The Girl With The Dragon Tattoo - A Garota com Tatuagem de Dragão (ou adaptado "Os Homens que não amavam as mulheres") é um filme inspirado na obra de Stieg Larsson. A Trilogia do autor Sueco, que antes foi adaptada por conterrâneos, agora é re-apresentada por norte-americanos. A história sofre as mudanças de elenco, direção e roteiro, como também seu marketing, sendo mais bem sucedido comparando com a primeira adaptação.
Trailler:
Legendado :
• Diretor: David Fincher (Mesmo diretor de "A Rede Social");
• Elenco: Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer, Stellan Skarsgård, Robin Wright, Goran Visnjic, Embeth Davidtz, Joely Richardson, Joel Kinnaman, Elodie Yung, Julian Sands;
• Produção: Ceán Chaffin, Scott Rudin, Søren Stærmose, Ole Søndberg;
• Roteiro: Steven Zaillian, baseado na obra de Stieg Larsson;
• Fotografia: Jeff Cronenweth;
• Trilha Sonora: Trent Reznor, Atticus Ross;
• Duração: 158 min.;
• Ano: 2011;
• País: EUA/Suécia/Reino Unido/Alemanha;
• Gênero: Suspense;
• Distribuidora: Sony Pictures;
• Estúdio: Film Rites/ Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)/Scott Rudin Productions/Columbia Pictures/Yellow Bird Films;
• Classificação: 16 anos.
• História: Mikael Blomkvist (Daniel Craig) é um jornalista econômico determinado a restaurar sua honra, depois de ser condenado na justiça por difamação. Contratado por um dos industriais mais ricos da Suécia, Henrik Vanger (Christopher Plummer) para investigar o desaparecimento de sua sobrinha Harriet (Moa Garpendal) há 36 anos. Para isso, Mikael se muda para uma ilha remota na costa gélida da Suécia (pertencente a família Vanger) sem ter ideia do que lhe aguardava. Ao mesmo tempo, Lisbeth Salander (Rooney Mara), hacker da Milton Security, é contratada para levantar a ficha e os antecedentes de Blomkvist.
Contém Spoilers :
Conforme a investigação pedida a Mikael dá início, lhe é contado por Henrik que existem muitos laços de certa forma deturpados em sua família, como também identificando a casa de cada membro da família dentro da ilha. Henrik dá permissão de vasculhar arquivos antigos, datados até antes de Harriet sumir. Harriet teria sumido no dia que um incidente acontecera na ponte que ligava a ilha com a cidade, coincidente no mesmo dia que a família Vanger se reuniu para resolver negócios. Acreditando que ela tivesse sido morta ainda na ilha e seu corpo levado dali - até então o paradeiro do corpo sendo o mistério.
Lisbeth é então descoberta por Mikael como a pessoa que levantou dados sobre ele. A jovem enfrentava diversos problemas - chegou até a ser abusada sexualmente, mantendo atitudes consideradas inconsequentes. Quando contatada, fica interessada pelo caso e a determinação de Mikael lhe chama atenção. Com a ajuda de Lisbeth, ele consegue desvendar todo o enigma que rondava a morte de Harriet.
Lisbeth é então descoberta por Mikael como a pessoa que levantou dados sobre ele. A jovem enfrentava diversos problemas - chegou até a ser abusada sexualmente, mantendo atitudes consideradas inconsequentes. Quando contatada, fica interessada pelo caso e a determinação de Mikael lhe chama atenção. Com a ajuda de Lisbeth, ele consegue desvendar todo o enigma que rondava a morte de Harriet.
Alguns fãs da série de livros dizem que esta nova adaptação seguiu mais fiel aos livros, mesmo como toda adaptação possuindo mudanças, essas que não mudaram praticamente nada de relevante, o que não é apontado na versão Sueca. A crítica encontrada não se referia à atuação, mesmo que ainda foste encontrado que Rooney Mara tenha se encaixado melhor no papel de Lisbeth. Vale citar também que a versão Sueca continuou por mais dois filmes, sequenciais da trilogia de livros, o que também é esperado para essa nova versão.
Fotos :
• Opinião pessoal: O filme me agradou bastante, principalmente por envolver uma investigação, não só isso, mas também ter pontos de drama - o que me faz querer ler a trilogia. Lisbeth é a personagem marcante do filme (tanto pela sua história como pela atuação da atriz) e são os rumos que ela toma que mais prendem a atenção (afinal, Mikael não é do tipo que toma atitudes violentas, então espera-se o ápice no fim vindo de Lisbeth). Também leva à um ambiente de paisagens muito bonitas. Mostra o poder de influência do dinheiro na resolução de crimes, como até que ponto comportamental chegariam. O mais caloroso é o fim, que nos surpreende com as revelações e rumos que os personagens tomam e irão tomar. Sem dúvidas, um dos filmes de suspense com melhor história.