Maito Gai escreveu: Léo escreveu: Maito Gai escreveu: Shikamaru é GENIAL, mas não é NADA esforçado.
Naruto é BURRO PAKAS, mas é esforçado.
E Naruto >>>>>>>>>>>>>>>>> Shikamaru.
Aí um fulano me diz:
"Ah mas o Naruto tem Kyuubi e tem também o SM, é por isso"
Mas ele se ESFORÇOU para aprender coisas dessas.
Shikamaru não.
Olhe, Neji tem os dois, e é foda.
Então, isso responde sua pergunta?
Esqueceu de citar que Naruto é o protagonista clichê. Já o Shikamaru é apenas um secundário esquecido.
Então meu amigo, veremos assim:
Rock Lee e Neji.
Neji é esforçado e genial.
Rock Lee é esforçado.
E Neji >> Lee
Isso responde a pergunta do tópico?
UHhuaehuaeuhaehu
Quer comparar o protagonista com os secundários... Tenso
Quanto a Rock Lee e Neji, Lee >> Neji ou Lee = Neji.
Rock Lee:
Taijutsu 5
Força 4.5
Velocidade 4.5
Stamina 3.5 (o que eu acho, no mínimo, estranho).
Em todos esses quesitos ele é superior ou igual ao Neji; só não é superior em selos de mão, ninjutsu, genjutsu e etc (óbvio, já que ele não os usa). E em inteligência, também não fica muito atrás (3 do Neji contra 2 do Lee). Stamina eu nem tenho o que comentar, está distorcido, como um personagem com força vital tão grande tem apenas 3.5?
Vamos trazer aos fatos: Lee é mais ou tão esforçado quanto o Neji, com certeza. Por isso é que ele não fica atrás. O fato dele não usar técnicas que envolvem controle de chakra avançado (me refiro a nin e gen) o permitem melhorar muito num só ponto, tornando-o um adversário à altura do gênio do ramo secundário. Qual é mais rápido: a velocidade do quinto portão ou o Kaiten?
E se você notar mais ainda, ele ainda não tirou os pesos no shippuden, né? :XD:
Respondendo a pergunta do tópico: nenhum dos dois é mais ou menos importante, cada um tem a sua função no campo de batalha. No entanto, geralmente, a genialidade é um fator mais decisivo.