No caso de São Paulo, são sim os carros os maiores responsáveis pela poluição atmosférica.
Eu penso que nosso governo deveria sim agir na área ambiental e que nós individualmente tbm devemos cooperar -mas é claro, isso de forma alguma isenta os governos de agirem. Um país desenvolvido é aquele com governo competente. Eu acho que as duas partes (cobrar do Estado e fazer nossa parte tbm- por ex, reciclando) tem que estar em mente. O negócio é sempre pesquisar e se informar.
Nós não estamos livre da responsabilidade. Supondo que uma indústria seja poluidora em demasiado, mas compramos seus produtos e não fazemos cobrança nenhuma, tbm ajudamos esse mal quase que diretamente.
E pode ser que esse aquecimento seja uma fraude. Pode ser que haja um aquecimento, mas as causas são naturais. Mas nós, seres humanos, não vamos nem devemos cruzar os braços para isso. Alguma coisa tem que ser feita. Qdo o homem queima a floresta, suponhamos que a temp do planeta não aumente; mas muitas espécies irão morrer e isso não é aceitável.
Por fim, acho que as notícias sobre o "aquecimento"(ou não é um) são mesmo exageradas. Hoje, para tudo que acontece já apontam o aquecimento global como culpado. As pessoas precisam se informar melhor para não cair em qq lorota com tom apocalítico ( a do 2012 ser o fim do mundo foi a pior de todas.Qtas vezes se falou em fim do mundo?). Água, poluição e ambiente deveriam ser o foco das atenções e não apenas as emissões de CO2(não é fácil reduzir as emissões de uma hora pra outra em países frios). Com ou sem aquecimento, se podemos melhorar e prejudicar menos, pq não fazer isso?