Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionUFRJ abandona o vestibular e adere ao ENEM EmptyUFRJ abandona o vestibular e adere ao ENEM

more_horiz
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu nesta quinta-feira (30) que irá oferecer 100% das vagas do vestibular 2012 pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os estudantes terão de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a vagas.
A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, com proposta do reitor Aloísio Teixeira. Participaram da reunião representantes de professores, alunos e servidores. Do total de vagas, 30% serão destinadas para alunos de escolas públicas. Mas desde que a renda per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo (R$ 545).

No vestibular 2011, a universidade ofereceu 9.060 vagas, sendo que 40% delas foram preenchidas pelo vestibular tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação e 20% também pelo SiSU, mas para candidatos optantes pelo sistema de cotas.
Segundo a universidade, desde o vestibular 2010, já consta no edital que os candidatos devem se inscrever no Enem. O mesmo ocorreu no edital de 2011.

Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/06/ufrj-decide-acabar-com-vestibular-e-adotar-enem.html

Eu particularmente acho que será um pouco mais fácil, já que o nível de dificuldade da prova de vestibular da UFRJ para o ENEM nem merece ser comentado. Porém, agora há mais chances de pessoas de outros estados conseguirem vir pra cá, atrapalhando o sonho de alguns cariocas :x

descriptionUFRJ abandona o vestibular e adere ao ENEM EmptyRe: UFRJ abandona o vestibular e adere ao ENEM

more_horiz
Sacanagem pura isso... eu ainda me pergunto pq aumentar o numero de cotas.

Na minha opinião não poderia ter feito isso, e acho que não ficou mais fácil.

descriptionUFRJ abandona o vestibular e adere ao ENEM EmptyRe: UFRJ abandona o vestibular e adere ao ENEM

more_horiz
Ficou mais fácil sim! A UFRJ apresentava 1ª fase discursiva, diferente das demais! Isso é sacanagem em parte, e é bom em parte!

Bem, vai dificultar minha entrada láh, pois haverá mais participantes, porém facilitará, pois o nível do Enem nem se compara (não desmerecendo do exame).

Mas enfim, PACIÊNCIA!

more_horiz
Agora sim os imigrantes de outros estados vão acabar de se apossar de nossa amada universidade.

Graças a deus vim de escola pública.

more_horiz
Hm', bendito seja o Sisu então né amigo. Foi tenso o esquema desse ano.
Fora que a procura lá foi absurda...
Quando a notícia foi dada, vi muitos professores se descabelando!
Bom, fui pra Uff pela prova dela mesmo e agora só resta desejar boa sorte aos novos vestibulandos! Irão precisar pra ficar aqui no Sudeste sem dor de cabeça!

more_horiz

Eu sou totalmente a favor de que todas as universidades públicas adiram ao ENEM!

O ENEM não é uma seleção cruel como os vestibulares tradicionais; os famosos PSS(processo seletivo seriado).

OBS: Enquanto a desgraça do PSDB estiver governando São Paulo, a USP, UNESP e UNICAMP ainda serão vestibulares tradicionais, injustos e crueis. Malditos Tucanos!

more_horiz
Hey, xuxu! escreveu:
Agora sim os imigrantes de outros estados vão acabar de se apossar de nossa amada universidade.
Graças a deus vim de escola pública.

Que pensamento mais retrógrado esse seu. O que tem de ruim em pessoas de outros estados irem pra Universidade do seu estado? Elas tem doenças transmissíveis automaticamente inevitáveis? Não é por nada não, mas senti uma leve pitada de preconceito nesse post.

@Topic
Também sou a favor da aderência do ENEM, que apesar de ser uma prova extensa, não é cruel e aborda conteúdos estudados no ensino médio, de fato.

:vlwflw:

Ps.: é claro que existem pontos positivos dos processos de seleção especificados (vestibulares), pois os mesmos adaptam suas provas de acordo com a filosofia e a unidade universitária como si só, cada instituição de certo modo uma 'proposta'; e o ENEM mata essa seleção específica de candidatos para a universidade que mais se adequa ao mesmo, mas por outro lado detém um ponto positivo que ao meu ver extrapola os pontos negativos da decisão (de abandonar o vestibular e adotar processos unificados): a democracia e por fim, afastar os processos seletivos de sua comercialização, com os famosos cursinhos pré-vestibular. O ENEM é indiscutivelmente um processo mais democrático e acessível em questão de conteúdos abordados, e que praticamente qualquer estudante de ensino médio que se dedique tem condições de fazer; sem especificações e conteúdos específicos ademais.

É o que penso...

more_horiz
Espero que a FUVEST não faça que nem o UFRJ e adere ao ENEM, acho particulamente uma prova BEM mais chata de se fazer, cheia de textos enormes e uma prova que faz você ficar cansado e sem saco de fazer.
Mas em relação as cotas acho nada mais justo que tenha e aumente, e eu também super apoio além das cotas sociais existir as raciais. E eu falo como uma pessoa que se formou em escola particular e é branca, por isso não falo isso só por ser favorecida por ela. :garcia:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos