tobirama, o que torna-se apenas uma mudança no curso da história realizada de última hora.
Antes de Tobirama ser dito como criador do Kage Bunshin, Hiraishin e Edo Tensei, esse crédito não tinha sido dado a mais ninguém, ou seja, não é um retcon, e sim um pensamento seu que não tem qualquer embasamento.
Eu concordo que a criação do
Kage Bunshin não havia sido atribuída a ninguém antes de ser atribuída ao
Tobirama, mas tampouco havia sido atribuída a ele. Inclusive, até o capítulo onde a informação é apresentada, não havia absolutamente nenhum indício de que a técnica havia sido uma criação dele. Era até mais fácil associá-la ao Primeiro Hokage, já que as instruções para o seu uso se encontravam em seu pergaminho.
Em relação ao
Hiraishin, eu discordo. Essa técnica, assim como o Rasengan e o Shiki Fuujin, são referidas como "técnicas originais" do Quarto Hokage. A seção do Minato no Databook 2 deixa isso bem claro:
Inclusive, o Databook 3 segue nesta mesma ideia, dizendo que o Minato possuía talento para criar muitas técnicas. Que “muitas técnicas” seriam essas? Depois do
retcon, a única invenção do Minato foi o Rasengan, mas até aquele ponto da história, quase todas as técnicas que ele mostrou eram exclusivas dele.
Se os textos originais em japonês passam uma outra interpretação, sinto muito, mas eu não tenho o que fazer.
Já com relação ao
Edo Tensei, é a mesma coisa que mencionei sobre o
Kage Bunshin.
Tobirama também não é o segundo melhor usuário de suas técnicas, inclusive é a impressão de qualquer um leu o mangá, de que ele as dominou no seu ápice.
"Contra-ataques usando Doppelgangers das Sombras para devolver ataques inimigos através do Jutsu Raijin Voador, coordenando com Minato, que é habilidoso na técnica, aproveitando seu status como um ser reanimado para lançar ataques autodestrutivos... suas estratégias fazem uso máximo das técnicas que ele criou."
https://naruto-official.com/en/news/01_1694
Eu acho que ninguém disse que o
Tobirama é ruim no uso das técnicas que ele criou, pelo contrário, eu acho que quem recebe a medalha de prata sempre está mais feliz do que aqueles que sequer sobem ao pódio. O ponto do tópico é que ele apenas não é o melhor usuário delas. Inclusive, no próprio texto que você postou, há uma afirmação explícita de que o Minato era mais habilidoso no
Hiraishin, enquanto o mangá também deixa bem claro que o Kabuto e o Orochimaru eram melhores no uso do
Edo Tensei.
O fato é que posteriormente, as gerações que vieram a seguir fizeram melhorias nos jutsu em si, mas isso não reduz a habilidade do Nidaime em empregar suas técnicas de acordo com o seu estilo.
Mas este não é ponto.
Afinal, seguindo sua lógica, Minato é o terceiro melhor usuário Rasengan, pois Jiraiya e Naruto possuem variações e melhorias as quais o Yondaime nunca demonstrou.
Exatamente! Por qual motivo eu deveria considerar que o Minato é melhor no uso do Rasengan do que o Naruto sendo que este último alcançou um feito que o primeiro jamais conseguiu?
A Força Kinkaku já tinha invadido o país do fogo, logo, alguém precisaria deter essa ameaça, mesmo que fosse apenas para enfraquecer o esquadrão, para que não fosse uma ameaça a força militar de Konoha, e evitar destruição na vila em si. Essa é uma de várias desculpas que o Kishimoto poderia dar para justificar a necessidade do Tobirama não ter fugido com seus subordinados.
Eu sei que podemos criar este tipo de
headcannon para “tampar os buracos” da obra. O ponto é que para superar uma mera hipótese precisa estar na obra. No capítulo da morte do
Tobirama, o leitor sabe que ninguém naquele grupo possuía uma habilidade como o
Hiraishin, então a ideia de alguém se sacrificar para salvar a vida dos outros pode ser comprada com facilidade. Mas e quando sabemos que essa habilidade poderia ter sido útil para livrá-los daquela situação? Só resta o
headcannon.
Adiante, desde o primeiro uso do Edo Tensei, é deixado claro que Orochimaru não criou a técnica.
Primeiro pois o próprio Tobirama comenta que é impressionante o Orochimaru conseguir usá-la. Segundo, Hiruzen a conhecia e o Anbu descreve perfeitamente a técnica, indicando que ele a conhecia também.
Sim, mas ninguém mencionou que o Orochimaru havia sido o criador da técnica. O ponto é que, em nenhum momento é mencionado que o
Tobirama criou a técnica. Na Quarta Guerra, qualquer um compra a ideia de que o Hokage era o criador, mas e nesta cena aí? Por qual motivo o Kishimoto escondeu essa informação? A resposta simples é que ele não havia planejado que o
Tobirama era usuário da técnica, muito menos seu criador, do contrário, no mínimo, existiria uma menção dos personagens falando sobre isso. Era o momento perfeito, mas não o fizeram.
Por fim, nunca foi dito que era uma exclusivamente do Tobirama usar Ninjutsu elemental em larga escala sem uma fonte pré-existente, e sim que isso era algo exclusivo de personagens de nível Kage. Algo que não se alterou ao longo da obra.
É, isso eu tenho que concordar em partes. De qualquer forma, o ponto forte dele era Suiton, única característica que se manteve inalterada até o final da história.
Tudo isso, inclusive as diferenças em nossas opiniões, é apenas mais uma prova sobre como o Kishimoto não foi tão bom em desenvolver a sua história. E não dizendo que a obra é ruim ou qualquer coisa do tipo, é uma das minhas favoritas e é justamente por isso que eu tenho minhas críticas. Eu acredito que Naruto poderia ser ainda melhor se Kishimoto tivesse se planejado melhor. Ontem mesmo eu estava vendo sobre quão zoado é o Danzou na obra, mas enfim... o autor tinha capacidade para ajustar a história e fazer o autor comprar a ideia, mas conforme foi chegando pro fim, você quase não compra a ideia que ele quer passar e o
Tobirama na Guerra, assim como o Hashirama, são grandes provas disso. A diferença é que as alterações no Hashirama foram muito mais suaves e construídas ao longo do tempo, então você até compra a ideia, mas a do
Tobirama passa a sensação que o autor simplesmente jogou tudo de uma vez, causa sensação de estranheza